Orientação
de Estudo (OE) – Prof. Melissa – 3º A –
Ensino Médio
Etapas
para o desenvolvimento do trabalho:
1)
Leiam com atenção o texto abaixo. O texto apresenta técnicas de
estudo (Síntese, Esquema, Mapa Conceitual, Resumo)
2)
Atividade: Escolha uma das técnicas e um texto (dê preferência
para algum texto estudado na sala de aula por professores de outras
disciplinas) e faça um esquema, ou resumo, ou mapa conceitual.
Sugestão
da professora Rafaela (Química) para o trabalho :
https://super.abril.com.br/ideias/castigo-do-ceu/
Castigo do céu
A chuva ácida faz cair sobre o homem a poluição que ele mesmo lança ao ar. Gotas contaminadas estão envenenando florestas, lagos, corroem monumentos e podem fazer mal à saúde
Por Da Redação
access_time 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 12 dez 2009, 22h00
3)
A atividade poderá ser feita no seu próprio caderno, assim na hora
que retornarmos poderemos compartilhar as informações.
Observação
importante: As técnicas estudadas abaixo (resumo, mapas
conceituais, esquema) deverão fazer parte do seu cotidiano, visto
que a ideia principal é ensiná-los a estudar com qualidade e com
sentido.
Texto
para estudo - Síntese
1.
Questionamentos antes da leitura:
- Você sabe o que significa a palavra síntese?
- Em algum momento você já fez uma síntese sobre algum assunto? Quando? Qual foi o objetivo?
2.
Leitura do texto “SÍNTESE”
Objetivo:
Compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária.
Texto:
Síntese
De
acordo com o dicionário da língua portuguesa, Síntese é:
Exposição genérica ou abreviada; resumo, sumário, sinopse:
síntese histórica. Uma forma de se obter a capacidade de síntese
é desenvolver habilidades de leitura e produzir bastantes textos.
Existem algumas técnicas de síntese, elas buscam facilitar o
objetivo da síntese que é condensar a informação do todo,
facilitando a aprendizagem. Esquema, resumo, quadro sinóptico são
algumas das técnicas da síntese.
1ª
Técnica - Esquema
O
esquema é uma consequência gráfica e ordenada do sublinhado. Nela
se criam laços hierarquizados entre as principais ideias que
conformam um tema. Isto é, estabelecem-se quais são as ideias
principais, as secundárias e os argumentos de apoio e se estabelece
a relação que têm entre si. Os esquemas permitem que se obtenha
uma ideia clara do conteúdo e da estrutura da informação, para
depois poder estudá-la e analisá-la com mais profundidade. Os
esquemas são de grande ajuda para organizar os tempos de estudo, bem
como para saber o que estamos estudando, o que nos falta e no que
temos que dar mais prioridade.
Para
elaborar um esquema é necessário:
1.
Fazer uma leitura de compressão e elaborar o sublinhado.
2.
Procurar as palavras e conceitos e enunciá-los em frases curtas.
3.
Ordenar o conteúdo definindo o tema central, as ideias principais e
as secundárias de forma que se possa ir decompondo a informação.
2ª
Técnica – Mapa Conceitual
Os
mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a
diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por
palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais
abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a
ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de
ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
3ª
Técnica – Resumo
Questionamentos:
Por
que resumir um texto?
Qual
a finalidade do resumo de um texto?
Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de
fato é essencial e mais importante para o leitor. Quando
reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos
esquecemos dele. Afinal, não aprendemos com um simples passar de
olhos pelas letras! Dessa forma, podemos até dizer que lemos o
texto, mas quanto a assimilar...será difícil afirmar que sim! O
fato de sintetizar um texto ou capítulos longos pode se tornar um
ótimo hábito e auxiliá-lo muito em todas as disciplinas, pois
estará atento às ideias principais e se lembrará dos pontos chaves
do conteúdo.
Por
Sabrina Vilarinho Graduada em Letras
http://www.brasilescola.com/redacao/resumo-texto.htm
Bom
trabalho! Bom estudo!
Prof.Melissa
Nenhum comentário:
Postar um comentário