terça-feira, 14 de julho de 2020

ARTE - Guia de Aprendizagem


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
7 ANO – 2.º bimestre/2020                        Professor: Adenilson Jesus Furlan                         



Justificativa da unidade: A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético.
A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
Objetivos institucionais gerais: Experimentar, identificar e apreciar, na perspectiva de uma abordagem investigativa que requer conhecimento relativo à Linguagem da dança, visando possibilitar diferentes processos cognitivos relacionados aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos). O ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação profissional, mas, proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolar, tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social.
Atividades didáticas – Conteúdos
Contextos e Práticas diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna: composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Elementos da Linguagem: fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço).
Processos de Criação: Elementos das danças clássica e moderna-coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.
RUDOLF LABAN
Mapa Conceitual
Habilidades cognitivas:
(EF06AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes.
(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
(EF06AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.
(EF06AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Atividades autodidáticas:
Analisar e perceber as diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças clássica e moderna.  Explorar os elementos constitutivos do movimento dançado; Compreender o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea Experimentar e analisa os fatores de movimento como elementos constitutivos do movimento dançado, gerando ações corporais; Compreender e se expressar de forma reflexiva sobre os estereótipos e preconceitos, relacionados à dança.  Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. ; Identificar e manipula diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir e registrar. Produções artísticas em danças; Compreender a importância de agir de modo reflexivo, ético e responsável ao compartilhar práticas. Apresentar diferentes recursos tecnológicos que poderão ser trabalhados por meio de atividades investigativas, apreciações e produções artísticas e portfólios (físico e/ou digital. As atividades serão propostas para os alunos através de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola. A interação com o aluno será feita via whatsApp, facebook profissional e blog da Unidade Escolar, com a participação do professor para tirar suas dúvidas.  As aulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelo aluno e professor
Atividades didático-cooperativas:
Interação pelas ferramentas tecnologias utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional e da Unidade Escolar e /ou whatsapp. individual, proporcionando aos estudantes com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor
Atividades complementares: Habilidades integradoras: conexões entre duas ou mais linguagens artísticas, para ampliação das possibilidades criativas, de compreensão de processos de criação e fomento da interdisciplinaridade
Critérios de avaliação:
A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e Facebook profissional do professor. Recuperação em Arte é importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções. Recomendação à prática diária do registro, em um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos, observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso as tecnologias digitais, realizando a entrega no retorno às aulas presenciais
Temas transversais:
Ética e Pluralidade Cultural
Habilidade de Língua Portuguesa:
EF07LP04 - Reconhecer, em textos, o verbo como núcleo das orações.
Valores: O respeito à: vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, a equidade e justiça.
Habilidades socioemocionais:
REPERTÓRIO CULTURAL: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Fontes de referência (Professor)
CAMINADA, E. História da Dança - Evolução Cultural, Rio de Janeiro: Ed. Sprint, 1999;
FARO, A. J. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986;
GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 13- 15
MARTINS, M. Corpo Prismático: Estudos do Movimento (Projeto de Pesquisa). Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. Disponível em: <https://docplayer.com. br/84619835-Sistema-laban-bartenieff-estudos-do-movimento.html> Acessado em 12 nov. 2019.
PORTINARI, M. História da Dança- 1ª ed. Editora Nova Fronteira, 1989;
PREGNOLATTO, D. Criandança: Uma Visita à Metodologia de Rudolf Laban.
RENGEL, L. P. Dicionário Laban.
SÃO PAULO (Governo). São Paulo Companhia de Dança. A escrita da dança
SÃO PAULO (Secretaria de Educação do Estado). Material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo - Caderno Do Professor - Arte. Ensino Fundamental
Tipos de Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea.
BISSE, J. de M. A Ruptura entre a Dança Clássica e a Dança Moderna.
Dança Clássica e Dança Moderna; Enciclopédia Itaú Cultural;
Documentos educacionais: Caderno do Aluno e do Professor, Currículo Paulista, Matriz curricular, BNCC, Plano de nivelamento.
Fontes de referência (Estudante)
Tipos de Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea.
BISSE, J. de M. A Ruptura entre a Dança Clássica e a Dança Moderna
Dança Clássica e Dança Moderna. Companhia de Dança.
Concert (or The Perils of Everybody)”, fragmento da obra criada por Jeromi Robinso do Canal; Animação “Thought of You - by Ryan Woodward”, do canal do artista e animador
Ivani Santana. Enciclopédia Itaú Cultural
Resenha do filme Billy Elliot
Materiais de pesquisa disponíveis em casa
Caderno do aluno
Centro de mídias SP

 


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