quinta-feira, 28 de maio de 2020

Sociologia - Semana de Estudos Intensivos

Olá Alunos!
A atividade da semana de 26/05 a 29/05/2020, leia com atenção! Atividades para encerrar nosso bimestre.
Se achar necessário pode realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades a serem trabalhadas: Revisão dos conteúdos do bimestre. Atividade de recuperação.
Analisar criticamente em outras disciplinas as condições de exercício da cidadania no brasil ao longo da historia.; ler, interpretar e analisar trechos de textos de leis.

Exercícios

1) Cidadania é um conceito:
a) Que pressupõe apenas um conjunto de direitos.
b) Baseado na posição social dos indivíduos.
c) Que pressupõe dependência dos indivíduos em relação ao Estado.
d) Que se refere apenas aos direitos políticos dos indivíduos.
e) Em permanente construção, que pressupõe um conjunto de direitos e deveres.

2) Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. (adaptado).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
a) práticas de valorização identitária.
b) medidas de compensação econômica.
c) dispositivos de liberdade de expressão.
d) estratégias de qualificação profissional.
e) instrumentos de modernização jurídica.

3) “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.
NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. História da vida privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado).
O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871.
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos.

Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas
a) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
b) à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
e) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

4) A charge abaixo resume tristemente a situação dos direitos humanos no Brasil. A luta pela implantação dos direitos no Brasil, assim como no restante do mundo, nem sempre foi fácil.
Disponível em: https://www.coladaweb.com/sociologia/direitos-humanos
Analise a charge e faça uma reflexão sobre os direitos básicos que são negados as populações mais vulneráveis. Quais são esses direitos?


Não esqueça de enviar as atividades! Bons estudos!

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