Na atividade anterior você
começou a pensar no Corpo como instrumento musical, os sons produzidos com o
corpo. Você conheceu um pouco sobre o grupo BARBATUQUES e como eles utilizam o
corpo para produzir SOM.
Hoje você vai praticar
alguns movimentos e descobrir alguns sons.
ATIVIDADE 1
Realizar uma
sequencia de movimentos – som.
Vamos
experimentar esses sons!
a) SONS COM AS MÃOS:
- Golpear uma mão com a outra em forma de concha, que produzirá um
som mais grave;
- Agora com as mãos planas e os dedos esticados, que produzirá um som
mais agudo;
- Outros: mãos na barriga, mãos no peito, mãos
nas coxas, mãos no rosto, mãos na boca.
b) SONS COM OS DEDOS:
- Estalar os dedos. (Algumas crianças não conseguirão fazer este
exercício, mais é importante mostrar).
- Dedos contra dedos. (por exemplo: junte dois
dedos de uma mão contra dois da outra mão)
c) SONS DA BOCA:
- Estalar a língua;
- Barulho do beijo;
- Imitar o som do vento;
- Imitar o som da chuva;
- Bater os dentes;
d) SONS COM OS PÉS:
- Pé com pé;
- Pés no chão;
Muito bem!
Você percebeu que
alguns sons são GRAVES (som mais grosso) e outros AGUDOS (som mais fino)
ATIVIDADE 2
Agora você ira
assistir a uma apresentação do grupo Barbatuques
ATIVIDADE 3
Na sequencia abaixo,
você verá a PARTITURA da musica TUM PÁ e a letra da MÚSICA.
Pé no chão
Mão no coração
Bate palma estala o dedo
Brinca o jogo da canção
Mão na perna
Um pé de cada lado
Bate palma estala o dedo
Tudo ao mesmo tempo
Agora corre pro refrão:
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Mão no coração
Bate palma estala o dedo
Brinca o jogo da canção
Mão na perna
Um pé de cada lado
Bate palma estala o dedo
Tudo ao mesmo tempo
Agora corre pro refrão:
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Tum Pá
Tum Pá Tum
Pá Tum
Pá Tum Pá
Vamos tentar fazer a sequencia
de movimentos com a música?
Terminamos a atividade de hoje!
Gostou de produzir o SOM com o seu CORPO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário