quarta-feira, 1 de abril de 2020


Nome do professor: Delma Nogueira dos Reis

Série: 1º ano A - FILOSOFIA

Aulas: 02 aulas de cada turma – 2ª feira (30/03 a 03/04)

Tema: Caracterização da Filosofia

Habilidades trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador.
Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.

Conteúdos:
Situação de Aprendizagem 1 – Caracterização da Filosofia: a ética e a estética

Objetos de conhecimento:
A ética e a estética: os padrões de beleza e a experiência do prazer ou a busca da verdade? (23 a 27/03)

1)      Conceitos:
Segundo o site blogdoenem (2020) a sensibilidade de quem admira alguém ou um objeto é que vai definir o que é belo ou o que é feio e a expressão artística é que vai ser considerada como bonita, feia, boa ou ruim. Na verdade, o julgamento do que é belo ou feio não diz respeito somente à questão do gosto de cada pessoa. Segundo o site blogdoenem (2020, p. 1): “O certo é que todas as vezes que observamos algo, sentimos e escutamos qualquer coisa, os nossos órgãos sensoriais produzem informações para o nosso cérebro que rapidamente processa e nos proporciona uma interpretação sobre o que nos cerca. Geralmente esta interpretação pode nos levar a um sentimento de prazer, aprovação, reprovação, nojo, beleza, feiúra, etc.”.
Veja agora uma discussão contemporânea contextualizando os Padrões de Beleza, que mudam todo o tempo na sociedade.

2)      Atividade proposta:



Elaborar um texto sobre o que os alunos acham da figura acima e sobre o que eles acham que é o belo ou o que é feio e os padrões de beleza exigidos nos dias atuais, como poderá ser visto na discussão do site do youtube colocada a seguir:





3)      Fonte:
Objetivo:
Refletir sobre a presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem filosófica.

Materiais disponibilizados:

Referências consultadas:

Avaliação: ______________


Nenhum comentário:

Postar um comentário