E.E. PROFª. MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA
REIS
ROTEIRO DE ESTUDOS
Componente
Curricular: Eletiva “Profissão YouTuber”
Professoras:
Dinorá
e Marília
Ano/Série:
8°s
e 9°s anos
Número
de Aulas: 2 aulas (de 27/04/2020 a 30/04/2020).
Habilidades: (EF69LP37) Produzir roteiros
para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto,
programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e
resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e
a construção composicional dos roteiros. (EF69LP08) Revisar/editar o texto
produzido, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em
questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a
relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das
ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e
adequação à norma culta.
Momento
1:
30 minutos
● Vamos
retomar ou renovar as ideias que cada grupo teve em sala de aula para a
produção do vídeo para o Youtube;
● Primeiramente,
anote, de forma individual, todas as ideias de temas para o vídeo que surgirem
em sua mente. Esse processo é conhecido como Brainstorming, palavra da
língua inglesa que significa “tempestade de ideias”;
● Em
seguida, pesquise na internet se existe material ou vídeos relacionados às suas
ideias e selecione as melhores delas, analisando quais parecem ser mais
interessantes e promissoras.
●
DICA: o vídeo “Como eu faço os ROTEIROS dos
vídeos no YOUTUBE” (https://www.youtube.com/watch?v=skAIn-a2c4U), do minuto 2:30 ao 6:22, explica
melhor sobre atividades que serão desenvolvidas neste roteiro.
Momento
2: 30
minutos
● Marque
um horário para conversar com o seu grupo de forma virtual: vocês podem fazer
um grupo de Whatsapp ou realizar uma Videoconferência;
● Conversem
sobre as ideais pesquisadas, argumentem (ou seja, defendam de forma racional)
sobre elas e decidam o tema do vídeo que seu grupo fará.
Momento 3: 40
minutos
·
Após
decidir sobre a ideia que será abordada em seu vídeo, escolha uma pessoa do
grupo para preencher o formulário acessado por meio do link a seguir: https://forms.gle/kqTk5Ve6RuUcAkAP9. Enquanto um aluno preenche, os outros
vão ajudando com as informações. O formulário irá requisitar o assunto definido
pelo grupo para a realização do vídeo e alguns dados necessários para iniciar a
realização do roteiro do vídeo, como o título, o gênero e que cada aluno fará e
dirá no vídeo. Saiba mais sobre os diferentes gêneros digitais no link: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/24/conheca-seis-generos-digitais-sugeridos-pela-bncc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário