Profª. Delma Nogueira dos Reis
Componente Curricular: Sociologia
Ano/Série: 3º A ano – Ensino Médio
Habilidades:
- Analisar criticamente em outras disciplinas as condições de exercício da cidadania no brasil ao longo da historia.
Exercícios Conceito de Cidadania e Seus Direitos
1. “A legislação penal do fim do século XIX determinava: a ociosidade era considerada „crime‟ e, como tal, punida. Reconhecida e legitimada abertamente, a prática da repressão aos desempregados e subempregados – os pobres – ficava clara no discurso dos responsáveis pela segurança pública e pela ordem nas cidades. O controle social dessas camadas deveria ser realizado de forma rígida. Sidney Chalhoub afirma que os legisladores brasileiros utilizam o termo „classes perigosas‟ como sinônimo de „classes pobres‟, e isso significa dizer que o fato de ser pobre o torna automaticamente perigoso à sociedade [...]. A existência do crime, da vagabundagem e da ociosidade justificava o discurso de exclusão e perseguição policial às camadas pobres e despossuídas”. (PEDROSO, Regina Célia. Violência e cidadania no Brasil: 500 anos de exclusão. São Paulo: Ática, 2002. p. 24.)
O texto acima discute a configuração das classes sociais no Brasil, tomando como referência as questões da cidadania e da violência. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que, no final do século XIX, no Brasil:
a) A ação dos poderes públicos no trato da questão social estava centrada na supressão dos desníveis entre as classes sociais, condição básica para a emergência do Brasil industrializado
b) A herança colonial da estrutura social brasileira conduzia o poder estatal a reconhecer como legítimas as lutas das classes populares no questionamento da estrutura política oligárquica vigente. c) O combate às “classes perigosas” obrigava os poderes públicos à implementação de políticas de geração e distribuição de renda, reduzindo, assim, a influência do Partido Comunista Brasileiro junto aos pobres.
d) O desemprego e a criminalidade referidos às classes populares eram vistos pelos poderes públicos, menos como questão social e mais como questão de polícia, dentro de uma concepção restritiva de cidadania.
e) A repressão policial restringia-se aos desempregados e subempregados, pois os trabalhadores assalariados eram protegidos por uma legislação trabalhista que garantia, por exemplo, aposentadoria e descanso remunerado.
2. “O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” (Herbert de Souza – Betinho) segundo a definição acima, podemos afirmar que:
a) O cidadão é o individuo que se omite frente ao debate político.
b) B cidadania é apenas restrito aos estudiosos e políticos.
c) O cidadão é aquele que vive em sociedade.
d) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.
3. Sobre o moderno conceito de cidadania, assinale o que for incorreto.
a) Cidadania é a condição daquele que possui e exerce três ordens de direitos: civis, políticos e sociais.
b) Em termos históricos, os direitos sociais antecederam os direitos políticos na composição da cidadania.
c) As grandes revoluções políticas europeias dos séculos XVII e XVIII marcaram o início da expansão dos direitos políticos para camadas populacionais antes excluídas da condição de cidadãos. d) Os direitos sociais, parte fundamental da cidadania, dizem respeito ao usufruto da herança material produzida pela coletividade, ou seja, se referem à distribuição da riqueza entre os membros de uma sociedade.
e) A emergência dos Estados de Bem-estar Social no século XX foi importante impulsionador dos direitos sociais, e, portanto, um fenômeno relevante para a consolidação da cidadania moderna.
4. “Se devessem prevalecer os cidadãos passivos os governantes acabariam por transformar seus súditos num bando de ovelhas dedicadas tão somente a pastar o capim uma ao lado da outra (e a não reclamar, acrescento eu, nem mesmo quando o capim é escasso).” (Norberto Bobbio). De acordo com esse pensamento podemos afirmar que:
a) A cidadania deve ser exercida apenas quando nos sentimos afetados pelo autoritarismo do poder público.
b) A cidadania deve ser passiva, pois ela depende do pasto que é dado às ovelhas.
c) a cidadania deve ser ativa, ou seja, o individuo deve cobrar, propor e pressionar o tempo todo.
d) A cidadania não fica ameaçada diante dessa passividade, já que ela é mínima.
e) As ONG‟S são um ótimo exemplo dessa passividade.
5. Em relação especificamente aos direitos civis, assinale a alternativa correta:
a) Referem-se às liberdades individuais, o direito de ir e vir, liberdade de expressão, opinião, etc.
b) Referem-se aos direitos eleitorais, direitos de participar de partidos e sindicatos, etc.
c) Referem-se ao direito à o direito à vida, direito de não ser torturado, ter um julgamento justo, não ser escravizado, etc.).
d) Todas as respostas estão corretas.
6. Relacione as colunas corretamente:
A) Direitos humanos 1) liberdade de expressão
B) Direitos civis 2) direito de votar
C) Direitos políticos 3) direito a um emprego
D) Direitos sociais 4) direito à vida, à liberdade
A alternativa correta é: a) A4, B1, C2, D3
b) A1, B4, C3, D2
c) A3, B2, C1, D4
d) A4, B2, C1, D3
e) A2, B3, C1, D4
REFERENCIAS: ● SEDUC, Caderno do Aluno, São Paulo, 2020.
● SEDUC, Documento Orientador, São Paulo, 2020.
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