1º ano A Filosofia
Profª. Delma Nogueira dos Reis
Componente Curricular: Filosofia
Ano/Série: 1º A ano – Ensino Médio
Habilidades:
- Compreender a relevância das escolas de filosofia de Aristóteles e Platão para a compreensão do homem na sociedade
Queridos alunos, antes de iniciar as atividades de Filosofia, por favor leiam as orientações:
1. Todas as atividades são baseadas no que já foi dado em sala de aula;
2. Portanto, vocês devem realizar as atividades, sem a preocupação de acertar ou errar.
3. Façam com calma e qualquer dúvida, estarei à disposição para esclarecer.
Conteúdo: Evolução moral e ética (Ética)
Vamos iniciar a aula analisando a seguinte imagem,sobre a evolução do homem.
Roteiro de discussão:
- Quem é o personagem central da imagem?
- O que ele está fazendo sempre?
- Como ele se relaciona com a natureza e os produtos da sociedade?
- Qual a forma de conviver, de comunicar, de se organizar desde a era da pedra à era do computador?
- Que mensagem o autor desta imagem quis transmitir?
- Você concorda com o autor?
Relembrando
A nossa sociedade construiu ao longo de séculos um conjunto de regras e valores que determinaram o comportamento dos indivíduos, para que haja condições de convivência comum.
Segundo Aranha Martins, 1986, “exterior e anterior ao indivíduo, há uma moral constituída, que orienta seu comportamento por meio de normas. Em função da adequação ou não à norma estabelecida, o ato será considerado moral ou imoral.” Desta forma, podemos considerar que a organização social depende deste conjunto de normas para se estabelecer. Segundo as autoras, o ser humano é capaz de produzir interdições. Com a passagem da natureza à cultura, os usos e costumes são produzidos, passam a ser regulamentados pelas leis, desta forma, surge a moral para garantir a boa convivência entre os indivíduos.
Fazendo um contraponto com a imagem apresentada acima, sobre a evolução do homem, podemos dizer que sempre existiram relações de poder entre os homens desde o início da humanidade.
Vamos recordar as questões levantadas na problematização:
Que tipo de valores você percebe no mundo que o cerca? Você concorda com eles?
O que é caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal? O que é moral?
Quais as relações entre a filosofia, a moral e a ética?
Como situa o mundo político na atualidade em relação aos conceitos de moral e ética?
Segundo Aranha Martins, 1986, “exterior e anterior ao indivíduo, há uma moral constituída, que orienta seu comportamento por meio de normas. Em função da adequação ou não à norma estabelecida, o ato será considerado moral ou imoral.” Desta forma, podemos considerar que a organização social depende deste conjunto de normas para se estabelecer. Segundo as autoras, o ser humano é capaz de produzir interdições. Com a passagem da natureza à cultura, os usos e costumes são produzidos, passam a ser regulamentados pelas leis, desta forma, surge a moral para garantir a boa convivência entre os indivíduos.
Fazendo um contraponto com a imagem apresentada acima, sobre a evolução do homem, podemos dizer que sempre existiram relações de poder entre os homens desde o início da humanidade.
Vamos recordar as questões levantadas na problematização:
Que tipo de valores você percebe no mundo que o cerca? Você concorda com eles?
O que é caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal? O que é moral?
Quais as relações entre a filosofia, a moral e a ética?
Como situa o mundo político na atualidade em relação aos conceitos de moral e ética?
REFERENCIAS:● SEDUC, Caderno do Aluno, São Paulo, 2020.
●
SEDUC, Documento
Orientador, São Paulo, 2020.
http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/
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