E.
E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA
DE ENSINO DE BAURU
9
ANO – 2.º bimestre/2020 Professor:
Adenilson Jesus Furlan
Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do
corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da
sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento
na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de
expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento
do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade,
envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social
(relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação
em dança nos âmbitos artístico e estético.
A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um
encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola,
no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e
sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e
que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos
que todas as pessoas podem dançar. Se
por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos
diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e importante a ser
destacado para o professor que irá percorrer as Situações de Aprendizagem aqui
propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que está sendo
abordado: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; o tempo nas
relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a
ação e a reflexão sempre presentes. O ensino da arte na escola não tem a função
de oferecer uma formação profissional, mas, proporcionar aos estudantes a
oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolas,
tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo
as possibilidades de formação e de participação social.
Objetivos institucionais
gerais: Experimentar,
identificar e apreciar. Objetos de conhecimento mobilizados na habilidade do
currículo em Dança. Organizar e realizar momentos de pesquisa, análise,
reconhecimento e apreciação. Realizar (momentos de exploração dos elementos
constitutivos das danças folclóricas). Organizar e realizar momentos de
experimentação e análise
Atividades didáticas –
Conteúdos:
Elementos da Linguagem; Elementos constitutivos do movimento cotidiano;
Elementos constitutivos do movimento dançado; História da Dança tradicional e
contemporânea.
Contextos e Práticas: Formas de expressão, representação e encenação de dança
contemporânea; Tecnologias digitais na dança; Composições de dança de artistas,
grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Habilidades cognitivas:
(EF09AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação
da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos.
de
tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas.
(EF009AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado
nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o
desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF09AR12)
Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento
como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios
(EF09AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da
dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também
fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
(EF09AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea
(coreografia, figurino, Trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o
recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais)
para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
(EF09AR15)
Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e
em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.
(EF69AR32)
Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre
diversas linguagens artísticas.
(EF69AR35)
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
(EF69AR32)
Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre
diversas linguagens artísticas.
Atividades
autodidáticas:
Organizar
e realizar momentos de pesquisa;
Organizar
e realizar momentos de análise; reconhecer e apreciar composições de dança
contemporânea; realizar momentos de investigação; realizar momento de
composição; Apresentar diferentes recursos tecnológicos que poderão ser
trabalhados por meio de atividades investigativas, apreciações e produções
artísticas e portfólios (físico e/ou digital). As atividades serão propostas
para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A
interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da
Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas. As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas
pelo aluno e professor
Atividades
didático-cooperativas:
Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; blog da escola,
facebook e /ou whatsapp
Atividades
complementares:
Habilidades integradoras: conexões entre duas ou mais linguagens artísticas,
para ampliação das possibilidades criativas, de compreensão de processos de
criação e fomento da interdisciplinaridade.
A avaliação e
recuperação proposta
neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática
pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar,
avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como
o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor.
Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios
de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os
objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da
disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no
PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para
propor soluções. Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio,
como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no
desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos
processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias
digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais: Ética e pluralidade cultural.
Habilidade de Língua
Portuguesa: EF69LP34
- Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura,
como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de
conteúdos e informações.
Valores: O
respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e
justiça.
Habilidades
socioemocionais:
REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas
diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência
(Professor)
Janelas
da Arte – 9º ano. Ensino Fundamental – Anos Finais.
Secretaria
da Educação (SÃO PAULO). Caderno do professor: arte - anos finais. São Paulo:
Secretaria de Educação-SEE, 2009.
Secretaria
da Educação (SÃO PAULO). Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos
e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria da Educação-SEE;
RENGEL,
L. P. et al. Elementos do movimento na Dança.
RAMON, M.
Rudolf von Laban. Uso dos
computadores leva a dança a uma transformação quase inimaginável.
DANÇA
E TECNOLOGIA: UM ENCONTRO DE CORPOS REAIS E VIRTUAIS. Melodifestivalen. Man vs
machine; Rengel, L. P. DICIONÁRIO LABAN
Arte
e Estética no Enem: O que é feio? O que é belo? – Revisão de Filosofia. Fonte:
Blog do Enem. Arte e Estética no Enem: O que é feio? O que é belo?
Belo.
Fonte: Enciclopédia – Itaú Cultural.
ESTÉTICA:
ORIGEM E HISTÓRIA, O BELO E A ATITUDE ESTÉTICA.
História
da beleza, de Umberto Eco: um estudo entre a história e a arte.
Caderno
do aluno; Currículo paulista; Matriz curricular; BNCC; Plano de nivelamento
Fontes de referência
(Estudante)
Ensaio
pré-geral do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fonte: Theatro
Municipal do Rio de Janeiro Oficial. Lago dos Cisnes II.
Quasar
Cia de Dança no Auditório Ibirapuera; São Paulo Companhia de Dança.
Para
conhecer mais sobre a Companhia de Dança Quasar;
Para
conhecer a São Paulo Companhia de Dança;
Espetáculo
“Amelia”. Fonte: Wassim Arfa. La La La Human Steps
Espetáculo
“Casa”. Fonte: MrPouicapoil. Ela / Casa (FIN)
Espetáculo
“Dínamo”. Fonte: Cia de Dança Deborah Colker.
Espetáculo
“Nosotros, os lirismos do cotidiano.
Espetáculo
“VeRo”. Fonte: Cia de Dança Deborah Colker. VeRo.
Para
saber mais sobre a Companhia de Dança La La La Human Steps;
Para
saber mais sobre o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro; Para saber
mais sobre a Cia de Dança Deborah Colker.
Vídeo
Espetáculo “Samwaad - Rua do Encontro”.
Materiais
de pesquisa disponíveis em casa
Caderno
do aluno; CMSP.
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