quarta-feira, 1 de abril de 2020


Nome do professor: Delma Nogueira dos Reis

Série: 7º ano A e 7º ano B - GEOGRAFIA

Aulas: 04 aulas de cada turma – 3ª feira (7º A e 7º B), 4ª feira (7º B) e 6ª feira (7º A) (23 a 27/03)

Tema: O sujeito e o seu lugar no mundo

Habilidades trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
(EF07GE13): Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos

Conteúdos:
Situação de Aprendizagem 1 – O sujeito e o seu lugar no mundo

Objetos de conhecimento:
Limites e fronteiras da República Federativa do Brasil: conceito de território em diferentes situações (limites e fronteiras) (23 a 27/03)
1)      Conceitos:
Conforme o site brasilescola (2020), a diferença entre os conceitos de limite e fronteira é de necessária compreensão, pois um termo refere-se a algo estático e o outro, a algo dinâmico e com dinâmicas territoriais e sociais distintas entre si. Nesse contexto, temos que o limite está relacionado com a divisão que por sua vez, relaciona-se à ideia de fronteira, mas está errado, pois o conceito de limite refere-se à divisão entre uma unidade territorial e outra (como por exemplo, a divisão entre dois países).
A ideia do limite está relacionada à constituição do Estado moderno e a necessidade que existe de se determinar juridicamente e com muita precisão os pontos do território sobre o qual o Estado exerce a sua soberania, com os seus valores constitutivos, os idiomas, a moeda e outros aspectos. O limite determina um término. Já a fronteira é dinâmica porque é uma zona de inter-relações, havendo entre elas a comunicação e a interação, pois todos se convertem nela. É o caso das trocas e das relações culturais, econômicas, militares, afetivas e outras.
Vamos supor como exemplo o limite entre o Brasil e o Paraguai, em que no mapa aparecem os desenhos mostrando o limite (isso é estático, é fixo) enquanto que a fronteira entre o Brasil e o Paraguai é feita de interações entre os dois povos, interações econômicas e culturais (isso é dinâmico, é movimento). Portanto, no limite existe um término e na fronteira existe um começo ou até mesmo uma expansão.

2)      Atividade proposta:
Elaborar um texto ou um desenho sobre o que você entendeu sobre limite e fronteira e as diferenças entre ambos os conceitos. Pode exemplificar a partir da fronteira do Brasil e do Paraguai. O aluno poderá ainda relacionar o fechamento das fronteiras com a pandemia do corona vírus.

3)      Fonte:

Objetivo:
Pretende-se sondar a conscientização dos alunos sobre o que ele entende a respeito do limite e da fronteira e como temas atuais como o corona vírus estão influenciando na referida temática, proporcionando aos alunos momentos para reflexão sobre o que pensam a respeito da pandemia.



Materiais disponibilizados:

Referências consultadas:
PENA, Rodolfo F. Alves. "Limite e Fronteira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/limite-fronteira.htm. Acesso em 21 de março de 2020.

Avaliação: ______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário