Nome do professor:
Delma Nogueira dos Reis
Série: 1º ano A - FILOSOFIA
Aulas: 02 aulas de
cada turma – 2ª feira (30/03 a 03/04)
Tema: Caracterização
da Filosofia
Habilidades
trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar
movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da
reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador.
Reconhecer
a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a
expressão em processos reflexivos.
Conteúdos:
Situação de
Aprendizagem 1 – Caracterização da Filosofia: a ética e a estética
Objetos de conhecimento:
A
ética e a estética: os padrões de beleza e a experiência do prazer ou a busca
da verdade? (23 a 27/03)
1)
Conceitos:
Segundo
o site blogdoenem (2020) a sensibilidade de quem admira alguém ou um objeto é
que vai definir o que é belo ou o que é feio e a expressão artística é que vai
ser considerada como bonita, feia, boa ou ruim. Na verdade, o julgamento do que
é belo ou feio não diz respeito somente à questão do gosto de cada pessoa.
Segundo o site blogdoenem (2020, p. 1): “O certo é que todas as vezes que
observamos algo, sentimos e escutamos qualquer coisa, os nossos órgãos
sensoriais produzem informações para o nosso cérebro que rapidamente processa e
nos proporciona uma interpretação sobre o que nos cerca. Geralmente esta
interpretação pode nos levar a um sentimento de prazer, aprovação, reprovação,
nojo, beleza, feiúra, etc.”.
Veja agora uma discussão contemporânea contextualizando os
Padrões de Beleza, que mudam todo o tempo na sociedade.
2)
Atividade
proposta:
Elaborar um texto sobre o que os alunos
acham da figura acima e sobre o que eles acham que é o belo ou o que é feio e
os padrões de beleza exigidos nos dias atuais, como poderá ser visto na
discussão do site do youtube colocada a seguir:
3)
Fonte:
Objetivo:
Refletir
sobre a presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem
filosófica.
Materiais
disponibilizados:
Referências
consultadas:
Avaliação:
______________
Nenhum comentário:
Postar um comentário