Na atividade desta semana, vamos trabalhar com o tema: cruzamento teste e padrões de herança, desenvolvendo a habilidade de elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos e sobre herança, aplicando as ideias de Mendel. Esta atividade se baseia na aula transmitida pelo centro de mídias no dia 13/07.
Assista a aula clicando no link abaixo e responda as questões. Bom estudo!
Questões
1. Na interação pelo chat no início da aula, há a seguinte pergunta: qual é o genótipo da ervilha amarela e da ervilha verde?
2. Determine o processo de determinação do genótipo.
3. Para que serve o cruzamento teste?
4. Explique a teoria cromossômica da herança.
5. Comente sobre as características hereditárias humanas, com relação a seus padrões de herança.
6. O que é herança autossômica dominante e recessiva?
7. Fale um pouco sobre heranças sexuais, segundo a aula.
8. Uma mulher com a visão normal para cores se casou com um homem na mesma condição e tiveram um filho daltônico. Qual é o genótipo dos envolvidos?
9. Explique o que é herança restrita ao sexo (Y).
10. O que é herança influenciada pelo sexo? Cite um exemplo.
11. Vamos considerar a seguinte anomalia hereditária: hipofosfatemia com raquitismo existente à vitamina D.
Numa prole de mulheres normais e homens afetados pela anomalia hereditária mencionada, todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais.
É correto dizer que a anomalia em questão é:
a) determinada por um gene dominante ligado ao sexo.
b) determinada por um gene dominante autossomo.
c) determinada por um gene recessivo autossomo.
d) determinada por um gene recessivo ligado ao sexo.
e) determinada por um gene do cromossomo Y.
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