sexta-feira, 1 de maio de 2020


3º ano A Sociologia
Profª. Delma Nogueira dos Reis

Componente Curricular: Sociologia
Ano/Série: 2º ano – Ensino Médio

Habilidades:
  • Conhecer os conceitos básicos referentes às relações sociais e interações entre indivíduos;
  • Explicar sobre a capacidade de compreender a origem das teorias explicativas sobre a sociedade brasileira;
  • Desenvolver o conhecimento do processo histórico de formação da sociedade brasileira.

Queridos alunos, antes de iniciar as atividades de Sociologia, por favor leiam as orientações:
1.     Todas as atividades são baseadas no que já foi dado em sala de aula;
2.     Portanto, vocês devem realizar as atividades, sem a preocupação de acertar ou errar.
3.     Façam com calma e qualquer dúvida, estarei à disposição para esclarecer.

Conteúdo: O aluno na sociedade e a Sociologia

“Em toda sociedade civilizada existem, necessariamente, duas classes de pessoas: a que tira sua subsistência da força de seus braços e a que vive da renda de suas propriedades ou do produto de funções, onde o trabalho do espirito prepondera sobre o trabalho manual. A primeira é a classe operária e a segunda é aquela aqual eu chamaria de classe erudita. Os homens da classe operaria tem desde cedo necessidade do trabalho de seus filhos. Essas crianças precisam adquirir desde cedo o conhecimento e, sobretudo, o habito do trabalho penoso a que se destinam. Não podem, portanto, perder tempo nas escolas. [...] Os filhos da classe erudita, ao contrario, podem dedicar-se a estudar durante muito tempo. têm muita coisa para aprenderpara alcançar o que se espera deles no futuro. Necessitam de certos tipos de conhecimentos que só podem aprender quando o espirito amadurece e atinge determinado grau de desenvolvimento. [...]
Esses fatos que não dependem de qualquer vontade humana; decorrem necessariamente da própria natureza dos homens e da sociedade: ninguém esta em condições de poder muda-los. Portanto, trata-se de dados invariáveis dos quais devemos partir. Concluamos, então, que em todo Estado bem administrado e no qual seda a devida atenção a educação dos cidadãos deve haver dois Sistemas completos de instrução que não tem nada de comum entre si."
DESTUT'T DE TRACY, Antoine (1802) Em: GOMES, Carlos Minayo[et aI]. Trabalho e conhecimentos dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. p. 15.
Em que o sentido de ideologia Marx é diferente do conceito usado por Destutt de Tracy?
A partir das características da ideologia, descritas por Marx, identifique o caráter ideológico do texto.
1.     Ocorre naturalização? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário