quarta-feira, 24 de junho de 2020

Semana 22.06.2020 ♡♡

Comunidade

Comunidade caracteriza-se por um grupo de pessoas que reside em uma área geográfica determinada, compartilhando de um modo de vida e que possui uma cultura em comum. Cada integrante da comunidade é parte de uma história vivenciada de formas semelhantes por aqueles que vivem no mesmo lugar.

A comunidade é marcada pela interação entre as pessoas que a compõem, pelas práticas cotidianas que atendem às expectativas de seus membros que, de modo geral, vivenciam esperanças, valores, crenças e significados. As comunidades nascem como espaços de troca, com necessidades para a vida cotidiana. As feiras de hoje, por exemplo, têm origem nos antigos mercados de troca. Fixam-se pessoas e suas residências, criam-se vias de transporte e locais onde se desenvolvem várias atividades econômicas e administrativas, ao lado de atividades culturais e sociais. Obras e serviços se multiplicam para dar conta de atender às demandas da população: trabalhadores, comerciantes, novos proprietários, pessoas responsáveis pelos serviços públicos e privados, organizações não governamentais (ONG).

A comunidade possuem identidade e apresentam alguns aspectos singulares, pois sua história varia de acordo com o modo de vida e ocupação, além de características históricas, sociais e culturais. Em torno delas, há as comunidades maiores ou menores, as quais se ajudam mutuamente em relação à educação, saúde e transporte. Existem, assim, vários tipos de comunidade. As comunidades transcendem a soma das vidas de seus membros. O crescimento delas traz novas questões para seus habitantes, sendo necessária uma adaptação constante para dar conta das demandas sociais e econômicas, bem como de seu ritmo de expansão.

Atividade 1

Objetivo: levar os estudantes a conhecerem e refletirem a respeito da comunidade na qual a escola está inserida, por meio da própria percepção e pelos veículos de comunicação (jornal, internet, noticiário de TV, entre outros).
Depois disso...
Com a ajuda do Google Earth, do Google Maps ou, ainda, do mapa cartográfico local, localize os pontos geográficos desses serviços, em sua comunidade e registre em seu caderno.




Beijinhos, lindezas!!

Prof.ª Rafaela Chioca Camargo
#ficaemcasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário