TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Prof.Mônica
Aluno (a) : ____________________________________TURMA: 2ª Série A E.M
Habilidades: Relacionar conhecimentos sobre o
gênero do texto e antecipar sentidos a partir de diferentes indícios.
Estabelecer relações
lógico-discursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos.
Cuidados com a pele no
verão
Durante o
verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide
com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer
da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a proteção de lado.
Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a
saúde em risco.
Filtro solar
O verão é o
momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado
diariamente e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS)
30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição
mais longa ao sol (praia, piscina, pesca, etc.).
Em crianças,
inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um
protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros
físicos. Recomenda-se buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre
qual o melhor produto para cada caso. É preciso que crianças e jovens criem o
hábito de usar o protetor solar diariamente.
Alerta:
pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de
melanina produzida, mas não podem se esquecer da fotoproteção, pois também
estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Assim como as
pessoas de pele mais clara, precisam usar filtro solar, roupas e acessórios
apropriados diariamente.
Hábitos
diários
As
temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora.
Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do
suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que
ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.
No verão
estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes
grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e
fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do
corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.
(Adaptado de
http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/)
Questão 1 - A leitura do primeiro parágrafo do texto:
a) mostra
soluções para que evitemos as queimaduras do sol.
b) ensina como
prevenir o câncer de pele e também como usar o protetor solar na época mais
quente do ano.
c) mostra
possíveis problemas vindos da radiação solar e apresenta o que será
desenvolvido no texto como forma de prevenção.
d) aponta uma
crítica a pessoas que não se cuidam ao se exporem exageradamente ao sol no verão.
e) mostra os
principais problemas para o corpo em razão de não tomar banho de sol.
Questão 2 -
De acordo com o texto, o filtro solar:
a) pode ser
usado somente a partir da adolescência.
b) deve ser
utilizado somente com o (FPS) 30.
c) deve ser
utilizado sempre antes de ir à escola.
d) precisa ser
um hábito diário na vida de crianças e jovens.
e) pode ser
utilizado sempre, exceto nos momentos de lazer.
Questão 3 -
Leia abaixo os fragmentos retirados do texto:
I – A radiação
solar incide com mais intensidade sobre a Terra(...)
II – não
podemos deixar a proteção de lado(...)
III – O verão
é o momento de intensificar o uso de filtro solar(...)
IV – Em
crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade(...)
V – No verão
estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável(...)
Marque a
alternativa que somente traz trechos evidentes sobre o cuidado da pele em
relação ao sol, ou seja, escolha a opção somente daquelas afirmativas que
orientam ações que protegem a pele dos raios solares.
a) I, II e
III.
b) I, II, III
e IV.
c) I, e IV.
d) I, III e V.
e) II, III e
IV.
Questão 4 -
A palavra mas (4º parágrafo):
a) faz uma
conclusão.
b) serve para
somar dois fatos.
c) justifica a
omissão de um verbo.
d) introduz
uma espécie de alerta.
e) liga frases
para justificar uma finalidade.
Questão 5 -
A partir da leitura do primeiro parágrafo de “Hábitos Diários”, podemos
resumi-lo no que se refere à sua estratégia de escrita conforme está em uma das
alternativas abaixo. Marque a correta:
a) O autor faz
uma afirmação geral e depois parte para o específico.
b) O autor
traz elementos predominantemente narrativos.
c) O autor
descreve críticas sobre o mau uso do filtro solar.
d) O autor
escreve uma situação bem específica e depois parte para o geral.
e) O autor
utiliza a ironia para escrever o contrário daquilo que pensa.
Questão 6 -
A palavra apostar (último parágrafo) tem o sentido de:
a) competir.
b) confiar.
c) arriscar.
d) pôr em
risco.
e) hesitar.
Questão 7 -
Durante a leitura do texto, encontramos a palavra fotoproteção que, no
contexto, traz o sentido de:
a) fotografia
protegida.
b) proteção da
foto.
c) proteção
dos raios solares.
d) luz da
foto.
e) proteção de
máquinas fotográficas.
Questão 8 -
A partir da leitura do texto, descreva pelo menos um modo de se proteger
dos raios solares:
R:
Bom Trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário