Olá pessoal!
Esta semana vamos estudar um pouco sobre os Desastres Ambientais.
Os desastres que ocorrem no meio ambiente, podem causar impactos que geram grandes consequências ao seres humanos.
Impacto ambiental, por definição, é qualquer alteração significativa no meio ambiente, sendo ela provocada pela ação humana ou fenômenos naturais.
Os desastres causados por furacões, tsunamis e queimadas naturais, são impactos de causas naturais que não foram resultados da ação do homem por exemplo. Já aquelas causadas pelo homem são as atividades petrolíferas, agricultura, pastagem para criação de gado, mineração, entre outros, mas que também tem resultados bastante catastróficos.
Os desastres de origem natural são causados por processos ou fenômenos naturais que podem implicar em perdas humanas ou outros impactos à saúde, danos ao meio ambiente, à propriedade, interrupção dos serviços e distúrbios sociais e econômicos. A Vigilância em Saúde Ambiental Associada aos Desastres de Origem Natural (Vigidesastres) atua no desenvolvimento de ações adotadas continuamente pela saúde pública visando à redução do risco de exposição da população, da infraestrutura e dos profissionais de saúde aos impactos ocasionados por desastres de origem natural, classificados como:
Geológicos (ex.: deslizamentos, erosão e terremotos);
Hidrológicos (ex.: inundação, enxurradas e alagamentos);
Meteorológicos (ex.: ciclones, tornados, ondas de calor);
Climatológicos (ex.: seca, estiagem e incêndio florestal); e
Biológicos (ex.: epidemias, infestações e pragas).
Cada desastre é único e tem características e efeitos diferentes sobre a saúde, uma vez que existe uma relação direta entre o tipo de evento que resulta num desastre e seus efeitos sobre a saúde.
Fonte:https://www.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/vigilancia-ambiental/vigidesastres/desastres-de-origem-natural Acessado em: 30/06/2020
Para acessar a atividade desta semana acesse
Bons estudos!
Professoras Camila e Danielle
Nenhum comentário:
Postar um comentário