1º ano A
Sociologia
Profª. Delma Nogueira dos Reis
Componente Curricular: Sociologia
Ano/Série: 1º ano – Ensino Médio
Habilidades:
- Iniciar
a construção de um olhar sociológico sobre a realidade
§ Desenvolver a consciência de que não há olhar natural;
todos os olhares são sempre construções
- Analisar
o conhecimento do processo histórico de surgimento da Sociologia e das
questões que motivaram os primeiros sociólogos;
- Desenvolver
a capacidade de observação do uso dos principais conceitos desenvolvidos
pelos autores clássicos da sociologia;
- Conhecer
o processo de criação do pensamento sociológico desde suas origens aos
autores clássicos: Karl Marx, Max Weber e Emile Durkheim
- Utilização de livros, textos
avulsos e jornais
Queridos
alunos, antes de iniciar as atividades de Sociologia, por favor leiam as
orientações:
1.
Todas
as atividades são baseadas no que já foi dado em sala de aula;
2.
Portanto,
vocês devem realizar as atividades, sem a preocupação de acertar ou errar.
3.
Façam
com calma e qualquer dúvida, estarei à disposição para esclarecer.
Conteúdo: O aluno na
sociedade e a Sociologia
1.(ENEM)
O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é
uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores,
crenças, trabalho e significados. Estudar a cultura de outras regiões e
conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria Cultura.
BREGOLATO,
R. A. Cultura corporal da dança. São Paulo; Ícone, 2007.
As
manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo
que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem, deixa-se de identificar
como dança folclórica brasileira
a) o
bumba-meu-boi, que é uma dança teatral na qual personagens contam uma historia
envolvendo crítica social, morte e ressurreição.
b) a
quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de
origem pagas envolvendo as colheitas e a fogueira.
c) o
Congado, que é uma representação de um reinado africano na qual se homenageia
santos por meio de música, cantos e dança.
d) ópera,
em que se utilizam, cantores, músicos, bailarinos e vários outros profissionais
para contar uma história em forma de espetáculo.
e) o
Carnaval, em que o samba derivado do batuque africano e utilizado com o
objetivo de contar ou recriar uma História nos desfiles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário