terça-feira, 14 de julho de 2020

14/07/2020 9ºano cie – Gregor Mendel – a genética e o método científico


14/07/2020 9ºano cie –  Gregor Mendel – a genética e o método científico

 

Olá pessoal tudo bem? Espero que estejam o melhor possível! Vamos para atividade dessa semana que trouxe dois temas o método científico e as ideias de Gregor Mendel e seu estudo das ervilhas! Bora lá?

Vamos começar falando do método científico do qual os cientistas usam em seu trabalho diário, porém algumas vezes usamos esse mesmo método mas de forma mais “ligth”!

- MÉTODO CINTÍFICO: Ele é formado por várias etapas e de forma geral tem a sequência como mostrada na imagem a seguir:

 

Ao seguirem estas etapas de estudo, os cientistas produzem conhecimento sobre um tema estudado. Esse conhecimento produzido nem sempre acerta! Aquela hipótese pode estar correta ou incorreta, o que irá demonstrar isso será a experimentação que é colocar a hipótese à prova, testar. Observando o trabalho de Gregor Mendel podemos notar as etapas em seus estudos. Ele conseguiu:

- Observar que existiam ervilhas verdes e amarelas que provinham da mesma planta;

- Ele percebeu o mesmo problema que muitos outros cientistas antigos tinham notado, mas não conseguiram explicar, como é transmitido as características dos pais aos filhos?

- Para poder responder a questão Mendel levantou a hipótese de que nas células sexuais continham estruturas que transmitiam essas características;

- Para provar sua hipótese ele realizou muitas experimentações cruzando as várias raças de ervilhas que ele selecionou;

- Ao realizar a análise de resultados dos experimentos que fez, Mendel constatou que existia uma razão matemática na forma como as características das ervilhas eram passadas de “pais” a “filhos” ( o correto de “pais” seria progenitores)

- Então Mendel chegou a uma conclusão de que sua hipótese estava correta, mas para isso ele teve que utilizar conhecimentos, habilidades que ele construiu ao longo da vida, principalmente a que é relacionada a matemática. Mendel era muito bom na matemática.

E então percebeu como é longo o trabalho de um cientista? E muitas vezes uma nova descoberta não é feita somente por um cientista trabalhando em conjunto, ao mesmo tempo, as vezes são gerações de cientistas pesquisadores para conseguir construir um novo conhecimento. Como exemplo disso certa vez um dos maiores físicos de toda a história ao falar de suas descobertas, o inglês Isaac Newton, afirmou:

 

 

Sempre que penso na ciência fico muito empolgado, e você? Então como atividade dessa semana quero propor o seguinte:

Faça uma observação de um fenômeno qualquer e siga as etapas que apresentei aqui neste texto, descreva cada uma das etapas e envie para mim pelo whatsapp ou pelo blog da escola pelo EU FIZ!

Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário