Nome do professor:
Delma Nogueira dos Reis
Série: 7º ano A e
7º ano B - GEOGRAFIA
Aulas: 04 aulas de
cada turma – 3ª feira (7º A e 7º B), 4ª feira (7º B) e 6ª feira (7º A) (23 a
27/03)
Tema: O sujeito e
o seu lugar no mundo
Habilidades
trabalhadas: espera-se que os alunos sejam capazes de:
(EF07GE13): Analisar o processo de
formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e
fronteiras em diferentes tempos
Conteúdos:
Situação de
Aprendizagem 1 – O sujeito e o seu lugar no mundo
Objetos de conhecimento:
Limites
e fronteiras da República Federativa do Brasil: conceito de território em
diferentes situações (limites e fronteiras) (23 a 27/03)
1) Conceitos:
Conforme o site brasilescola
(2020), a diferença entre os conceitos de limite
e fronteira é de necessária compreensão, pois um termo refere-se a algo
estático e o outro, a algo dinâmico e com dinâmicas
territoriais e sociais distintas entre si. Nesse contexto, temos que o limite
está relacionado com a divisão que por sua vez, relaciona-se à ideia de
fronteira, mas está errado, pois o conceito de limite refere-se à divisão entre
uma unidade territorial e outra (como por exemplo, a divisão entre dois
países).
A
ideia do limite está relacionada à constituição do Estado moderno e a
necessidade que existe de se determinar juridicamente e com muita precisão os
pontos do território sobre o qual o Estado exerce a sua soberania, com os seus
valores constitutivos, os idiomas, a moeda e outros aspectos. O limite
determina um término. Já a fronteira é dinâmica porque é uma zona de
inter-relações, havendo entre elas a comunicação e a interação, pois todos se
convertem nela. É o caso das trocas e das relações culturais, econômicas,
militares, afetivas e outras.
Vamos
supor como exemplo o limite entre o Brasil e o Paraguai, em que no mapa
aparecem os desenhos mostrando o limite (isso é estático, é fixo) enquanto que
a fronteira entre o Brasil e o Paraguai é feita de interações entre os dois
povos, interações econômicas e culturais (isso é dinâmico, é movimento).
Portanto, no limite existe um término e na fronteira existe um começo ou até
mesmo uma expansão.
2)
Atividade
proposta:
Elaborar um texto ou um desenho sobre o
que você entendeu sobre limite e fronteira e as diferenças entre ambos os
conceitos. Pode exemplificar a partir da fronteira do Brasil e do Paraguai. O
aluno poderá ainda relacionar o fechamento das fronteiras com a pandemia do
corona vírus.
3)
Fonte:
Objetivo:
Pretende-se
sondar a conscientização dos alunos sobre o que ele entende a respeito do
limite e da fronteira e como temas atuais como o corona vírus estão
influenciando na referida temática, proporcionando aos alunos momentos para
reflexão sobre o que pensam a respeito da pandemia.
Materiais
disponibilizados:
Referências
consultadas:
PENA, Rodolfo F. Alves. "Limite e
Fronteira"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/limite-fronteira.htm. Acesso em 21 de
março de 2020.
Avaliação:
______________
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