quarta-feira, 15 de julho de 2020

Filosofia - A formação do indivíduo

Olá Alunos!
Atividade da semana de 13/07 a 17/07/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades a serem trabalhadas - Identificar processos sociais merecedores de crítica.
PAN - Analisar textos que transcreve a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não verbal, tais como as relações entre legendas e fotografia etc.

Assista o videoaula no CMSP:
O termo Indústria Cultural (do alemão, Kulturindustrie) foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969).Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro.

[...] O ‘consumo’ é um processo cultural, mas, a ‘cultura do consumo’ é única, porque é o modo prevalecente da reprodução cultural, desenvolvido durante a modernidade, no Ocidente. Isso implica salientar que a cultura do consumo e a sociedade de consumo são áreas da vida social e princípios institucionais que, na prática, não se encontram, podendo ser desligados uns dos outros.


Atividade:
1) Assinale a alternativa correta com base no texto abaixo e nas posições da Escola de Frankfurt: Tudo indica que o termo “indústria cultural” foi empregado pela primeira vez no livro “Dialética do esclarecimento” de 1947, de Adorno e Horkheimer. Nessa obra, os autores defendem que há na sociedade contemporânea uma Indústria Cultural, a qual produz cultura na forma de mercadoria, segundo um plano pré-fabricado que perverte os objetos culturais ao adaptá-los ao consumo das massas. Plano este que, em grande medida, determina esse mesmo consumo, e está alicerçado, assim, na racionalidade instrumental.

A) Os produtos da indústria cultural são expressões espontâneas das massas.
B) A indústria cultural afasta o indivíduo de sua rotina alienante e cansativa.
C) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo acrítico das massas.
D) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia.

Não deixem de me enviar a atividade! 

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