terça-feira, 14 de julho de 2020

ARTE - Guia de Aprendizagem


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
9 ANO – 2.º bimestre/2020                                             Professor: Adenilson Jesus Furlan                                    


Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético.  A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.  Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as Situações de Aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que está sendo abordado: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes. O ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação profissional, mas, proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolas, tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social.
Objetivos institucionais gerais: Experimentar, identificar e apreciar. Objetos de conhecimento mobilizados na habilidade do currículo em Dança. Organizar e realizar momentos de pesquisa, análise, reconhecimento e apreciação. Realizar (momentos de exploração dos elementos constitutivos das danças folclóricas). Organizar e realizar momentos de experimentação e análise
Atividades didáticas – Conteúdos:
Elementos da Linguagem; Elementos constitutivos do movimento cotidiano; Elementos constitutivos do movimento dançado; História da Dança tradicional e contemporânea.
Contextos e Práticas: Formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea; Tecnologias digitais na dança; Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Habilidades cognitivas:
(EF09AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos.
de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
(EF009AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF09AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios
(EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
(EF09AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, Trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
(EF09AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Atividades autodidáticas:
Organizar e realizar momentos de pesquisa;
Organizar e realizar momentos de análise; reconhecer e apreciar composições de dança contemporânea; realizar momentos de investigação; realizar momento de composição; Apresentar diferentes recursos tecnológicos que poderão ser trabalhados por meio de atividades investigativas, apreciações e produções artísticas e portfólios (físico e/ou digital). As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; blog da escola, facebook e /ou whatsapp
Atividades complementares: Habilidades integradoras: conexões entre duas ou mais linguagens artísticas, para ampliação das possibilidades criativas, de compreensão de processos de criação e fomento da interdisciplinaridade.
A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor. Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções. Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais: Ética e pluralidade cultural.
Habilidade de Língua Portuguesa: EF69LP34 - Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.
Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.
Habilidades socioemocionais: REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência (Professor)
Janelas da Arte – 9º ano. Ensino Fundamental – Anos Finais.
Secretaria da Educação (SÃO PAULO). Caderno do professor: arte - anos finais. São Paulo: Secretaria de Educação-SEE, 2009.
Secretaria da Educação (SÃO PAULO). Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria da Educação-SEE;
RENGEL, L. P. et al. Elementos do movimento na Dança.
RAMON, M. Rudolf von Laban. Uso dos computadores leva a dança a uma transformação quase inimaginável.
DANÇA E TECNOLOGIA: UM ENCONTRO DE CORPOS REAIS E VIRTUAIS. Melodifestivalen. Man vs machine; Rengel, L. P. DICIONÁRIO LABAN
Arte e Estética no Enem: O que é feio? O que é belo? – Revisão de Filosofia. Fonte: Blog do Enem. Arte e Estética no Enem: O que é feio? O que é belo?
Belo. Fonte: Enciclopédia – Itaú Cultural.
ESTÉTICA: ORIGEM E HISTÓRIA, O BELO E A ATITUDE ESTÉTICA.
História da beleza, de Umberto Eco: um estudo entre a história e a arte.
Caderno do aluno; Currículo paulista; Matriz curricular; BNCC; Plano de nivelamento
Fontes de referência (Estudante)
Ensaio pré-geral do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fonte: Theatro Municipal do Rio de Janeiro Oficial. Lago dos Cisnes II.
Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera; São Paulo Companhia de Dança.
Para conhecer mais sobre a Companhia de Dança Quasar;
Para conhecer a São Paulo Companhia de Dança;
Espetáculo “Amelia”. Fonte: Wassim Arfa. La La La Human Steps
Espetáculo “Casa”. Fonte: MrPouicapoil. Ela / Casa (FIN)
Espetáculo “Dínamo”. Fonte: Cia de Dança Deborah Colker.
Espetáculo “Nosotros, os lirismos do cotidiano. 
Espetáculo “VeRo”. Fonte: Cia de Dança Deborah Colker. VeRo.
Para saber mais sobre a Companhia de Dança La La La Human Steps;
Para saber mais sobre o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro; Para saber mais sobre a Cia de Dança Deborah Colker.
Vídeo Espetáculo “Samwaad - Rua do Encontro”.
Materiais de pesquisa disponíveis em casa
Caderno do aluno; CMSP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário