terça-feira, 14 de julho de 2020

ARTE - Guia de aprendizagem


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
6 ANO – 2.º bimestre/2020                                 Professor: Adenilson Jesus Furlan                
                    
Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento; a prática dela possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do seu movimento propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção e criação nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, num encontro de danças urbanas (na roda de samba, no pátio da escola, no palco do teatro, no cinema e na televisão). As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que as vivenciam e que as desfrutam como público. Numa dimensão abrangente, é possível que todas as pessoas dancem. Se por um lado, cada contexto de ensino aprendizagem oferece contornos diferenciados, é possível apontar que existe algo comum e importante a ser destacado que percorrerá as situações de aprendizagem propostas. Dançar implica aprender sobre o movimento que aborda o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausas e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presente
Objetivos institucionais gerais: Experimentar, identificar e apreciar. Realizar (momentos de exploração dos elementos constitutivos das danças folclóricas). Organizar e realizar momentos de experimentação e análise, possibilidades de formação e de participação social.
Atividades didáticas – Conteúdos:
Elementos da linguagem: Elementos constitutivos do movimento. Dança folclórica paulista e brasileira, Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço, Ação Expressiva. Processos de Criação:  elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) , espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras ,Apreciação
Contextos e práticas: diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas.  Artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes épocas.  Patrimônio cultural - material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, matrizes indígenas, africanas e europeias, Experiências pessoais e coletivas em dança, Estereótipos e preconceitos
Habilidades cognitivas:
(EF06AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes.
(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
(EF06AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
Atividades autodidáticas:
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, Reconhecer e apreciar composições de dança.  Explorar elementos, constitutivos do movimento.
Experimentar e analisar os fatores de movimento gerando ações corporais e movimento dançado;
Produção de textos dissertativos baseados no conteúdo abordado; Resolução de situações problema; Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros; Apresentar diferentes recursos tecnológicos que poderão ser trabalhados por meio de atividades investigativas, apreciações e produções artísticas e portfólios (físico e/ou digital).
As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp com a participação do professor para tirar suas dúvidas. Vídeo aulas do Youtube CMSP, chat também serão utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das atividades. As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor.
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor
Atividades complementares:
Associação às habilidades integradoras: conexões entre duas ou mais linguagens artísticas, para ampliação das possibilidades criativas, de compreensão de processos de criação e fomento da interdisciplinaridade.
Critérios de avaliação: A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor. Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.
Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua Portuguesa:
(EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa. 
Valores:O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.
Habilidades socioemocionais:
REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência (professor)
Faro, Antônio José. Pequena história da dança.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN
Portinari, Maribel. História da dança
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e normas Pedagógicas. O ensino de Arte nas séries iniciais: ciclo I / Secretaria da Educação, Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas.
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Teatro e dança: repertórios para a educação / Secretária da Educação, Fundação para o desenvolvimento da educação.
Documentos educacionais: Caderno do Aluno e do Professor, Currículo Paulista, Matriz curricular, BNCC, Plano de nivelamento.
Fontes de referência (aluno)
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio e Ações Dança Popular Brasileira – Programa diversidade. A História das Festas Juninas. Patrimônio Imaterial da Cultura - Danças. É hora de valorizar nosso patrimônio cultural
Materiais de pesquisa disponíveis em casa
Caderno do aluno
Centro de mídias SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário