terça-feira, 9 de junho de 2020

Protagonismo Juvenil - Minha escola e a comunidade!

Olá Alunos!
BEM VINDOS AO 2º BIMESTRE!

Atividade da semana de 08/06 a 12/06/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades a serem trabalhadas: Estabelecer relações entre causas-consequências; Reconhecer as diferentes realidades existentes.


COMO ESTUDAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Um guia para professores e alunos interessados em ensinar e aprender nesse período de escolas fechadas

A matemática de uma pandemia é clara: a não ser que pratiquemos distanciamento social radical, teremos milhares de casos de Covid-19 no Brasil. Países que agiram rapidamente conseguiram evitar o colapso de seus sistemas de saúde e reduziram taxas de mortalidade. No tabuleiro da saúde pública, escolas e universidades tornaram-se peças centrais.

A UNESCO estima que quase um bilhão de alunos em todo o mundo terão que ficar em casa por semanas ou meses. Em diversos países, incluindo o Brasil, universidades e escolas estão transferindo suas aulas para plataformas online. Dado que os estudantes estarão afastados das salas de aula por tempo indeterminado, é fundamental criar estratégias para garantir que eles possam continuar aprendendo de forma saudável e viável durante a crise.

Mas achar que vamos mover a escola para dentro de casa em um passe de mágica é ilusão.
E pais, provavelmente, não vão ter tempo ou formação para acompanhar as atividades das crianças por semanas a fio.

[...] entender as possibilidades e limitações da educação online é fundamental. Pesquisas acadêmicas mostram que alunos “virtuais” têm performance inferior aos de escolas presenciais, quando todos os demais fatores são controlados.

Há também o desafio da equidade. No Brasil, alunos mais carentes não têm como seguir cursos online. Além de terem menor acesso a internet e computadores em casa, eles dispõem de menor espaço físico para assistir a aulas virtuais.

É hora de pensar em como seguir em frente em tempos de pandemia. Sair do presencial para o online requer mais que colocar slides na rede ou filmar-se diante de uma câmera.

  • Diversifique - A tecnologia educacional não se resume a plataformas de aulas online. É importante pensar em diversificar as experiências de aprendizagem com jogos, visitas a museus virtuais, simulações, ambientes de programação, arte, filmes e até laboratórios de ciência remotos.
  • Valorize Saberes e vá aonde o aluno está - Sabemos que o aprendizado é mais eficaz quando é relevante para o aluno e quando é alinhado com sua cultura e comunidade.
  • Considere os riscos à privacidade - A repentina busca por educação online pode esconder o risco de violações à privacidade de alunos, familiares e professores.
  • Use o momento para aprender - Nunca passamos por um momento como este e erros e tropeços certamente vão acontecer.
Com planejamento, cuidado e senso de colaboração, será possível mitigar a crise atual e tentar garantir que o desenvolvimento de nossos alunos não seja interrompido completamente.
E aqui, valem as palavras do nosso educador maior, Paulo Freire: educação é sobretudo diálogo, é sobretudo como aprender a mudar o mundo. Diante de uma crise desse tamanho, talvez valha a pena uma hora a menos de conteúdo, e uma hora mais de sonhar um mundo melhor.

Alunos para lerem a matéria completa, acessem: https://epoca.globo.com/como-estudar-em-tempos-de-pandemia-24318249

Atividade:

1) Leiam o texto da reportagem com bastante atenção, em seguida façam uso de um dicionário ou podem pesquisar na internet o significado das PALAVRAS que estão EM DESTAQUE em vermelho.

Não esqueçam de me enviar a atividade!

Bons estudos! Até breve!





Nenhum comentário:

Postar um comentário