2º ano A Filosofia
Profª. Delma Nogueira dos Reis
Componente Curricular: Filosofia
Ano/Série: 2º ano – Ensino Médio
Habilidades:
- Iniciar
a construção de um olhar filosófico sobre a realidade
- Compreender
a relevância das
§ Relacionar liberdade à
solidariedade
§ Desenvolver habilidades de leitura,
escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual
Queridos
alunos, antes de iniciar as atividades de Sociologia, por favor leiam as
orientações:
1.
Todas
as atividades são baseadas no que já foi dado em sala de aula;
2.
Portanto,
vocês devem realizar as atividades, sem a preocupação de acertar ou errar.
3.
Façam
com calma e qualquer dúvida, estarei à disposição para esclarecer.
Conteúdo: O que é
Filosofia. Superação de preconceitos em relação à Filosofia e definição e
importância para a cidadania. O homem como ser passivo de interpretação dentro
de vários tipos de linguagens
“O homem
é uma espécie ameaçada, antes de tudo por ele próprio. O homem é o predador do
homem. Um aprendiz de feiticeiro, para a humanidade. Não é por ele ser bom que
devemos defendê-lo, e, aliás, ele não é nada bom. É por ele ser vivo. É por ele
sofrer. É por ele ser mortal” (COMTE-SPONVILLE).
De acordo
com a citação acima, podemos concluir:
O
conceito antropológico de homem deve estar presente na educação moral e ética
como ideal normativo, ideia de horizonte a ser traçado. Educação como ideia, um
conceito racional necessário, que não tem um vínculo empírico direto. Porque a
humanidade tem de visar um estado futuro melhor? Para entender melhor é preciso
retomar a conexão de que somos morais, livres e racionais. A educação como
ideia tem dois significados: de _________________ e de _______________. No
primeiro, tem diante de si a contribuição para o desenvolvimento da humanidade
moral que já está na criança em potencialidade. “Uma ideia não é outra coisa
senão o conceito de uma perfeição que ainda não se encontra na experiência”
(KANT, 1999, p. 17). É um conceito ideal. Precisamos disso para que consigamos,
psicologicamente, “tocar a vida para frente”, é o que dá sentido para o agir
humano e, por isso, não pode ser considerado apenas como sonho, utopia
(conforme concepção moderna) ou quimera. Quais são os dois significados da
educação como ideia?
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