sexta-feira, 29 de maio de 2020

Patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.


Prof Denny


Kobra cria mural de grafite em homenagem a vítimas da corona vírus e fará leilão de obras para ajudar sem-teto de SP

Estudantes, vamos conversar um pouco sobre as Transformações na Cultura Urbana das grandes metrópoles.

É bastante comum, em depoimentos de moradores de bairros que passaram por processos de rápida transformação, principalmente nas grandes cidades, a evocação nostálgica de um tempo em que era costume colocar cadeiras na calçada em frente da casa, para apreciar o movimento da rua do fim de tarde. Não se trata apenas de recordação, são costumes que vemos que foram transmitidos de pais para filhos em determinadas culturas.
As cidades continuam em transformação cultural, atualmente, o grafite é um tipo de arte urbana caracterizada pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc.
É bastante usado como forma de crítica social, e, além disso, é uma maneira de intervenção direta na cidade, democratizando assim, os espaços públicos.

A cultura de rua, como o Hip Hop é uma forma de arte e de atitude que conquistou o mundo. É um estilo de vida, de se afirmar como sujeito social, de demarcar um território, valorizar uma identidade cultural e ocupar espaços públicos. O movimento que faz arte como forma de protesto social, mistura o novo e antigo, o popular e o erudito, a poesia e a paródia, e inventou o Rap (Rithm and Poetry).

Durante o período que estamos vivendo de pandemia, a arte urbana continua presente em nossa cidade e em outros países. Vamos ver um exemplo de Como os artistas contemporâneos estão retratando as suas obras no período de pandemia




Artistas fazem homenagens as profissionais de saúde, alertas para os cuidados e críticas às posturas de alguns líderes políticos.


Em todo o mundo, as ruas estão vazias de pessoas, mas cheias de arte que refletem a luta global contra a pandemia de corona vírus. Na favela de Mathare, na capital do Quênia, Nairóbi, o grupo  Mathare Roots's manda o recado: 'O corona é real’.




Abaixo veremos algumas obras de arte que fazem parte do patrimônio cultural, retratadas com criações que interferem na obra original. Nas obras dos artistas famosos veremos que há uma mascara retratando o período de pandemia que estamos vivendo.

                 


 

Proposta de atividade

Selecione uma obra de arte, pesquise em livros, internet, caderno do aluno, o material que estiver disponível em sua casa. Após selecionar a obra, faça uma intervenção na obra pensando no momento atual em que estamos vivendo de pandemia.

Use a criatividade!

Guarde o seu desenho e não se esqueça de anotar o nome da obra e do artista que você escolheu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário