Atividade da semana de 29/06 a 03/07/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - Identificar diferentes concepções de indivíduo.
PAN - Inferir tese, tema ou assunto principal nos gêneros textuais: artigo de opinião.
Assista o videoaula no CMSP para compreensão do assunto:
FAÇA O TEU MELHOR, NA CONDIÇÃO QUE VOCÊ TEM, ENQUANTO VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÕES MELHORES, PARA FAZER MELHOR AINDA!
Mario Sergio Cortella
⏩John Locke: Por que vivemos em sociedade?Locke e o estado de natureza
Condições:
- Liberdade
- Igualdade
- Propriedade (de si, pelo trabalho, de tudo o que modificar na natureza, limitando-se ao necessário para todos os demais).
Solução: adesão de todos a um “contrato social”, no qual um governo assume a responsabilidade de garantir a vida e a liberdade. (Propriedade privada também é uma garantia).
Para Locke, o indivíduo é um agente histórico e jurídico. Assim ele depende:
- A existência do Estado;
- Os tipos de governo que existem; (monarquia, presidencialismo, parlamentarismo, ditadura)
- As relações sociais que vivencia;
- Sua felicidade ou tristeza.
⏩Utilitarismo
Utilitarismo é uma corrente filosófica que foi criada no século XVIII pelos filósofos britânicos Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873).Esse modelo é caracterizado por ser um sistema filosófico moral e ético onde uma ação útil é denominada como a mais correta, e daí surge seu nome. Nesse viés, a busca pelo prazer é uma importante característica.
Portanto, as ações almejam um fim onde as consequências sejam focadas no prazer e na felicidade, bem como na utilidade desses atos.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/utilitarismo/
Princípios do Utilitarismo:
- Aumento de bem-estar (prazer);
- Ausência de dor.
O indivíduo é um ser de desejos, os quais devem ser avaliados em sua:
- Intensidade;
- Duração;
- Certeza;
- Proximidade;
- Fecundidade;
- Pureza.
A Individualidade é um princípio, estando seu valor mais em seu significado do que no bem-estar que provoca.
A LIBERDADE DE CADA UM TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERDADE DO OUTRO
Herbert Spencer
A felicidade:- Não está relacionada com o desenvolvimento de si;
- Não é contentamento.
- É composta também por uma noção de dignidade, estabelecendo prazeres superiores (ligados aos pensamentos e ao sentimento) e inferiores (necessidades fisiológicas).
Atividades CMSP:
1) Problematização.
Você possui um barco e troca uma peça dele por outra. Satisfeito, faz mudanças até trocar todas as peças que você substituiu e monta um barco:
a) Seu barco ainda é o mesmo? Por quê?
b) Se não é o mesmo, a partir de quando ele se tornou um outro barco?
c) Qual é o barco original: o seu ou o da outra pessoa com as peças iniciais?
2) Você sabia – os 50 trilhões de células que fazem parte do corpo humano, com exceção dos neurônios, são substituídos em média a cada 10anos:
a) Diante disso, o que nos torna o mesmo indivíduo no decorrer da vida?
b) Se estamos em constante mudança, é possível se conhecer ou apenas se construir?
3) De acordo com J. Locke, é correto afirmar: (Múltipla escolha)
a) A propriedade, a liberdade e a vida são direitos positivos, criados para o convívio social.
b) Não há limites para a propriedade de um indivíduo.
c) A desobediência ao governo é justa quando este não cumpre com sua responsabilidade de garantir os direitos naturais.
d) Nossa felicidade e relações sociais dependem do governo.
4) De acordo com Maslow (pirâmide), nossas necessidades estão ordenadas em fisiológicas, de segurança, de relacionamentos, de estima e de autorrealização.
Analisando suas necessidades como indivíduo:
a) Você concorda com esta ordem?
b) Acredita que há outras necessidades que não foram consideradas?
5) Avaliação Pessoal
a)Quais são os papéis que exerço em meu cotidiano? Como os exerço?
Não esqueçam de me enviar a atividade!
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