E.
E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA
DE ENSINO DE BAURU
3 MÉDIO – 2.º
bimestre/2020 Professor:
Adenilson Jesus Furlan
Justificativa da
unidade: a proposta para
o ensino de Arte na 3ª série do Ensino Médio foi pensada dentro do contexto do
século XXI, em que o aspecto considerado mais importante foi à visão sistêmica
de mundo frente à realidade. O diálogo intencional da arte com a ciência e a
tecnologia integra a proposta de trabalho com as linguagens artísticas (dança,
música, teatro e artes visuais), no qual o corpo, as imagens, os sons, o espaço
e as tecnologias digitais acontecem em interação como um sistema. Para o
desenvolvimento deste trabalho, considerando a visão sistêmica de mundo,
pretende-se que se estabeleça um diálogo em equipe, de forma colaborativa, na
elaboração de um projeto artístico que relacione as artes visuais, a dança, a
música, o teatro e as tecnologias digitais.
Objetivos institucionais
gerais: Oportunidade de
conhecer, apreciar, criar e viver, tendo experiências com sentido e ligada ao
mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de
participação social. O estudo e a
pesquisa às imagens já produzidas pelos artistas de diversas épocas históricas,
alimentando o repertório visual, sensível, informativo, conceitual e
perceptivo. A prática da dança, envolvendo processos de consciência corporal
(individual) e social (relacional), assim como processos de memória,
imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e estético. A
linguagem musical, apresentar diferentes gêneros musicais, a fim de que os
estudantes ampliem seus repertórios e conhecimentos, e desenvolvam também
competências para ouvir, entender e criar. A arte teatral, a exploração de
diversas sonoridades, dos gestos e movimentações etc
Atividades didáticas –
Conteúdos:
Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de
comunicação
virtuais; Relações entre público e obra e visualidades; Procedimentos
para processos de criação em dança; Suportes e ferramentas tecnológicas para
produção digital em dança;
Habilidades cognitivas: Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da
dança; Pesquisar profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas
a Linguagem da Dança; Explorar os processos de criação desta linguagem em
ambientes digitais; Investigar novas possibilidades como videodança e performance
em dança; Registrar, produzir e divulgar um processo de criação em dança que
use a tecnologia e ambientes digitais.Leitura
e interpretação de textos de diferentes gêneros;
As
atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas
no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook
profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para
tirar suas dúvidas. As aulas propostas
pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor.
Atividades
didático-cooperativas:
Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp. individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor.
Atividades
complementares: Localizar
informações explícitas em um texto. Inferir uma informação implícita em um
texto. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto etc.).
Critérios de avaliação:
A
avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e
continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir
diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através
das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e
Facebook profissional do professor.
Recuperação
em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de
comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os
objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da
disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN
e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para
propor soluções.
Recomendação
à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para
acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e
apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os
alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a
entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Tecnologia
no ensino global
Habilidade de Língua
Portuguesa:
Usar
adequadamente a norma-padrão formal da língua portuguesa na elaboração de
respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de
acesso ao Ensino Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego.
Valores: formação
ética que vise à autonomia e ao pensamento crítico do estudante.
Fontes de referência
(Professor)
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor:
arte/Secretária da Educação
Caderno do Professor, Orientações Curriculares e Didáticas de Arte do 3º
ano do Ensino Médio.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dança e Tecnologia: um encontro de corpos reais e virtuais.
HERNÁNDEZ, M. M. S. Entre a Arte E a Docência: a Formação Do Artista de
Dança,
MARQUES, I. Linguagem da dança: arte e ensino.
BERTAZZO, I. CORPO VIVO - Reeducação do movimento.
Plano de nivelamento.
Fontes de referência
(Estudante)
Dança Licenciatura. Educa Mais Brasil.
Profissionais da Dança. Galeria das Artes: A Arte e Suas Tecnologias.
Estudar para se tornar dançarino profissional. Dança das sombras diferenciadas.
Faculdade de Dança. Guia da Carreira; Quais empregos esperam quem cursa Dança?
Profissões da Dança: bailarino, coreógrafo, ensaiador; Profissionais da Dança.
Galeria das Artes: A Arte e suas Tecnologias; Dança. Empregos.
Nome do canal. “Samwad, Rua do Encontro” de Ivaldo Bertazzo.
Espetáculo traz dança e tecnologia para o palco em Rio Preto
Nome do canal. CULTURA | Arte e Tecnologia, Apresentação final Oficina
Dança e Tecnologia, Shadow performance Hercules.
Materiais disponíveis em casa; Caderno do aluno.
Centro de Mídias SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário