TRABALHO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDO
Prof.Mônica
Aluno (a):
____________________________________TURMA: 6º Ano A
Objetivo: Compreender e aplicar técnicas de
estudo na rotina diária.
O Sítio do Picapau Amarelo
Em 2019, a Copas Produções Artísticas traz para o público mineiro a
montagem de um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos: “O Sítio do
Picapau Amarelo”, baseado na obra do autor brasileiro Monteiro Lobato,
considerado um dos primeiros e mais importantes autores de literatura infantil
do Brasil que é sempre lembrado pelo teor educativo de suas obras.
E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem?
Isso que vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo. Mas nenhum problema é tão
grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília.
Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação. Quando a
Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do
mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no
meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano
infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar
de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas
da TV seriam sempre osmesmos; as galinhas não botariam mais ovos; Pedrinho e
Narizinho estariam sempre na mesma série da escola; não existiria mais dia e
noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda... Um verdadeiro caos!
Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:
( ) contar a história do
escritor Monteiro Lobato.
( ) comentar o livro “O Sítio
do Picapau Amarelo”.
( ) divulgar a peça de teatro
“O Sítio do Picapau Amarelo”.
Questão 2 – Em “Isso que vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo.”, a que o
texto se refere?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 – No período “Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser
resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília.”, o termo “mas foi usado
para:
( ) definir uma
característica da boneca Emília.
( ) intensificar uma
característica da boneca Emília.
( ) complementar uma
característica da boneca Emília.
Questão 4 – Releia esta parte do texto:
“[...] o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo
todo, [...]”
Nessa parte do texto, o autor:
( ) apresenta o personagem
Tempo.
( ) faz uma comparação com o
personagem Tempo.
( ) levanta uma hipótese
sobre o personagem Tempo.
Questão 5 – No segmento “[...] ela o mantém refém [...]”, o verbo “mantém”
exprime uma ação:
( ) da boneca Emília.
( ) da Cuca.
( ) da tia Anastácia.
Questão 6 – Na frase “[...] é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e
bolar um plano infalível para salvar a todos [...]”, um verbo é um exemplo da
linguagem informal. Assinale-o:
( ) “usar”.
( ) “bolar”.
( ) “salvar”.
Questão 7 – No fragmento “[...] os programas da TV seriam sempre os mesmos
[...]”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No trecho “[...] não existiria mais dia e noite; nem um ventinho
sequer sopraria na varanda...”, as reticências indicam:
( ) uma opinião.
( ) um suspense.
( ) uma continuação.
.
BOM TRABALHO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário