segunda-feira, 13 de julho de 2020

ARTE - Guia de aprendizagem


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
3 MÉDIO – 2.º bimestre/2020                                    Professor: Adenilson Jesus Furlan  

                                  
Justificativa da unidade: a proposta para o ensino de Arte na 3ª série do Ensino Médio foi pensada dentro do contexto do século XXI, em que o aspecto considerado mais importante foi à visão sistêmica de mundo frente à realidade. O diálogo intencional da arte com a ciência e a tecnologia integra a proposta de trabalho com as linguagens artísticas (dança, música, teatro e artes visuais), no qual o corpo, as imagens, os sons, o espaço e as tecnologias digitais acontecem em interação como um sistema. Para o desenvolvimento deste trabalho, considerando a visão sistêmica de mundo, pretende-se que se estabeleça um diálogo em equipe, de forma colaborativa, na elaboração de um projeto artístico que relacione as artes visuais, a dança, a música, o teatro e as tecnologias digitais.
Objetivos institucionais gerais: Oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver, tendo experiências com sentido e ligada ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social.  O estudo e a pesquisa às imagens já produzidas pelos artistas de diversas épocas históricas, alimentando o repertório visual, sensível, informativo, conceitual e perceptivo. A prática da dança, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e estético. A linguagem musical, apresentar diferentes gêneros musicais, a fim de que os estudantes ampliem seus repertórios e conhecimentos, e desenvolvam também competências para ouvir, entender e criar. A arte teatral, a exploração de diversas sonoridades, dos gestos e movimentações etc
Atividades didáticas – Conteúdos:
Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação
virtuais; Relações entre público e obra e visualidades; Procedimentos para processos de criação em dança; Suportes e ferramentas tecnológicas para produção digital em dança;
Habilidades cognitivas: Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança; Pesquisar profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas a Linguagem da Dança; Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais; Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança; Registrar, produzir e divulgar um processo de criação em dança que use a tecnologia e ambientes digitais.Leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros;
As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor.
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp. individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.
Atividades complementares: Localizar informações explícitas em um texto. Inferir uma informação implícita em um texto. Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
Critérios de avaliação:
A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.
Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções.
Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Tecnologia no ensino global
Habilidade de Língua Portuguesa:
Usar adequadamente a norma-padrão formal da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego.
Valores: formação ética que vise à autonomia e ao pensamento crítico do estudante.
Fontes de referência (Professor)
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: arte/Secretária da Educação
Caderno do Professor, Orientações Curriculares e Didáticas de Arte do 3º ano do Ensino Médio.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dança e Tecnologia: um encontro de corpos reais e virtuais.
HERNÁNDEZ, M. M. S. Entre a Arte E a Docência: a Formação Do Artista de Dança,
MARQUES, I. Linguagem da dança: arte e ensino.
BERTAZZO, I. CORPO VIVO - Reeducação do movimento.
Plano de nivelamento.
Fontes de referência (Estudante)
Dança Licenciatura. Educa Mais Brasil.
Profissionais da Dança. Galeria das Artes: A Arte e Suas Tecnologias. Estudar para se tornar dançarino profissional. Dança das sombras diferenciadas. Faculdade de Dança. Guia da Carreira; Quais empregos esperam quem cursa Dança? Profissões da Dança: bailarino, coreógrafo, ensaiador; Profissionais da Dança. Galeria das Artes: A Arte e suas Tecnologias; Dança. Empregos.
Nome do canal. “Samwad, Rua do Encontro” de Ivaldo Bertazzo.
Espetáculo traz dança e tecnologia para o palco em Rio Preto
Nome do canal. CULTURA | Arte e Tecnologia, Apresentação final Oficina Dança e Tecnologia, Shadow performance Hercules.
Materiais disponíveis em casa; Caderno do aluno.
Centro de Mídias SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário