terça-feira, 16 de junho de 2020

16/06/2020 2º ano T&I - Cultura digital: como nos informamos?

        I.           

 Tão cheios de informação que não consumimos informação nenhuma

Olá pessoal tudo bem? Espero que estejam o melhor possível! Aqui está a atividade desta semana. É uma parte de um texto em que tento destacar a importância de saber o que estamos consumindo de informação. Não deixem de conferir a aula no CMSP e o texto na íntegra, que é uma reportagem, todos os links estão nas referências! Bons estudos!

'Consumimos muita informação e isso torna nossas vidas difíceis'

Para JP Rangaswami, fundador da School of Everything

é preciso ter consumir conteúdo como consumimos comida: com calma e consciência

 

LUCIANA GALASTRI

29 NOV 2013 - 17H56 ATUALIZADO EM 09 DEZ 2013 - 13H55

 

JP Rangaswami, CIO ou ‘cientista chefe’ da empresa de tecnologia Salesforce, tem uma tese interessante: ele acredita que podemos comparar informação com comida. Através da mesma lógica que usamos para nossa alimentação, o indiano afirma que é necessário encontrar uma dieta balanceada de conteúdo a ser consumido.

Rangaswami também é criador da startup School of Everything, uma plataforma que permite que qualquer um que tenha algo a ensinar encontre pessoas que queiram aprender - desde idiomas até tricô.

Batemos um papo com o tecnólogo para entender melhor a relação entre comida e informação, suas ideias sobre consumo e internet e sobre a School of Everything. Confira:

 

GALILEU - Como você chegou à associação entre informação e comida? Pode explicar este conceito?

JP - Estamos consumindo muita informação. Os níveis de conteúdo são tão grandes que as pessoas cunharam termos em inglês como ‘information overload’ (sobrecarga de informações). E isso está tornando nossas vidas difíceis. Será que precisamos de tudo isso? Não acredito que temos um problema de produção de informação, mas de consumo de informação. Ninguém consegue passar 24h comendo, da mesma forma que é humanamente impossível ficar 24h recebendo informações. Mesmo assim, nos alimentamos dessas informações. Então faço a pergunta: as informações são comida?

 

E você recomenda que as pessoas pensem mais nessa comparação?

JP - Sim. No que você pensa quando fala em comida? De onde aquele alimento veio? Essa comida é muito pesada agora, é gordurosa? Quanto devo comer? Se eu ficar assistindo TV sem parar, não vou processar toda essa informação, da mesma forma que não vou digerir corretamente os alimentos se os ingerisse da mesma forma. Que tipo de dieta devo fazer, de que fontes devo retirar minhas informações? É como pensar em uma dieta balanceada. Disse tudo isso para provar que o problema da informação é o consumo. Então precisamos filtrar mais. Filtrar toxinas, gorduras, fazer exercícios…[...]

Texto extraído de Revista Galileu

Texto adaptado por

Prof. Lethior Feige

 

Questões para análise do texto:

1)      Considerando a leitura que acabou de fazer, descreva o tipo de informação que você mais consome.

 

2)      Você concorda com o  Rangaswami em sua comparação? Descreva sua posição quanto ao do entrevistado.

 

REFERÊNCIAS:

GALASTRI , LUCIANA. Revista Galileu.  'Consumimos muita informação e isso torna nossas vidas difíceis' disponível em: ˂https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2013/11/consumimos-muita informacao-e-isso-torna-nossas-vidas-dificeis.html˃ Acesso em: 16 de Junho de 2020


 09/06 - 2ª série EM – TEC  Cultura digital: como nos informamos? (45m54s) Disponível               em:˂https://www.youtube.com/watchv=_JUaDBbLCUc&list=PLtYe4M7gMnkPnUUdT2Aj_fu2KWqx5Bw3i&index=6˃ Acesso em: 16 de Junho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário