quinta-feira, 16 de julho de 2020

Analisar a intervenção em Arte



Prof Denny

“A DANÇA É PARA TODOS, E NÃO SÓ PARA O INDIVIDUAL. É PARA TODOS E PARA TUDO.”

Estudante, na atividade  da semana passada você foi  desafiado a montar uma colagem, através de uma pesquisa.
Como ficou sua colagem? Se possível, envie foto para o professor.
Na atividade de HOJE vamos Construir critérios para analisar a intervenção em Arte e os Modos de intervenção artística e seus processos de criação em Dança;
Atividade 1: Sondagem - Caderno do aluno ARTE , página  99
Aquilo que dançamos é sempre uma dança coletiva, pois convoca outras danças e outros corpos numa comunhão infinita de memórias e transmissibilidades em movimento.
Antes de iniciar ,responda o questionamento indicado abaixo:
1. Para você, qualquer pessoa pode dançar? É possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas?

2. Você já ouviu falar sobre “dança coral”? Como você imagina que ela seja?

3. Você conhece o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban?

Vamos conhecer um pouco sobre Dança Coral

Dança Coral foi criada pelo coreógrafo e educador Rudolf Laban, e que é uma performance muito comum nos grandes espetáculos da Broadway, tendo como lema ‘quem canta dança’


Lembrar a mestra Maria Duschenes (1922-2014) é festejar esse caráter coletivo da dança como forma polifônica de arte e educação pelo movimento.
Portadora de saberes advindos de sua experiência com Rudolf Laban (1879-1958) e Kurt Jooss (1901- 1979), dona Maria abriu um campo inesperado para a dança feita no Brasil nos anos 1940, disparando conversas férteis entre os corpos daqui e as noções labanianas aprendidas com seus mestres. Sua ação agregadora difundiu preceitos das danças modernas europeias e plantou em São Paulo um caminho irreversível para as danças que fazemos hoje. Danças sempre no plural, como aprendemos com ela.
Criadora de experiências inovadoras que despontaram no cenário paulista entre os anos 1960 e 1970, dona Maria fundou o grupo Móbile em 1964, em parceria com Maria Esther Stockler (1939-2006), Helena Villar e Lili Pudles; coreografou memoráveis produções, como Magitex (1978) e São Paulo Madrugada (1978); desenvolveu projetos como Dança/Arte do Movimento (1990), que culminou na reunião de 150 pessoas na dança coral Origens I, apresentada no palco do Teatro Municipal de São Paulo; e, em 1978, trouxe Lisa Ullmann (1907-1985) ao Brasil. Principal colaboradora e continuadora da obra de Laban, Lisa conduziu um encontro marcante que reuniu artistas e alunos de dona Maria numa grande vivência labaniana.
Para saber mais:
Maria Duchenes. Disponível em:
<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa252508/maria-duschenes>. Acesso em: 19
abr. 2020.
A Poeta do Movimento. Disponível em:
<https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/maria-e-herbert-duschenes/a-poeta-domovimento/?
content_link=0>. Acesso em: data mês. ano.
Para saber mais:
Dança Coral - por Sôanne Marry. Disponível em:
<http://euvejoarte.blogspot.com/2011/11/danca-coral-por-soanne-marry.html>. Acesso
em: 26 nov. 2019.

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO  pagina 100 CADERNO DO ALUNO
Apreciação - Dança Coral
Pesquise antecipadamente textos que apresentem informações sobre Dança Coral, leia os textos e assista os vídeo indicado a seguir, para que aprecie e conheça esta forma de intervenção artística.
Finalize a atividade e registre no caderno suas considerações sobre este conceito.

Leia os textos indicados abaixo e assista atentamente os vídeos apresentados
Participe da análise e reflexão  sobre dança Coral.
Texto 1: palco italiano
Texto 2:“Quando muitas pessoas se movem juntas, elas formam um coral de movimento”

Links:

ACERVO - Dança Coral Origens II - 1991


ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes - 1990




O que eu aprendi?, registre no caderno suas considerações sobre este conceito: Dança Coral


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