A escola

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Sobre a Educação Integral e o Programa Ensino Integral (PEI)

O que é o PEI?


O Programa Ensino Integral (PEI) contempla o desenvolvimento dos estudantes em suas diversas dimensões. Conforme já assinalado pelo Currículo Paulista, cabe a todos os profissionais de educação da rede pública paulista um olhar sistêmico sobre a formação do estudante para que este possa desenvolver competências e habilidades em todos os níveis, intelectual, fisíco, socioemocional e cultural.

Uma educação integral é aquela que forma o estudante para o exercício pleno da cidadania, sendo capaz de agir de forma autônoma, solidária e competente. Essa visão busca romper com o paradigma de que o jovem é um ser passivo diante da realidade.

Veja, no vídeo a seguir, o relato de uma estudante do PEI. Note como a estudante tem percepção das características oferecidas pelo Programa.
Vídeo Como é estudar numa escola pública – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

O Programa oferece práticas e vivências que fortalecem o protagonismo juvenil, como os Clubes Juvenis. E você, educador, que não atua em uma escola PEI, deve conhecer outros exemplos de protagonismo juvenil, como os grêmios estudantis, não é mesmo?

Outra característica do PEI diz respeito às condições diferenciadas para o trabalho dos profissionais do Quadro de Magistério que atuam no programa, como o regime de dedicação plena e integral (RDPI).

A expansão do PEI

O Programa Ensino Integral foi instituído pela Lei Complementar Nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012, e alterado pela Lei Complementar Nº 1.19, de 28 de dezembro de 2012.

A implantação do PEI iniciou no Estado de São Paulo no ano de 2012. Veja como foi a expansão do Programa.


Como você notou, uma grande expansão se deu em 2020. Essa expansão destaca a importância deste Programa estar presente nas comunidades mais vulneráveis de São Paulo, a fim de diminuir as desigualdades sociais existentes em nosso Estado.

Eixos Formativos


Os eixos formativos não são hierárquicos e nenhum é mais importante que o outro. Eles dialogam, estão inter-relacionados e se articulam com o Projeto de Vida dos estudantes.



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