Prof Denny
Estudante, durante a apreciação da atividade anterior, você
conseguiu perceber que nas danças folclóricas, os movimentos utilizados são bem
característicos e diversos. Em se tratando dos movimentos na dança, daremos um
enfoque maior a quatro elementos mais específicos: fluência, espaço, peso e
tempo.
Você terminou de completar
a sua ficha ATIVIDADE PAGINA 11 ?
Na atividade de hoje vamos experimentar e
analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como
elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
Relembrando fatores do movimento
Assista o vídeo : QUALIDADE DO MOVIMENTO - Rudolf Von Laban
Alem desses fatores do movimento, você
conhece algum outro fator do movimento?
Para ampliar a compreensão das possibilidades
de uso dos elementos constitutivos da dança, veja no gráfico do caderno do
aluno o estudo realizado por Rudolf
Laban, no qual consta outros elementos da dança
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I Arte 9
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 Bimestre.
Você pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 Bimestre.
Kinesfera? O que você acha que é?
Para a
ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos
importantes para o desenvolvimento das atividades.
1. Movimento corporal:
Kinesfera
– é o que delimita o espaço natural do corpo. Corresponde a todo o espaço que o
corpo alcança.
MOVIMENTO CORPORAL
KINESFERA: A
kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou
longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. A Kinesfera ou
Cinesfera é a esfera que delimita o limite natural do espaço pessoal, no
entorno do corpo do ser movente. Esta esfera cerca o corpo esteja ele em
movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação ao corpo, sendo
'carregada' pelo corpo quando este se move.
Movimento corporal:
Fluxo: é
a tensão do corpo no movimento ou imóvel;
FLUXO: Qualidade
de Movimento que refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um
movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
Fluxo Livre: Uma movimentação sem interrupções,
onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem
pausa. EX: Correr em um parque, o fluxo de um rio.
Fluxo Conduzido Ou Controlado: É um estado de cuidado com o movimento,
há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse
movimento. Ex: escrever um texto com uma caneta em um papel, movimentos de taichi
chuan.
Fluxo Interrompido: È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção
imediata do movimento, que origina movimentos quebrados. Ex: escovar os dentes.
Eixo: Corresponde
à sustentação e ao equilíbrio do corpo;
Giros:
Rodar com o corpo no seu próprio eixo;
GIROS: O giro vai
depender do estilo de dança se é balé, street dance, contemporâneo, de qualquer
forma é rotacionar o corpo no seu próprio eixo. Os giros trazem a experiência
de equilíbrio estável e desequilíbrio.
Peso:
refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se;
Saltos:
são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte;
Rolamentos:
quando o corpo rola no espaço;
Espaço:
Níveis: Corresponde à altura do corpo no
movimento (alto, médio e baixo);
Direção: É para onde o corpo se movimenta
(frente, trás, para baixo, para cima, diagonal);
Deslocamento: Acontece quando o bailarino se
movimenta para um ponto específico da coreografia, seja saltando, girando,
correndo ou dando pequenos passos marcados;
Dimensão: É a orientação no espaço –
amplitude ou largura, comprimento (ou altura e profundidade;
SALTOS: utilizando eixos
verticais e horizontais; os saltos ou pulos são movimentos que deixam o corpo
temporariamente sem suporte; ocorrem quando o corpo fica suspenso no ar,
perdendo o contato com o chão ou outra base de sustentação em que o corpo se
apoie. O salto pode ser visto com relação ao peso (leve ou forte) e com relação
ao tempo (rápido ou lento). Os saltos podem ser executados de dois pés para
dois pés, de dois pés para um pé, de um pé para dois pés, de um pé para o mesmo
pé, ou de um pé para outro pé.
Agora você irá apreciar ao vídeo e responder a questão a seguir:
Saltos de Capoeira
Quais fatores do movimento você pode observar
neste vídeo?
Estudante realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para
colaborar com seus momentos de autoavaliação e recuperação.
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