Tema/conteúdo:
| |
Matéria e Energia: Máquinas Simples | |
Habilidade (s) a ser (em) desenvolvida (s):
| |
Habilidade: (EF07LP06C) (EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Objetivo da Atividade: Identificar e reconhecer uma máquina simples e sua aplicação.
| |
Leitura e Interpretação de texto
| |
1.Sensibilização: As Máquinas e o Cotidiano
Em geral, o conceito de máquina é direcionado a equipamentos imensos utilizados para efetuar as mais diversas atividades, como as máquinas existentes em fábricas de tecelagem, as máquinas de lavar roupas e até mesmo as máquinas de costura.
Na Física, entretanto, o termo “máquinas simples” é usado em referência a pequenos objetos ou instrumentos que promovam a execução de diferentes tarefas do dia a dia, como um martelo, uma tesoura, uma alavanca, uma roldana, ou um plano inclinado. O uso das máquinas simples está completamente incorporado ao nosso cotidiano. Por exemplo, para inserir um prego na madeira, usa-se um martelo; para levantar um peso como o de um automóvel, é necessário um macaco ou um guincho, pois este é dotado de uma roldana; para facilitar subir escadas com caixas pesadas, utiliza-se o plano inclinado. A própria construção de rodovias através de regiões de serra, onde grandes altitudes devem ser vencidas, segue em ziguezague, que nada mais é que a sucessão de vários planos inclinados. Assim, podemos enumerar muitas outras máquinas simples utilizadas no cotidiano. As máquinas simples possibilitam a execução de uma tarefa com menos força ou menos desgaste físico.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
2. Problematização (desafio): Foi pedido na atividade passada que você realizasse algumas atividades sobre máquinas simples, sendo que uma delas você já tinha feito na sala de aula certo? Corra, vá atrás de seu caderno, pesquise, peça ajuda, pois no final deste roteiro você terá uma atividade avaliativa para ver o quanto aprendeu!!!!!
3.Contextualização: Leia o texto a seguir:
MÁQUINAS SIMPLES
Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular. Esses primeiros meios foram a alavanca, a roda e o plano inclinado, que por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. As máquinas simples são consideradas fundamentais porque seus princípios estão presentes em todas as máquinas existentes hoje.
O plano inclinado nada mais é do que um plano que se encontra em um desnível, ou seja, o seu ponto de início se encontra em uma altura diferente em relação ao seu ponto final. Fisicamente ele é muito importante, pois para mover um corpo qualquer em sua superfície é necessária uma força de módulo bem menor do que se o corpo estivesse em um plano totalmente na vertical.
Dadas duas trajetórias abaixo, em qual delas é "mais fácil" carregar o bloco?
Obviamente, na trajetória inclinada, pois no primeiro caso, teremos que realizar uma força que seja maior que o peso do corpo. Já no segundo caso, devemos fazer uma força que seja maior que uma das componentes de seu peso, neste caso, a componente horizontal, que terá intensidade menor conforme o ângulo formado for menor. Por isso, no nosso cotidiano, usamos muito o plano inclinado para facilitar certas tarefas.
Uma rodovia entre montanhas apresenta planos inclinados. As rampas de acesso aos andares de um moderno edifício são planos inclinados que facilitam a locomoção de pessoas, veículos e cargas. A cunha e o parafuso são exemplos de aplicação do plano inclinado. A cunha funciona como dois planos inclinados. As cunhas ajudam a vencer grandes resistências, como rachar lenha, apertar cabos de enxadas, cabos de martelos etc. Prego, machado, faca, formão, talhadeira e navalha são exemplos de cunhas.
A roda constitui uma das descobertas mais importantes. Ninguém sabe, porém, como ela foi inventada. Provavelmente, a roda surgiu, ainda sob a forma de rolete, quando o homem primitivo teve de deslocar grandes cargas por longas distâncias e não podia contar apenas com sua força. É difícil imaginar o mundo sem rodas. Muitas coisas que conhecemos deixariam simplesmente de existir e não teríamos atingido o atual progresso tecnológico. Quando se fala em roda, imediatamente pensa-se em eixo, que é uma segunda roda presa ao centro da primeira. Na pré-história, os homens usavam troncos arredondados de árvores e discos de pedra para funcionar como rodas. Com o passar do tempo e com a descoberta dos metais e de outros materiais, as rodas foram evoluindo. Hoje temos rodas de plástico tão resistentes quanto as de aço!
Também as engrenagens derivam da roda e servem para transmitir força e movimento. Máquinas complexas, como torno, furadeira, automóvel, liquidificador etc., possuem diversos tipos de rodas que permitem os mais variados movimentos.
4. Sistematização do conhecimento: após ler o roteiro de estudo acima e assistir ao vídeo, você estará pronto para fazer a atividade avaliativa.
Agora, acesse a atividade abaixo referente a este texto no Google Formulário
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário