sexta-feira, 3 de abril de 2020

Atividade de Orientação de Estudo


TRABALHO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDO

Prof.Mônica

Aluno (a): ____________________________________TURMA: 6º Ano A 

Objetivo: Compreender e aplicar técnicas de estudo na rotina diária.

O Sítio do Picapau Amarelo
Em 2019, a Copas Produções Artísticas traz para o público mineiro a montagem de um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos: “O Sítio do Picapau Amarelo”, baseado na obra do autor brasileiro Monteiro Lobato, considerado um dos primeiros e mais importantes autores de literatura infantil do Brasil que é sempre lembrado pelo teor educativo de suas obras.
E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem? Isso que vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo. Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília. Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação. Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre osmesmos; as galinhas não botariam mais ovos; Pedrinho e Narizinho estariam sempre na mesma série da escola; não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda... Um verdadeiro caos!

Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:
(     ) contar a história do escritor Monteiro Lobato.
(     ) comentar o livro “O Sítio do Picapau Amarelo”.
(     ) divulgar a peça de teatro “O Sítio do Picapau Amarelo”.

Questão 2 – Em “Isso que vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo.”, a que o texto se refere?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 3 – No período “Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília.”, o termo “mas foi usado para:
(     ) definir uma característica da boneca Emília.
(     ) intensificar uma característica da boneca Emília.
(     ) complementar uma característica da boneca Emília.

Questão 4 – Releia esta parte do texto:
“[...] o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, [...]”

Nessa parte do texto, o autor:
(     ) apresenta o personagem Tempo.
(     ) faz uma comparação com o personagem Tempo.
(     ) levanta uma hipótese sobre o personagem Tempo.

Questão 5 – No segmento “[...] ela o mantém refém [...]”, o verbo “mantém” exprime uma ação:
(     ) da boneca Emília.
(     ) da Cuca.
(     ) da tia Anastácia.

Questão 6 – Na frase “[...] é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos [...]”, um verbo é um exemplo da linguagem informal. Assinale-o:
(     ) “usar”.
(     ) “bolar”.
(     ) “salvar”.

Questão 7 – No fragmento “[...] os programas da TV seriam sempre os mesmos [...]”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância de:
(     ) lugar.
(     ) modo.
(     ) tempo.

Questão 8 – No trecho “[...] não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda...”, as reticências indicam:
(     ) uma opinião.
(     ) um suspense.
(     ) uma continuação.


. 
            




















BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário