quarta-feira, 27 de maio de 2020

Experiencia poética

Prof Denny
Prof Cristina


CARLOS ZILIO
Antes de começar, lembre se que na atividade anterior você montou uma caixa de origami.
Vamos conhecer um pouco sobre o artista Carlos Zilio. Estudou no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde foi aluno de Iberê Camargo. Formou-se em psicologia pela UFRJ. Sua produção artística dos anos 1960 e 1970 revela um amplo sentido de crítica social, como em Lute ou em Para um jovem de brilhante futuro. Exila-se em Paris, onde conclui doutorado em artes na Universidade de Paris VIII. A partir de então, dedica-se unicamente à pintura, sobretudo abstrata. Torna-se professor da PUC-Rio.
Orientado por Hubert Damisch, torna-se pós-doutor pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Torna-se professor da UFRJ.
Escreveu A querela do Brasil: a questão de identidade na arte brasileira.
Participou da coletânea Artepensamento.


Você observou a imagem do artista acima e percebeu que ele esta segurando uma caixa. Dentro desta pequena caixa de alumínio, em que trabalhadoras/es levavam suas marmitas, Carlos Zilio criou um rosto que nos encara, no qual se lê a palavra Lute.

Obra do artista Carlos Zilio, que mostra uma marmita de alumínio, com resina plástica amarela que forma um rosto e a palavra Lute escrita.


Esta obra faz parte do acervo do MAM desde 1999, garantindo que não nos esqueçamos de sua mensagem.
Será que sentimos falta de alguma história dentro deles? Será que sentimos falta de algum rosto? De alguma cor? De alguma voz? O que você gostaria de garantir que não seja esquecido? Qual mensagem você gostaria de lembrar?

Convido você para participar da experiência poética de hoje.

Para você fazer:

(1) Use a caixa que você construiu na atividade anterior que tem em casa. Ela foi feita de qualquer material e tamanho.

(2) Escolha uma imagem e uma palavra para colocar dentro dela, que pode ser pintura, desenho, colagem, escultura feita em massinha. A mensagem deverá ser posicionada em destaque em cima da sua imagem.

(3) Quando terminar coloque em algum lugar da sua casa. As pessoas que moram com você vão vê-la e receber sua mensagem, não se esqueça de que essa mensagem é para você também.

(4) Deixe a caixa ali ou escolha um novo lugar. Surpreenda a si e a quem está com você.

Envie uma foto da sua caixa para o professor.

Nas fotos, vemos as obras das educadoras do MAM. Espero que elas te inspirem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário