terça-feira, 7 de julho de 2020

● Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço.


Prof. Denny

Estudantes, na atividade de hoje vamos apreciar  e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
Como são criados os movimentos da dança?

Você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre.

 Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
Para ampliação de seu repertório pessoal, leia abaixo alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

RUDOLF LABAN
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.
A Corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para quais o corpo se projeta ao dançar.
Deslocamento - É o percurso utilizado pelo dançarino, respeitando as marcações específicas de uma determinada coreografia. Existem várias maneiras para execução dos percursos (deslocamentos) na dança. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar são algumas delas. Esses “caminhos” podem ser percorridos de formas retas ou curvas, e serem feitos individual ou coletivamente, exemplos:
Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto definido.
Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.
Dimensão – A dimensão é a que define a orientação no espaço e se estende entre duas direções opostas. São elas: amplitude (largura), comprimento (altura) e profundidade.
Direção – São os sentidos (trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto inicial o centro do corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em baixo.
Planos ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixos. Espaços referentes à altura dos movimentos. Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que vão da altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.

Cinesfera (Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal.
O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento: Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto para atingir um ponto   definido.
Forma Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.

ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.

FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).

TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:
Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações;
Moderado, o meio termo entre o um movimento corporal rápido e um lento;
Lento, quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.

Muito bem! No caderno do aluno esta a atividade com o  roteiro para você completar.
Estudantes, nesta situação de aprendizagem vamos ampliar o seu repertório através da apreciação, colocá-lo em contato com os fatores do movimento (tempo, peso, fluência e espaço), propiciar momentos de pesquisa, análise e experimentação de formas de expressão e representação e encenação de danças de matrizes indígenas e  africana.

Atividade 2 – Apreciação
Assista  os vídeos indicados a seguir para uma apreciação de imagens de formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas e africanas. Durante a apreciação,  observe atentamente cada detalhe e preencher o roteiro indicado no caderno do aluno.
Festa das mulheres XINGUANAS - Matriz Indígena
Em qual local foi realizado esta dança?
Qual foi o ritmo utilizado nesta dança?

Kizomba - Matriz Africana

Baila Mundo - Kizomba - A Dança de Angola 

Como você percebeu o fator peso? É leve, pesado, forte ou apresenta uma variação?


Atividade 2 – Ler as questões e preencher o roteiro indicado no caderno do aluno.
Matriz Indígena 
Matriz Africana



Se houver duvidas estou a disposição!
Até a próxima aula



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