Prof. Denny
Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar
elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e
brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da
dança em sua história tradicional e contemporânea.
Durante a
apreciação da atividade anterior, você conseguiu perceber que nas danças
folclóricas, os movimentos utilizados são bem característicos e diversos. Em se
tratando dos movimentos na dança, daremos um enfoque maior a quatro elementos
mais específicos: fluência, espaço, peso e tempo.
Para
ampliar a compreensão das possibilidades de uso dos elementos constitutivos da dança,
veja no gráfico a seguir o estudo realizado por Rudolf Laban, no qual consta outros elementos da dança.
Você pode acompanhar essa atividade no
caderno do aluno, 2 Bimestre.
Observe o gráfico no caderno do aluno, pagina
09 e 10.
1. Movimento
corporal:
Kinesfera – é o que delimita o espaço natural do
corpo. Corresponde a todo o espaço que o corpo alcança.
Fluxo: é
a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
Eixo: Corresponde à sustentação e ao
equilíbrio do corpo;
Giros: Rodar com o corpo no seu próprio
eixo;
Peso: refere-se às mudanças de força
utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;
Saltos: são movimentos que deixam o corpo
temporariamente sem suporte;
Rolamentos: quando o corpo rola no espaço;
2. Espaço:
Níveis: Corresponde à altura do corpo no
movimento (alto, médio e baixo);
Direção: É para onde o corpo se movimenta
(frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);
Deslocamento:
Acontece quando o
bailarino se movimenta para um ponto específico da coreografia, seja saltando,
girando, correndo ou dando pequenos passos marcados;
Dimensão: É a orientação no espaço – amplitude
ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;
3. Tempo: Rápido, moderado, lento;
Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração
constante de um movimento sem alterações.
Moderado: É o meio termo entre um movimento
corporal rápido e um lento.
Lento: Quando o dançarino
reduz a velocidade dos movimentos corporais constantemente, quase até parar.
Agora que você já
conheceu um pouco mais sobre os elementos da dança,
fluência, espaço, peso e tempo, anote
na ficha que esta no caderno do aluno quais são os que fazem parte das coreografias
nos vídeos apresentados a seguir .
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I - Pagina 11
Dança
folclórica
Xaxado
Assim, hoje em dia o
xaxado é executado aos pares, e os grupos dançam geralmente acompanhados por
conjuntos de pífano, zabumba, triângulo e sanfona, apesar de originalmente o
xaxado não possuir qualquer acompanhamento, sendo uma forma predominantemente vocal,
com o som das alpercatas arrastadas no chão fazendo as vezes de instrumento de
percussão, ditando o ritmo da dança.
Os movimentos do xaxado
são apresentados em fila, claro sinal de influência indígena, sem volteio,
avançando o pé direito em três e quatro movimentos para os lados e puxando o
esquerdo, num rápido e arrastado sapateado.
Verificando os movimentos
dos pés de quem está manuseando uma enxada, limpando mato na roça ou xaxando, é
semelhante aos de quem está dançando o xaxado básico.
A "paternidade"
do xaxado também é matéria de bastante controvérsia, pois alguns autores
afirmam que se trata de uma adaptação de danças portuguesas; outros afirmam ser
uma recriação de danças indígenas, e há ainda várias fontes que acreditam terem
sidos os cangaceiros, em especial o bando
de Lampião os criadores do
xaxado.
Os movimentos do xaxado são apresentados em fila, claro sinal
de influência indígena, sem volteio, avançando o pé direito em três e quatro
movimentos para os lados e puxando o esquerdo, num rápido e arrastado
sapateado.
Catira
Essa
dança folclórica é marcada pela batida dos pés e das mãos movimentadas pelo
ritmo da música, que por sua vez, é produzida pela viola caipira. Por esse
motivo, a moda de viola é o ritmo mais empregado.
Na
dança, duas fileiras são formadas pelos integrantes, que se movimentam de
frente um para o outro. Dessa maneira, as batidas dos pés e das mãos são
intercaladas por pulos.
Ela é
formada geralmente por dois violeiros e um grupo de, no máximo, dez
integrantes. Mas, devemos observar que isso pode variar dependendo do local
onde ela ocorre.
Os violeiros podem estar frente a frente, ou ainda,
virados para os demais dançarinos. São eles os responsáveis por iniciar a
música, momento chamado de rasqueado.
Logo, os dançarinos fazem o movimento
denominado escova, onde há
uma rápida batida das mãos e dos pés, acompanhado por seis pulos.
Ao longo da música destacam-se dois
movimentos: serra acima e serra abaixo. No primeiro, os
dançarinos rodam uns atrás dos outros e da esquerda para a direita, alternando
a batida dos pés e das mãos.
No
segundo, e após realizada a volta completa, eles viram e voltam para trás (da
direita para esquerda) com as batidas alternadas dos pés e das mãos.
No recortado,
as fileiras e os dançarinos trocam de lugar. Por fim, temos o levante, onde todos cantam a
melodia em coro.
Veja também: Danças Folclóricas
Chimarita
A “chimarrita”, é uma dança típica do
folclore gaúcho. Teve origem no Arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira, e
foi trazida de Portugal por colonos açorianos, na segunda metade do séc. XVIII.
Desde a sua chegada ao Rio Grande do Sul, a 'chamarrita' (forma original de como
era designada) foi evoluindo ao longo de gerações e, no início
do séc. XX, passou a ser adotada a forma de dança de pares enlaçados.
A corruptela 'Chimarrita” foi a denominação
mais usual dessa dança, entre os campeiros. Do Rio Grande do Sul (e de Santa
Catarina), a dança passou para o Paraná, e para o Estado de São Paulo, bem como
às províncias argentinas de Corrientes e Entre Ríos, onde ainda hoje são
populares as variantes 'Chamarrita' e 'Chamamê'.
Para
completar a sua ficha, você fará a pesquisa das danças: carimbó e São Gonçalo
Lembre se
de registrar sua atividade e se possível enviar uma foto da sua atividade para
o professor.
Ate a próxima aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário