ESTUDANTES, você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do
2 Bimestre TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
FAKE NEWS Página 59 do Caderno do Aluno
Antes de começar ...
Você já parou para pensar sobre a importância e o espaço que os meios de comunicação têm em sua vida?
Leia o texto e pense sobre os instrumentos de comunicação que possibilitam a transmissão
e troca de informações entre duas ou mais pessoas.
Existem diferentes meios de
comunicação, sendo os individuais (exemplo: telefone, carta etc.) e os de massa
(exemplo: televisão, jornal etc.).
Entre os diferentes meios de
comunicação, naturalmente, alguns têm maior preferência da população. A
internet surgiu e, com o desenvolvimento da tecnologia, avançou
consideravelmente entre os favoritos.
No entanto, TV e rádio não
deixaram de ter impacto na sociedade. Dentro de diferentes contextos e
necessidades, cada um desses meios supre as demandas do público.
Campo e atuação
- Individual: são mídias usadas para comunicação
interna e para relações interpessoais simples. Exemplos: correio,
e-mail, telefone e fax.
- Massa: são mídias voltadas para comunicação externa,
mais ampla e irrestrita, com o intuito de atender ao maior número de
pessoas possível. Exemplos: jornal, revista, rádio, televisão e internet.
Tipo de linguagem
- Escritos: jornais, livros e revistas.
- Sonoros: rádio e telefone.
- Audiovisuais: televisão e cinema.
- Multimídias: TV digital e internet.
Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.
Muito bem! Agora vamos para a nossa atividade no seu caderno do aluno.
ATIVIDADE 1 – FAKE NEWS
Página 59 do Caderno do Aluno
Nessa atividade , passo 1, você ira escrever
nos círculos uma palavra que representa o tema: FAKE NEWS
Em seguida você irá assistir ao vídeo indicado.
Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira.
No caderno do aluno , você encontrará um roteiro igual ao que esta abaixo. Você ira preencher o roteiro no caderno do aluno
Exemplo do roteiro:
Identificação do vídeo:__________
Data:__________
Síntese do assunto:___________________
Quais são os possíveis impactos das fake
news: ________
Qual é a ideia central da mensagem:_________
Qual(is) são as contribuição(ões) sobre a
discussão do tema para sua formação?______
GUARDE AS SUAS ATIVIDADES PARA APRESENTAR AO PROFESSOR NO RETORNO AS AULAS.
LEMBRE SE DE CLICAR EU FIZ AQUI NO BLOG DA ESCOLA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário