Olá Alunos!
Atividade da semana de 22/06 a 26/06/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - (EF07GE02) - Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
PAN - (EF67LP33) Pontuar, adequadamente, textos de diferentes gêneros (ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências).
➧Você já parou para pensar porque no Brasil existem tantas culturas diferentes?
➧Vamos tentar entender onde tudo começou...
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
➧Processo de ocupação e colonização:
✓Busca por mercadorias que alimentavam o comércio europeu;
✓Colonização de exploração;
✓Início do povoamento a partir de 1530;
✓Apropriação de terras indígenas;
✓Etnocídio da população indígena;
✓Utilização de mão de obra escravizada, monocultura para exportação, latifúndios conhecidos como Plantation;
✓Contenção de movimentos sociais por meio da violência.
➧Observe o mapa:
![]() |
| Adicionar legenda |
➧Podemos observar uma grande variedade dos Povos indígenas no Brasil!
➧Leia a página 19 e 20 do Caderno do aluno Volume 2, parte 2:
No século XVI iniciou-se a exploração do Brasil, a partir da extração do pau-brasil, madeira tintorial, utilizada nas manufaturas de tecidos. Essa atividade, porém, não foi responsável pelo início da colonização, pois a exploração deu-se através de feitorias nômades, em vários pontos do litoral brasileiro, ou seja, durante cerca de 30 anos, não se formou nenhum núcleo de povoamento no Brasil.
Somente na década de 30 deste século é que iniciou-se de fato a ocupação da terra, com o início da produção canavieira, pequenas áreas ocupadas destacando-se a região de Pernambuco e, em menor escala, Bahia e São Vicente.
Durante o século XVII, a economia açucareira desenvolveu-se e passou a ocupar maiores áreas, ao mesmo tempo em que desenvolveu-se a pecuária, como atividade complementar. No final do século temos as primeiras ocorrências de ouro.
Durante o século XVIII, as atividades econômicas tornaram-se mais diversificadas. Destaca-se a ocupação do interior do território, principalmente com a mineração e a presença da pecuária no sul do país, neste caso para a produção de carne, abastecendo a região sudeste.
➧Após as observações nos mapas, na imagem e a leitura dos textos, assista a vídeoaula no CMSP para te ajudar na compreensão do assunto:
Atividades:
1) O Brasil foi colonizado por qual nação da Europa?
2) Quais atividades econômicas foram desenvolvidas nos séculos XVI, XVII e XVIII?
3) Cite um alimento cultivado pelos povos indígenas?
4) Quais relações foram estabelecidas com os povos originários no território
brasileiro?
5) Como ocorreu o processo de interiorização do território brasileiro?
Não esqueçam de me enviar a atividade! 😍




Nenhum comentário:
Postar um comentário