Prof. Denny
Estudantes, na atividade de hoje vamos apreciar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso,
fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado.
Como
são criados os movimentos da dança?
Você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre.
Para ampliação de seu repertório pessoal, leia abaixo alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
RUDOLF
LABAN
Rudolf
Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou
ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança
e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e
Eucinética, que compõem o movimento em si.
A
Corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos
movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o espaço relacionado ao espaço
que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os planos ou níveis da dança, o
deslocamento no espaço e as direções para quais o corpo se projeta ao dançar.
Deslocamento
- É o percurso
utilizado pelo dançarino, respeitando as marcações específicas de uma
determinada coreografia. Existem várias maneiras para execução dos percursos
(deslocamentos) na dança. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar são
algumas delas. Esses “caminhos” podem ser percorridos de formas retas ou
curvas, e serem feitos individual ou coletivamente, exemplos:
Forma
Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido,
sem o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar
um percurso direto para atingir um ponto definido.
Forma Flexível: é quando os movimentos
do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as
envergaduras e as torções.
Dimensão
– A dimensão é a que
define a orientação no espaço e se estende entre duas direções opostas. São
elas: amplitude (largura), comprimento (altura) e profundidade.
Direção
– São os sentidos
(trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto inicial o centro do
corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em
baixo.
Planos
ou Níveis – São
relacionados aos planos alto, médio e baixos. Espaços referentes à altura dos
movimentos. Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que vão
da altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.
Cinesfera
(Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do dançarino
ao limite natural do espaço pessoal.
O uso do
espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento: Forma
Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem
o deslocamento, a envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um
percurso direto para atingir um ponto definido.
Forma
Flexível: é quando os movimentos do corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo,
utilizando os deslocamentos, as envergaduras e as torções.
ESPAÇO
– É no espaço que a
dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço,
e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão
dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA
– É o movimento
contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos
membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser
dividido entre livre e controlado.
PESO
– São forças
utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à
verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para
denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO
– É o que define na
dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é
possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:
Rápido,
quando o dançarino
mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações;
Moderado,
o meio termo entre o
um movimento corporal rápido e um lento;
Lento,
quando o dançarino
reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.
Muito
bem! No caderno do aluno esta a atividade com o roteiro
para você completar.
Estudantes, nesta situação de aprendizagem vamos ampliar o seu repertório através da apreciação, colocá-lo em contato com os fatores do movimento (tempo, peso, fluência e espaço), propiciar momentos de pesquisa, análise e experimentação de formas de expressão e representação e encenação de danças de matrizes indígenas e africana.
Atividade 2 – Apreciação
Assista os vídeos indicados a seguir para uma apreciação de imagens de formas de expressão, representação e encenação de danças de matrizes indígenas e africanas. Durante a apreciação, observe atentamente cada detalhe e preencher o roteiro indicado no caderno do aluno.
Festa das mulheres XINGUANAS - Matriz Indígena
Em qual local foi realizado esta dança?
Qual foi o ritmo utilizado nesta dança?
Kizomba - Matriz Africana
Baila Mundo - Kizomba - A Dança de Angola
Como você percebeu o fator peso? É leve, pesado, forte ou apresenta uma variação?
Atividade 2 – Ler as questões e preencher o roteiro indicado no caderno do aluno.
Matriz Indígena
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Matriz Africana
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Até a próxima aula
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