quarta-feira, 24 de junho de 2020

Dança folclórica Paulistas e Brasileiras


Prof Denny

ESTUDANTES , você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre.

Vamos começar lendo um texto sobre Dança Folclórica, em seguida você ira responder a algumas questões. 
Você ira ver alguns exemplos de danças brasileiras, apreciar a um video e fazer uma pesquisa.
Vamos lá...

DANÇAS FOLCLÓRICAS – Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.
No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro.
No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região

Muito bem! Agora responda a essas perguntas.

1. O que vocês entendem por cultura popular?
2. O que vocês entendem por dança popular, folclórica paulista e brasileira?

3. Quais são os benefícios da dança?

4. Pesquisa - faça uma pesquisa sobre a dança tradicional típica Boi-Bumbá. Abaixo você tem uma sugestão de site de pesquisa e dois videos para assistir.

Boi bumbá

O Bumba meu boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste.
Embora tenha maior representatividade nas culturas dessas regiões, atualmente podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil.
Em 2012, o Bumba meu boi foi incluído na lista de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

4. Pesquisa - faça uma pesquisa sobre a dança tradicional típica Boi-Bumbá. Abaixo você tem uma sugestão de site de pesquisa.

Lenda do Boi-Bumbá: Turma do Folclore https://www.todamateria.com.br/bumba-meu-boi/


Apreciação: sugestão de dois videos para você assistir:








Exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região

Maculelê

A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada e acompanhada pela forte batida do atabaque. Esta batida é feita quando, no final de cada frase da música, os dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois.




Dança de fitas

A Dança da Fita, manifestação milenar de origem européia, instalou-se em nosso país nos estados do sul, através dos imigrantes no século passado. Essa manifestação é uma reverência feita à árvore, após o rigoroso inverno europeu. Nas aldeias, os colonos, no prenúncio da primavera, realizavam a Dança da Fita para homenagear o renascimento da Árvore.



jongo
O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.




catira

De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo. A coreografia é executada, na maioria das vezes, por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.




quadrilha junina

A quadrilha é uma dança tradicional das festas juninas que ocorrem no mês de junho no Brasil. Ela é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais vestidos com roupas caipiras. A dança é embalada ao som de músicas instrumentais típicas do interior do Brasil. A quadrilha é dirigida pela narração de uma pessoa (marcador), que faz brincadeiras e conduz os casais em cada momento.

De acordo com historiados e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII.


frevo


Frevo surgiu em Pernambuco, entre o fim do século XIX e o início do século XX, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval. O frevo originalmente não tem letra, é só tocado por uma banda.


 
 Qual dança típica brasileira você mais gostou?
 Conte para mim!





Nenhum comentário:

Postar um comentário