terça-feira, 7 de julho de 2020

Elementos constitutivos do movimento dançado

Prof. Denny

Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
RUDOLF LABAN
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.
A Corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para quais o corpo se projeta ao dançar.
ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
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Cinesfera (Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal.
O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento:

Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:
Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações;
Moderado, o meio termo entre o um movimento corporal rápido e um lento;
Lento, quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM (caderno do aluno).
Você observou e leu sobre  cada um dos fatores do movimento . Reflita sobre o assunto e responda as questões:

1. Quando falamos sobre a linguagem da dança, o que você destacaria de importante nela?
2. Você já ouviu falar em coreografia? Se sim, registre com suas palavras para que ela serve.
3. O que o movimento que fazemos ao dançar tem de diferente dos movimentos que fazemos com o corpo no dia-a-dia?
4. Quando falamos em dança, lembramos de música e movimento! Para você, como será que estes movimentos são criados?
5. O que você sabe sobre os fatores de movimento – tempo, peso, fluência e espaço? Comente.


DESAFIO QUAIS OS FATORES DO MOVIMENTO FEITOS NESTA APRESENTAÇÃO?


CARACTERÍSTICAS DOS BALLETS ROMÂNTICOS
O romantismo foi um movimento artístico que perdurou na Europa, estando presente, não só em artes – como na música e na literatura -, mas também no ballet. Se foi um momento que a sociedade europeia estava vivenciando, o ballet não poderia deixa-lo de fora dos seus espetáculos
Então, o ballet vai basicamente se apropriar das mesmas características românticas das outras artes e fazer montagens incríveis que vão apaixonar a plateia, de forma que até hoje serão reproduzidas incansavelmente. E é sobre essas características nos ballets que vamos tratar aqui.

Ballet de Repertório - Giselle

Enredo

No primeiro ato, a aldeã Giselle está apaixonada por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando Giselle descobre a fraude, ela fica inconsolável e morre.
No segundo ato, o amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem a noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito vital tomado pelos willis espectrais, os fantasmas vampíricos de garotas noivas que morreram antes do dia do seu casamento, e sua rainha. Sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até a morte. Giselle dança no lugar de Albrecht e, dessa forma, impede que ele chegue à exaustão, quebrando o encanto das willis. No final, ela o perdoa. Autor O poeta romântico Théophile Gautier é o autor do roteiro desse balé.

BALE CLASSICO

A dança de um modo geral, pode levar ao ser humano a um estado de profundo prazer e relaxamento. Algumas modalidades de dança, entretanto, podem nos levar a outros mundos ou épocas distintas, além da nossa vida cotidiana. Assim, o Balé Clássico é uma dessa modalidades que encantam quem assiste, sem que se precise da linguagem verbal para ser claro e compreensível a qualquer ser humano e encantam quem dança ao despertar sentimentos profundos, ao proporcionar um contato íntimo com a arte.
O Balé Clássico é uma modalidade de dança que requer muita habilidade, técnica e treinamento pois possui um vocabulário próprio e metódico. Os fundamentos básicos do Balé Clássico consistem em: postura ereta, rotação externa dos membros inferiores, movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.


APRECIAÇÃO : 5 Melhores Bailarinas do

 Mundo





PESQUISA - QUER SABER MAIS?
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Ballet de repertório (em francês ballet d'action) é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que é representada através de danças.[1] O balé de repertório precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado .É um conjunto de coreografias querendo contar uma história. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são O Quebra NozesO Lago dos CisnesGiselle CopélliaPássaro de FogoEsmeraldaDom Quixote, etc.
São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.
Essa é uma lista dos mais famosos balés de repertório:
·         O Lago dos Cisnes
·         O Quebra Nozes
·         Dom Quixote
·         A Bela Adormecida
·         Romeu e Julieta
·         Coppélia
·         Cinderella
·         Le Corsaire
·         Daphnis et Chloé
·         La Fille Mal Gardée
·         Giselle
·         La Sylphide
·         La Bayadère
·         Paquita
·         O Pássaro de Fogo
·         Le Sacre du Printemps
·         Petrouchka
·         Raymonda


Aulas de Ballet - Ballet Clássico para Iniciantes Passo a Passo - Demi Plié e Grand Plié


Hoje vamos apreciar o  Plié. O plié é um dos movimentos mais importantes do ballet feito na barra. Consiste numa flexão do joelho ou joelhos, que serve para tornar os músculos mais flexíveis e maleáveis e os tendões mais elásticos. Existe o demi plié e o grand plié, que consiste numa flexão menos ou mais acentuada, respectivamente.




Conheça os passos do Ballet Clássico para te inspirar

Dicionário do Ballet: Passos e tradução!



O Ballet Clássico é uma dança originária da Itália no século XV e que se desenvolveu em países como a França, Inglaterra e Rússia.
A dança é a mais metódica dentre todos os estilos de ballet e também é o que mais adere às técnicas do ballet tradicionais. Existem algumas variações em relação à área de origem deste gênero, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês.
Entretanto, nos últimos dois séculos, a maioria dos fundamentos do balé é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis, o primeiro bailarino a codificar os passos da dança, que é considerada uma das mais elegantes do mundo.
Seguem os 9 passos do Ballet Clássico
1. Plié. O plié é um dos movimentos mais importantes do ballet feito na barra. Consiste numa flexão do joelho ou joelhos, que serve para tornar os músculos mais flexíveis e maleáveis e os tendões mais elásticos. Existe o demi plié e o grand plié, que consiste numa flexão menos ou mais acentuada, respectivamente.
2. Tendu. Neste movimento uma das pernas fica esticada ao lado, à frente ou atrás do corpo. Afasta-se a perna na direção pretendida, arrastando também o respectivo pé. Levanta-se primeiro o calcanhar e, em seguida a planta do pé, mantendo a ponta do pé apoiada no chão.
3. Jeté. O nome deste passo significa atirado, lançado. No jeté o bailarino atira a perna com energia, sempre esticada. É como se fosse o tendu, mas com mais energia e com os pés fora do chão. Existem vários tipos de saltos, grandes (grand jetés) ou pequenos.
4. Rond de jambe. Que traduzido significa rodar a perna, que pode ser feito à terre ou en l’air, ou seja, no chão ou no ar. Se for feita no chão, a perna tem de desenhar no chão um semi-círculo ou a letra D. Pode ser feito de trás para frente ou ao contrário. Se for feito no ar, a perna sai para for e faz um círculo, em que a coxa aparentemente não se mexe.
5. Fondu. O fondu é uma flexão da perna de base, enquanto a outra recolhe ao mesmo tempo. É como se fosse um pilé mas em uma perna.
6. Frappé. Este movimento é como se fosse uma batida ou golpe. No frappé o pé repousa levemente sobre o tornozelo do pé de apoio, para de seguida esticar a perna e dar um golpe. Pode ser feito para a frente, para trás ou para o lado.
7. Grand Battement. É um movimento da perna e do pé sob a forma de batida. Com o tronco e as pernas esticadas, afasta-se a perna de trabalho da perna de base, com um movimento vigoroso, para a frente e para o alto. Pode ser feito em qualquer direção.
8. Adagio. Este nome é atribuído aos passos em que se utiliza a sustentação das pernas no ar. São normalmente movimentos suaves e lentos.
9. En dehors. Este é um dos passos essenciais no ballet, que significa para fora, manter os calcanhares virados para fora. O movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás.

 ATÉ A PRÓXIMA AULA!
LEMBRE SE DE REGISTRAR A SUA ATIVIDADE E SE POSSÍVEL ENVIAR FOTO PARA O SEU PROFESSOR.



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