sexta-feira, 1 de maio de 2020

Atividade - semana 27/04


E.E. PROFª. MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS


ROTEIRO DE ESTUDOS


Componente Curricular: Eletiva “Profissão YouTuber”
Professoras: Dinorá e Marília
Ano/Série: 8°s e 9°s anos
Número de Aulas: 2 aulas (de 27/04/2020 a 30/04/2020).
Habilidades: (EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros. (EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Momento 1: 30 minutos

     Vamos retomar ou renovar as ideias que cada grupo teve em sala de aula para a produção do vídeo para o Youtube;
     Primeiramente, anote, de forma individual, todas as ideias de temas para o vídeo que surgirem em sua mente. Esse processo é conhecido como Brainstorming, palavra da língua inglesa que significa “tempestade de ideias”;
     Em seguida, pesquise na internet se existe material ou vídeos relacionados às suas ideias e selecione as melhores delas, analisando quais parecem ser mais interessantes e promissoras.
     DICA: o vídeo “Como eu faço os ROTEIROS dos vídeos no YOUTUBE” (https://www.youtube.com/watch?v=skAIn-a2c4U), do minuto 2:30 ao 6:22, explica melhor sobre atividades que serão desenvolvidas neste roteiro.



Momento 2: 30 minutos

     Marque um horário para conversar com o seu grupo de forma virtual: vocês podem fazer um grupo de Whatsapp ou realizar uma Videoconferência;
     Conversem sobre as ideais pesquisadas, argumentem (ou seja, defendam de forma racional) sobre elas e decidam o tema do vídeo que seu grupo fará.



Momento 3: 40 minutos

·         Após decidir sobre a ideia que será abordada em seu vídeo, escolha uma pessoa do grupo para preencher o formulário acessado por meio do link a seguir: https://forms.gle/kqTk5Ve6RuUcAkAP9. Enquanto um aluno preenche, os outros vão ajudando com as informações. O formulário irá requisitar o assunto definido pelo grupo para a realização do vídeo e alguns dados necessários para iniciar a realização do roteiro do vídeo, como o título, o gênero e que cada aluno fará e dirá no vídeo. Saiba mais sobre os diferentes gêneros digitais no link: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/24/conheca-seis-generos-digitais-sugeridos-pela-bncc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário