terça-feira, 7 de julho de 2020

● Elementos constitutivos do movimento ● Dança folclórica paulistas e brasileiras


Prof. Denny

Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.




Durante a apreciação da atividade anterior, você conseguiu perceber que nas danças folclóricas, os movimentos utilizados são bem característicos e diversos. Em se tratando dos movimentos na dança, daremos um enfoque maior a quatro elementos mais específicos: fluência, espaço, peso e tempo.

Para ampliar a compreensão das possibilidades de uso dos elementos constitutivos da dança, veja no gráfico a seguir o estudo realizado por Rudolf Laban, no qual consta outros elementos da dança.


Você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno, 2 Bimestre.
Observe o gráfico no caderno do aluno, pagina 09 e 10.


1. Movimento corporal:
Kinesfera – é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.
Fluxo: é a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
Eixo: Corresponde à sustentação e ao equilíbrio do corpo;
Giros: Rodar com o corpo no seu próprio eixo;
Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;
Saltos: são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;
Rolamentos: quando o corpo rola no espaço;

2. Espaço:
Níveis: Corresponde à altura do corpo no movimento (alto, médio e baixo);
Direção: É para onde o corpo se movimenta (frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);
Deslocamento: Acontece quando o bailarino se movimenta para um ponto específico da coreografia, seja saltando, girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;
Dimensão: É a orientação no espaço – amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;

3. Tempo: Rápido, moderado, lento;
Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.
Moderado: É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.
Lento: Quando o dançarino reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente, quase até parar.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre os elementos da dança, fluência, espaço, peso e tempo,  anote na ficha  que esta no caderno do aluno  quais são os que fazem parte das coreografias nos vídeos apresentados  a seguir .

ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I - Pagina 11

Dança folclórica
  
Xaxado




Assim, hoje em dia o xaxado é executado aos pares, e os grupos dançam geralmente acompanhados por conjuntos de pífano, zabumba, triângulo e sanfona, apesar de originalmente o xaxado não possuir qualquer acompanhamento, sendo uma forma predominantemente vocal, com o som das alpercatas arrastadas no chão fazendo as vezes de instrumento de percussão, ditando o ritmo da dança.
Os movimentos do xaxado são apresentados em fila, claro sinal de influência indígena, sem volteio, avançando o pé direito em três e quatro movimentos para os lados e puxando o esquerdo, num rápido e arrastado sapateado.
Verificando os movimentos dos pés de quem está manuseando uma enxada, limpando mato na roça ou xaxando, é semelhante aos de quem está dançando o xaxado básico.
A "paternidade" do xaxado também é matéria de bastante controvérsia, pois alguns autores afirmam que se trata de uma adaptação de danças portuguesas; outros afirmam ser uma recriação de danças indígenas, e há ainda várias fontes que acreditam terem sidos os cangaceiros, em especial o bando de Lampião os criadores do xaxado.

Os movimentos do xaxado são apresentados em fila, claro sinal de influência indígena, sem volteio, avançando o pé direito em três e quatro movimentos para os lados e puxando o esquerdo, num rápido e arrastado sapateado.

Catira


Essa dança folclórica é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo ritmo da música, que por sua vez, é produzida pela viola caipira. Por esse motivo, a moda de viola é o ritmo mais empregado.

Na dança, duas fileiras são formadas pelos integrantes, que se movimentam de frente um para o outro. Dessa maneira, as batidas dos pés e das mãos são intercaladas por pulos.
Ela é formada geralmente por dois violeiros e um grupo de, no máximo, dez integrantes. Mas, devemos observar que isso pode variar dependendo do local onde ela ocorre.
Os violeiros podem estar frente a frente, ou ainda, virados para os demais dançarinos. São eles os responsáveis por iniciar a música, momento chamado de rasqueado.
Logo, os dançarinos fazem o movimento denominado escova, onde há uma rápida batida das mãos e dos pés, acompanhado por seis pulos.
Ao longo da música destacam-se dois movimentos: serra acima e serra abaixo. No primeiro, os dançarinos rodam uns atrás dos outros e da esquerda para a direita, alternando a batida dos pés e das mãos.
No segundo, e após realizada a volta completa, eles viram e voltam para trás (da direita para esquerda) com as batidas alternadas dos pés e das mãos.
No recortado, as fileiras e os dançarinos trocam de lugar. Por fim, temos o levante, onde todos cantam a melodia em coro.
Veja também: Danças Folclóricas


Chimarita



A “chimarrita”, é uma dança típica do folclore gaúcho. Teve origem no Arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira, e foi trazida de Portugal por colonos açorianos, na segunda metade do séc. XVIII. Desde a sua chegada ao Rio Grande do Sul, a 'chamarrita' (forma original de como era designada) foi evoluindo ao longo de gerações e, no início do séc. XX, passou a ser adotada a forma de dança de pares enlaçados.
A corruptela 'Chimarrita” foi a denominação mais usual dessa dança, entre os campeiros. Do Rio Grande do Sul (e de Santa Catarina), a dança passou para o Paraná, e para o Estado de São Paulo, bem como às províncias argentinas de Corrientes e Entre Ríos, onde ainda hoje são populares as variantes 'Chamarrita' e 'Chamamê'.


Para completar a sua ficha, você fará a pesquisa das danças: carimbó e São Gonçalo


Lembre se de registrar sua atividade e se possível enviar uma foto da sua atividade para o professor.

Ate a próxima aula!

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