Na atividade desta semana vamos trabalhar algumas habilidades desenvolvidas na vídeo aula transmitida pelo Centro de Mídias (CMSP) na semana passada que é: reconhecer a existência de seres procariontes e eucariontes, bem como diferenciá-los; identificar e diferenciar células animais de vegetais; identificar e compreender que os seres pluricelulares possuem células com diferentes formas e funções; reconhecer a relação de respiração vegetal e fotossíntese.
Para resolver esta atividade, assista à vídeo aula e em seguida responda ao questionário.
Questão 1: Todos os seres vivos são constituídos por células.
Considerando a afirmação acima, você diria que todas as células são iguais e desempenham as mesmas funções?
Questão 2: Compare uma célula eucariótica com uma célula procariótica. Descreva suas semelhanças e diferenças.
Questão 3: Durante uma conversa entre amigos da escola, surgiu como parte do assunto o fato das plantas respirarem. Um dos participantes afirmou que as plantas não respiram e que elas apenas realizam o processo de fotossíntese. Um outro integrante do grupo disse que as plantas respiram sim.
E então? As plantas respiram ou não? Justifique sua resposta.
Questão 4: Compare uma célula vegetal com uma célula animal. Descreva suas semelhanças e diferenças.
Questão 5: Cite 3 tipos de células diferentes que constituem o ser humano.
Questão 6: Dê exemplos de seres procariontes e seres eucariontes.
O link abaixo vai ajudá-los na questão 3. Acesse- o e leia o texto complementar.
As imagens a seguir irão ajudá-los a responder algumas questões.
Célula Animal Eucarionte
Célula Vegetal Eucarionte
Célula Procarionte
Após responder as questões, envie- as para os seguintes e-mails: rubensprof03@hotmail.com ou rubensguedes35@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário