sexta-feira, 1 de maio de 2020

2º ano A Filosofia
Profª. Delma Nogueira dos Reis

Componente Curricular: Filosofia
Ano/Série: 2º ano – Ensino Médio

Habilidades:
  • Iniciar a construção de um olhar filosófico sobre a realidade
  • Compreender a relevância das
§  Relacionar liberdade à solidariedade
§  Desenvolver habilidades de leitura, escrita e planejamento investigativo para autonomia intelectual

Queridos alunos, antes de iniciar as atividades de Sociologia, por favor leiam as orientações:
1.     Todas as atividades são baseadas no que já foi dado em sala de aula;
2.     Portanto, vocês devem realizar as atividades, sem a preocupação de acertar ou errar.
3.     Façam com calma e qualquer dúvida, estarei à disposição para esclarecer.

Conteúdo: O que é Filosofia. Superação de preconceitos em relação à Filosofia e definição e importância para a cidadania. O homem como ser passivo de interpretação dentro de vários tipos de linguagens

“O homem é uma espécie ameaçada, antes de tudo por ele próprio. O homem é o predador do homem. Um aprendiz de feiticeiro, para a humanidade. Não é por ele ser bom que devemos defendê-lo, e, aliás, ele não é nada bom. É por ele ser vivo. É por ele sofrer. É por ele ser mortal” (COMTE-SPONVILLE).
De acordo com a citação acima, podemos concluir:
É necessária uma ética também em relação às pessoas que engloba a bioética, pois esta interfere na vida humana em questões como aborto, por exemplo
O homem é responsável por defender o próprio homem porque, em essência, o homem é bom por natureza
O homem deve ser defendido de si próprio e, por isso, os governos devem ser autoritários e fortes
Apesar de ser necessária uma bioética, esta deve se circunscrever às questões biológicas. O desenvolvimento da ciência deve estar acima das relações humanas
Como o homem não é bom por natureza, não deve haver restrições às pesquisas científicas que envolvam humanos


O conceito antropológico de homem deve estar presente na educação moral e ética como ideal normativo, ideia de horizonte a ser traçado. Educação como ideia, um conceito racional necessário, que não tem um vínculo empírico direto. Porque a humanidade tem de visar um estado futuro melhor? Para entender melhor é preciso retomar a conexão de que somos morais, livres e racionais. A educação como ideia tem dois significados: de _________________ e de _______________. No primeiro, tem diante de si a contribuição para o desenvolvimento da humanidade moral que já está na criança em potencialidade. “Uma ideia não é outra coisa senão o conceito de uma perfeição que ainda não se encontra na experiência” (KANT, 1999, p. 17). É um conceito ideal. Precisamos disso para que consigamos, psicologicamente, “tocar a vida para frente”, é o que dá sentido para o agir humano e, por isso, não pode ser considerado apenas como sonho, utopia (conforme concepção moderna) ou quimera. Quais são os dois significados da educação como ideia?
de religiosidade e de moralidade 
de humildade e de maioridade. 
de realidade e de moralidade.  
de humanidade e de moralidade. 



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