E.
E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA
DE ENSINO DE BAURU
7 ANO – 2.º
bimestre/2020 Professor:
Adenilson Jesus Furlan
Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do
corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da
sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento
na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de
expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento
do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade,
envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social
(relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação
em dança nos âmbitos artístico e estético.
A
dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro
de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco
de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos
ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a
desfrutam como público. Dançar implica em aprender sobre o movimento que
aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas
relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a
ação e a reflexão sempre presentes.
Objetivos institucionais
gerais: Experimentar,
identificar e apreciar, na perspectiva de uma abordagem investigativa que
requer conhecimento relativo à Linguagem da dança, visando possibilitar
diferentes processos cognitivos relacionados aos objetos de conhecimento
(conteúdos, conceitos e processos). O ensino da arte na escola não tem a função
de oferecer uma formação profissional, mas, proporcionar aos estudantes a
oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolar,
tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo
as possibilidades de formação e de participação social.
Atividades didáticas –
Conteúdos
Contextos
e Práticas diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças
clássica e moderna: composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Elementos da Linguagem: fatores de movimento
(tempo, peso, fluência e espaço).
Processos de Criação: Elementos das danças clássica e
moderna-coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.
RUDOLF LABAN
Mapa Conceitual
Habilidades cognitivas:
(EF06AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação
de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes.
(EF06AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas
paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas
manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF06AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento
dançado.
(EF06AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e
brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e
não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica,
individual e coletiva.
(EF06AR15)
Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e
em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.
(EF69AR31)
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR35) Identificar
e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar,
produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável.
Atividades
autodidáticas:
Analisar
e perceber as diferentes formas de expressão, representação e encenação de
danças clássica e moderna. Explorar os
elementos constitutivos do movimento dançado; Compreender o desenvolvimento da
dança em sua história tradicional e contemporânea Experimentar e analisa os
fatores de movimento como elementos constitutivos do movimento dançado, gerando
ações corporais; Compreender e se expressar de forma reflexiva sobre os
estereótipos e preconceitos, relacionados à dança. Relacionar as práticas artísticas às
diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica,
estética e ética. ; Identificar e manipula diferentes tecnologias e recursos
digitais para acessar, apreciar, produzir e registrar. Produções artísticas em
danças; Compreender a importância de agir de modo reflexivo, ético e
responsável ao compartilhar práticas. Apresentar diferentes recursos tecnológicos que poderão ser trabalhados
por meio de atividades investigativas, apreciações e produções artísticas e
portfólios (físico e/ou digital. As atividades serão propostas para os
alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com
o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade
Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas. As aulas propostas pelo CMSP serão
acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades
didático-cooperativas:
Interação
pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da
escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp. individual,
proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de
construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e
a mediação do professor
Atividades
complementares:
Habilidades integradoras: conexões entre duas ou mais linguagens artísticas,
para ampliação das possibilidades criativas, de compreensão de processos de
criação e fomento da interdisciplinaridade
Critérios de avaliação:
A
avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e
continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir
diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através
das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e
Facebook profissional do professor. Recuperação em Arte é importante adotar a
postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades
para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua
durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as
habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades
expostas na realização das atividades para propor soluções. Recomendação à
prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para
acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e
apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os
alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a
entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua
Portuguesa:
EF07LP04
- Reconhecer, em textos, o verbo como núcleo das orações.
Valores: O
respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e
justiça.
Habilidades
socioemocionais:
REPERTÓRIO
CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais,
das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção
artístico-cultural.
Fontes de referência
(Professor)
CAMINADA,
E. História da Dança - Evolução Cultural, Rio de Janeiro: Ed. Sprint, 1999;
FARO,
A. J. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986;
GARAUDY,
R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 13- 15
MARTINS,
M. Corpo Prismático: Estudos do Movimento (Projeto de Pesquisa). Rio de
Janeiro: UFRJ, 2011. Disponível em: <https://docplayer.com.
br/84619835-Sistema-laban-bartenieff-estudos-do-movimento.html> Acessado em
12 nov. 2019.
PORTINARI,
M. História da Dança- 1ª ed. Editora Nova Fronteira, 1989;
PREGNOLATTO,
D. Criandança: Uma Visita à Metodologia de Rudolf Laban.
RENGEL,
L. P. Dicionário Laban.
SÃO
PAULO (Governo). São Paulo Companhia de Dança. A escrita da dança
SÃO
PAULO (Secretaria de Educação do Estado). Material de apoio ao Currículo do
Estado de São Paulo - Caderno Do Professor - Arte. Ensino Fundamental
Tipos
de Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea.
BISSE,
J. de M. A Ruptura entre a Dança Clássica e a Dança Moderna.
Dança Clássica e Dança Moderna; Enciclopédia Itaú Cultural;
Documentos
educacionais: Caderno do Aluno e do Professor, Currículo Paulista, Matriz
curricular, BNCC, Plano de nivelamento.
Fontes de referência
(Estudante)
Tipos
de Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea.
BISSE,
J. de M. A Ruptura entre a Dança Clássica e a Dança Moderna
Dança Clássica e Dança Moderna. Companhia de Dança.
Concert (or The Perils of Everybody)”, fragmento da obra criada por Jeromi
Robinso do Canal; Animação “Thought of
You - by Ryan Woodward”, do canal do artista e animador
Ivani
Santana. Enciclopédia Itaú Cultural
Resenha
do filme Billy Elliot
Materiais
de pesquisa disponíveis em casa
Caderno
do aluno
Centro
de mídias SP
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