terça-feira, 7 de julho de 2020

● Elementos constitutivos do movimento cotidiano;


Prof. Denny
Estudantes, na atividade de hoje vamos explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.
 Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças?

Estudantes, explorar o caráter expressivo do movimento é uma das premissas do ensino de dança. O coreógrafo e pesquisador da linguagem Rudolf Laban (1879-1958), uma das grandes referências na área, categorizou os movimentos em dois tipos: os funcionais - escovar os dentes, subir escadas ou escrever na lousa, por exemplo - e os expressivos. Nesses últimos, o objetivo é transmitir uma idéia ou sensação, como o estranhamento, a curiosidade, a beleza ou o humor.


Elementos constitutivos do movimento cotidiano:
1. Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
2. Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;
3. Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe).


Você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM  pagina 10 CADERNO DO ALUNO

Nessa atividade,você irá apreciar alguns vídeos sobre elementos constitutivos do movimento, movimento corporal cotidiano e dançado, espaço e tempo, expressão, representação e encenação de dança contemporânea, tecnologias digitais na dança e; composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Esses conceitos são importantes para ampliar seu repertório pessoal e cultural.
 Após assistir aos vídeos, participe ativamente da reflexão, relembrando as anotações anteriores, analisando e respondendo as próximas questões:

Qual movimento do seu  cotidiano você pode transformar em  dança?

Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?

Registre as respostas no seu caderno do aluno.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM página 10 CADERNO DO ALUNO

Participe deste momento de sondagem respondendo as questões a seguir:
1. Alguma vez você já improvisou durante as produções de arte? E em dança?
2. Será que é possível improvisar na dança? Dê exemplos.
3. É possível, por meio da dança, transmitir uma mensagem? De que forma os dançarinos
transmitem suas mensagens?
4. Você já viu ou participou de brincadeiras de dança contemporânea?
5. Você conhece jogos de dança contemporânea? Existem semelhanças e diferenças entre jogos desportivos, como o futebol, e jogos de dança contemporânea?
6. Você já assistiu danças coletivas contemporâneas pela TV, internet ou ao vivo?
7. Diante do que já assistiu, apreciou, pesquisou e analisou sobre dança contemporânea nas aulas de arte, ou em outros locais você reconhece a influência de outras culturas nestes espetáculos e ensaios? Quais?
8. Você considera que fatos e notícias, temas e situações atuais, poderiam se transformar em coreografias?

ATIVIDADE 2 – APRECIAÇÃO
Dança: expressão pelo movimento
Pina: Dança do Cotidiano
Em filme que homenageia sua compatriota, a bailarina e coreógrafa Pina Bausch, diretor alemão Wim Wenders retoma temas de sua obra


Mais que instigar leituras da linguagem corporal, Pina dotava suas criações de conteúdos e estéticas que transcendem o simples cotidiano. É o falar e o agir através da dança.
Fatores do movimento
1. Espaço - forma direta ou flexível;
2. Tempo – rápido, lento ou moderado;
3. Peso - leve ou forte;
4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.

Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.

Dança contemporânea: aula explora consciência corporal e coordenação motora. A dança contemporânea explora a plasticidade do corpo com movimentos espontâneos e sem roteiro definido

Dança funcional contemporânea




Dia Mundial da Dança 2017



Quais elementos do movimento você pode observar nesse vídeo?

Chegamos ao final da nossa aula, lembre –se de registrar suas atividades e se possível enviar uma foto da atividade para o professor.
Ate a próxima aula!




Nenhum comentário:

Postar um comentário