3º ano A
Sociologia
Profª. Delma Nogueira dos Reis
Componente Curricular: Sociologia
Ano/Série: 2º ano – Ensino Médio
Habilidades:
- Conhecer
os conceitos básicos referentes às relações sociais e interações entre
indivíduos;
- Explicar
sobre a capacidade de compreender a origem das teorias explicativas sobre
a sociedade brasileira;
- Desenvolver
o conhecimento do processo histórico de formação da sociedade brasileira.
Queridos
alunos, antes de iniciar as atividades de Sociologia, por favor leiam as
orientações:
1.
Todas
as atividades são baseadas no que já foi dado em sala de aula;
2.
Portanto,
vocês devem realizar as atividades, sem a preocupação de acertar ou errar.
3.
Façam
com calma e qualquer dúvida, estarei à disposição para esclarecer.
Conteúdo: O aluno na
sociedade e a Sociologia
“Em toda sociedade civilizada existem,
necessariamente, duas classes de pessoas: a que tira sua subsistência da força
de seus braços e a que vive da renda de suas propriedades ou do produto de
funções, onde o trabalho do espirito prepondera sobre o trabalho manual. A
primeira é a classe operária e a segunda é aquela aqual eu chamaria de classe
erudita. Os homens da classe operaria tem desde cedo necessidade do trabalho de
seus filhos. Essas crianças precisam adquirir desde cedo o conhecimento e,
sobretudo, o habito do trabalho penoso a que se destinam. Não podem, portanto,
perder tempo nas escolas. [...] Os filhos da classe erudita, ao contrario,
podem dedicar-se a estudar durante muito tempo. têm muita coisa para
aprenderpara alcançar o que se espera deles no futuro. Necessitam de certos
tipos de conhecimentos que só podem aprender quando o espirito amadurece e
atinge determinado grau de desenvolvimento. [...]
Esses fatos que não dependem de qualquer
vontade humana; decorrem necessariamente da própria natureza dos homens e da
sociedade: ninguém esta em condições de poder muda-los. Portanto, trata-se de dados
invariáveis dos quais devemos partir. Concluamos, então, que em todo Estado bem
administrado e no qual seda a devida atenção a educação dos cidadãos deve haver
dois Sistemas completos de instrução que não tem nada de comum entre si."
DESTUT'T DE TRACY,
Antoine (1802) Em: GOMES, Carlos Minayo[et aI]. Trabalho e conhecimentos dilemas
na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. p. 15.
Em que o sentido de ideologia Marx é
diferente do conceito usado por Destutt de Tracy?
A partir das características da ideologia,
descritas por Marx, identifique o caráter ideológico do texto.
1. Ocorre
naturalização? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário