terça-feira, 19 de maio de 2020

Paisagem Sonora. Instrumento não convencional - ARTE


 Prof. Denny

 Abre-te, ouvido, para os sons do mundo, abre-te ouvido, para os sons existentes, desaparecidos, imaginados, pensados, sonhados, fruídos! Abre-te para os sons originais, da criação do mundo, do início de todas as eras… Para os sons rituais, para os sons míticos, místicos, mágicos. Encantados… Para os sons de hoje e de amanhã. Para os sons da terra, do ar e da água… Para os sons cósmicos, microcósmicos, macrocósmicos… Mas abre-te também para os sons de aqui e agora, para os sons do cotidiano, da cidade, dos campos, das máquinas, dos animais, do corpo, da voz… Abre-te, ouvido, para os sons da vida…

Afinal de contas, o que será que é a tal da paisagem sonora?


Conte o que você sabe sobre paisagem sonora



O conceito de “Paisagem sonora” tornou-se conhecido para os educadores em música a partir do trabalho produzido pelo professor canadense Murray Schaffer. Em seus estudos, ele trabalha com a percepção de sons de diversos ambientes e utiliza estratégias para sensibilizar o ouvido de seus alunos, como fazer um passeio por um bosque de olhos vendados.
Feche os olhos e descreva a paisagem sonora de onde você esta. Que sons você consegue perceber?


Povos e culturas diversos apresentam paisagens sonoras diferentes. A paisagem sonora na qual vivemos nos traz o sentimento de pertencimento, de fazer parte daquele ambiente. Alguns músicos da contemporaneidade inspiram-se nessas diferentes paisagens, criando em suas composições sons que não são produzidos por instrumentos musicais, como Hermeto Pascoal e John Cage, entre outros.

Hermeto Pascoal

Autodidata, aos 10 anos aprendeu a tocar, praticamente sozinho, acordeão, flauta e saxofone, entre outros instrumentos. Aos 15 anos já era considerado o melhor acordeonista do agreste, mesmo sem saber ler música. Recebeu diversos prêmios em sua carreira, como o Prêmio Sharp de melhor arranjo instrumental e o Prêmio Ary Barroso, em 1996.
Nascimento: Brasil, Lagoa da Canoa, AL, 22/06/1936

Entrando Pelos Canos - Hermeto Pascoal - Grupo CEFAR do Palácio das Artes - Belo Horizonte






Você esta observando o uso de objetos diferentes para produzir som. São os Instrumentos não convencionais .

Vamos lá: pense numa numa orquestra. Duvido que você tenha imaginado que os instrumentos seriam feitos de vegetais, certo?

CONHEÇA O GRUPO AUSTRÍACO QUE TOCA INSTRUMENTOS MUSICAIS FEITOS DE PLANTAS - ORQUESTRA VEGETAL:

Pois é exatamente isso que a The Vegetal Orchestra – ou Orquestra Vegetal -, uma banda de Viena, na Áustria, se propõe a fazer. O grupo peculiar está junto desde 1988 e é composto por 11 músicos, um cozinheiro e um técnico de som, que fazem música de verdade com cenouras, pimentões, abóboras e berinjelas.


O que você achou do grupo AUSTRÍACO QUE TOCA INSTRUMENTOS MUSICAIS FEITOS DE PLANTAS?

Você conseguiu identificar os timbres na Orquestra dos vegetais?

Lembre se, cada onda sonora apresenta um formato característico, que depende do material que produziu o som. Isso é o que define o timbre do som. Timbre é o que diferencia dois sons de mesma frequência (mesma nota). Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou no violino. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.



ATIVIDADE  1

Pense na sua musica preferida, se possível ouça ela nesse momento e pense em uma cor que ela pode representar para você.

Use desenhos, se libertem para ouvir o som e se expressarem sob sua influência do desenho, que cor tem o som da sua musica preferida?

Faça um desenho e represente a sua musica e a sua cor.


Muito bem, terminamos nossa atividade de hoje, lembre se de guardar o seu desenho


Sugestão de pesquisa 

orquestra dos vegetais – instrumentos não convencionais.



Pentatonix-  instrumento corporal-  é um grupo estadunidense a cappella originalmente composto por cinco vocalistas: Scott Hoying, Kirstin "Kirstie" Maldonado, Mitchell "Mitch" Grassi, Avriel "Avi" Kaplan ( vocalista baixo) e Kevin "KO" Olusola, formado na cidade de ArlingtonTexas.

tambores taiko – tambores, timbre.
O taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.






Nenhum comentário:

Postar um comentário