terça-feira, 23 de junho de 2020

Semana 22.06.2020 🎔🎔

Bom dia/tarde/noite 9º ano B, como estão vocês?
Gostaria de iniciar a atividade da semana fazendo uma breve (talvez não tão breve assim... sorry 😬😬) reflexão a respeito do caminho que "trilhamos" até aqui e como vocês caminharam, ou não.

Técnicas de estudo: Resumo.

Plano de Estudos Semanal.

Atividade de Nivelamento

Como desenvolver o hábito de estudar.

Aprender é 10% inspiração e 90% transpiração.

Semana 22.06.2020 (essa semana, bebê..)
Calma.. já vamos!

Sobre Resumo:
1. Ler e reler o texto;
2. Buscar os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto;
3. Organizar as ideias principais;
i. O que está sendo dito no texto? 
ii. Como eu explicaria este assunto para alguém?
4. Reescreva o texto com as suas palavras.
Sobre o plano de estudos semanal:
A criação de uma rotina de estudos é fundamental, pois contribui substancialmente para a aprendizagem dos alunos.
A organização externa, do ambiente, reflete na organização dos próprios alunos. Portanto aprender a manter os materiais escolares em ordem é um hábito que deve ser desenvolvido.
A seleção dos materiais de estudo é outro aprendizado importante.

Uma leve perguntinha.. Você fez o resumo que foi pedido? 
Duas, na verdade... Você está montando seu plano de estudos semanal (que é pra ser feito semanalmente)?

sim, eu engordei.. não, eu não penteei o cabelo.. sim, eu escovei os dentes.. não, minha boca não está suja, está é descamando por causa da água quente.. HDRATEM-SE!

AGORA sim...

Ler para estudar: habilidades, procedimentos e gêneros de apoio à compreensão

Grande parte dos alunos da escola básica ainda não se tornou um leitor proficiente, capaz de compreender criticamente tudo que lê, perceber implícitos e relações de variadas ordens, replicar as ideias do texto, fazendo apreciações éticas, estéticas e políticas, entre outras habilidades.

Ao longo deste material serão apresentadas sugestões para apoiar o desenvolvimento de atividades que contribuam para que o aluno desenvolva as competências necessárias para ler, compreender e interpretar as leituras que realiza com a finalidade de estudar.

O mais importante é que os procedimentos trabalhados nessas atividades possam ser usados nas leituras que o aluno deve realizar no dia a dia da escola.

Procedimentos, estratégias e habilidades que operam antes da leitura

A. Ler para quê? Os objetivos ou finalidades da leitura

As finalidades da leitura podem ser muitas, ligadas a ordens bastante variadas de razões. Podem-se destacar como objetivos recorrentes da leitura: 
  • ler para divertimento e entretenimento (por exemplo, a leitura de revistas, história em quadrinhos, jornais, literatura etc.); 
  • ler para se informar sobre acontecimentos relevantes (por exemplo, a leitura de revistas, jornais, textos de divulgação científica etc.); 
  • ler para ter uma experiência estética, para fruição, comumente experimentada na leitura literária (por exemplo, romances, contos, poemas etc.); 
  • ler para entender como funciona ou para conhecer as instruções e os modos de uso de algo que se busca compreender (como ocorre na leitura de manuais de instrução, receitas médicas, receitas culinárias, regras de jogo etc.); 
  • ler para conhecer as “regras” (por exemplo, na leitura de estatutos, regimentos, legislações etc.); a ler para orientar-se (por exemplo, na consulta a um guia de ruas ou um mapa); 
  • ler para conhecer/aprofundar-se num determinado tema (como ocorre na leitura de artigos científicos, monografias, dissertações, teses etc.). 
Naturalmente, esses objetivos não são os únicos, assim como um mesmo portador pode servir a uma finalidade diferente daquela à qual parece ser, originalmente, destinado. O objetivo da leitura é soberano e, desse modo, uma notícia que, a rigor, informa sobre algo pode divertir, assim como a literatura pode ser fonte de informação ou mesmo contribuir para o aprofundamento em um determinado tema.

Quando se está diante de um determinado texto, faz sentido perguntar por mais dois objetivos específicos: 
  1. Com que objetivo esse texto foi escrito? 
  2. Qual o objetivo da leitura desse texto: por que eu estou lendo esse texto ou por que meu professor ou o livro didático propôs a leitura dele? É para compreender como funciona o sistema respiratório ou o reprodutor, entender como se deu a Revolução Francesa ou o que é aquecimento global?
Quando esses dois objetivos – o do autor e o do leitor – coincidem ou estão próximos, a leitura tende a se dar de forma mais “casada”. Quando não coincidem, é preciso que o leitor tenha consciência de que terá um pouco mais de trabalho para encontrar o que quer.

Ter clareza dos objetivos e construir essas expectativas antes e durante a leitura é algo que ajuda na compreensão do texto, pois mobiliza outras estratégias.

B. Antecipando conteúdos e propriedades do texto: o levantamento de hipóteses

Além de ter uma finalidade para a leitura, também é fundamental interagir com o texto, dialogando com ele – concordando, discordando, questionando para que se possa compreendê-lo. De forma articulada com os objetivos, uma das maneiras de se relacionar com o texto é formular hipóteses sobre o que ele tratará e sobre como ele o fará. De modo geral, o leitor usa as informações mais imediatamente disponíveis para essa formulação, como o título do texto, o autor, o suporte, entre outros, e é importante fazer isso de forma deliberada, até que essa estratégia seja empregada automaticamente.

Tendo ativado seus conhecimentos prévios e orientado por seus objetivos de leitura, o aluno poderá, então, formular uma hipótese do que o texto tratará e, via de regra, também sobre o que espera dele em termos do posicionamento de seu autor, se esse for o caso.

Resumindo:
Você deve: estabelecer/ter em vista objetivos de leitura, ativar conhecimentos prévios e levantar hipóteses/antecipar.

Atividade:
Conto: "A Doida" 
Autor: Carlos Drummond de Andrade

Pelo título e pelo autor, responda em seu caderno:
Qual seria um possível objetivo do autor do texto?
Qual gênero poderia pertencer o texto (notícia, artigo de opinião, carta de leitor etc.)?
Onde poderia ter sido publicado?
Qual possível conteúdo o texto contêm?

Leia o Conto: 
A DOIDA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ⟸ em .pdf
OU

Após a leitura do Conto:
  1. Qual foi o objetivo do autor do texto?
  2. Qual gênero poderia pertencer o texto?
  3. Onde poderia ter sido publicado?
  4. Qual o conteúdo do texto?

Escaneie sua atividade e envie pelo formulário abaixo.
o programa CamScanner possibilita fazer o escaneamento e deixar todas as páginas (caso seja mais de uma) em um único arquivo (faça isso, por favor). Se tiver dúvidas me avise.

Envie a atividade aqui ↴↴

Quer baixar o CamScanner??

        

Beijinhos, amores.. 
Prof.ª Rafaela Chioca Camargo
#ficaemcasa





Nenhum comentário:

Postar um comentário