E.
E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA
DE ENSINO DE BAURU
6 ANO – 2.º
bimestre/2020 Professor:
Adenilson Jesus Furlan
Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do
corpo em movimento; a prática dela possibilita o desenvolvimento da
sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do seu
movimento propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de
expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento
do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade,
envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social
(relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção e criação
nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos
desfiles de Carnaval, num encontro de danças urbanas (na roda de samba, no
pátio da escola, no palco do teatro, no cinema e na televisão). As danças têm
funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que as
vivenciam e que as desfrutam como público. Numa dimensão abrangente, é possível
que todas as pessoas dancem. Se por um lado, cada contexto de ensino
aprendizagem oferece contornos diferenciados, é possível apontar que existe
algo comum e importante a ser destacado que percorrerá as situações de
aprendizagem propostas. Dançar implica aprender sobre o movimento que aborda o
espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações
de pulsos, ritmos, pausas e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e
a reflexão sempre presente
Objetivos institucionais
gerais: Experimentar,
identificar e apreciar. Realizar (momentos de exploração dos elementos
constitutivos das danças folclóricas). Organizar e realizar momentos de
experimentação e análise, possibilidades de formação e de participação social.
Atividades didáticas –
Conteúdos:
Elementos da linguagem: Elementos constitutivos do movimento.
Dança folclórica paulista e brasileira, Fatores do movimento - tempo, peso,
fluência e espaço, Ação Expressiva. Processos
de Criação: elementos das danças
folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) ,
espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e
brasileiras ,Apreciação
Contextos e práticas: diferentes formas de expressão, representação e
encenação de danças folclóricas.
Artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de
diferentes épocas. Patrimônio cultural -
material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, matrizes
indígenas, africanas e europeias, Experiências pessoais e coletivas em dança,
Estereótipos e preconceitos
Habilidades cognitivas:
(EF06AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação
de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes.
(EF06AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas
paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas
manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF06AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento
dançado.
(EF06AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e
brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e
não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica,
individual e coletiva.
Atividades
autodidáticas:
Pesquisar
e analisar diferentes formas de expressão, Reconhecer e apreciar composições de
dança. Explorar elementos, constitutivos
do movimento.
Experimentar
e analisar os fatores de movimento gerando ações corporais e movimento dançado;
Produção
de textos dissertativos baseados no conteúdo abordado; Resolução de situações
problema; Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros; Apresentar diferentes recursos
tecnológicos que poderão ser trabalhados por meio de atividades investigativas,
apreciações e produções artísticas e portfólios (físico e/ou digital).
As
atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas
no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp com a
participação do professor para tirar suas dúvidas. Vídeo aulas do Youtube CMSP,
chat também serão utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das
atividades. As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e
professor.
Atividades
didático-cooperativas:
Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor
Atividades
complementares:
Associação
às habilidades integradoras: conexões entre duas ou mais linguagens artísticas,
para ampliação das possibilidades criativas, de compreensão de processos de
criação e fomento da interdisciplinaridade.
Critérios de avaliação: A avaliação e recuperação proposta
neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de
prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de
acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas
tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional
do professor. Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não
estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os
estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as
realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de
LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na
realização das atividades para propor soluções.
Recomendação
à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para
acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e
apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os
alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a
entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua
Portuguesa:
(EF15LP01) Compreender a função social de textos
que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na
casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de
massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.
Valores:O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem,
a equidade e justiça.
Habilidades
socioemocionais:
REPERTÓRIO
CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais,
das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da
produção artístico-cultural.
Fontes
de referência (professor)
Faro,
Antônio José. Pequena história da dança.
Instituto
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN
Portinari,
Maribel. História da dança
São
Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e normas
Pedagógicas. O ensino de Arte nas
séries iniciais: ciclo I / Secretaria da Educação, Coordenadoria de
estudos e normas pedagógicas.
São
Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Teatro
e dança: repertórios para a educação / Secretária da Educação, Fundação
para o desenvolvimento da educação.
Documentos
educacionais: Caderno do Aluno e do Professor, Currículo Paulista, Matriz
curricular, BNCC, Plano de nivelamento.
Fontes de referência
(aluno)
IPHAN
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio e Ações
Dança Popular Brasileira – Programa diversidade. A História das Festas Juninas.
Patrimônio Imaterial da Cultura - Danças. É hora de valorizar nosso patrimônio
cultural
Materiais
de pesquisa disponíveis em casa
Caderno
do aluno
Centro de mídias SP
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