Olá Alunos!
Atividade da semana de 20/07 a 24/07/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma
Habilidades a serem trabalhadas - (EF07GE03A) Identificar e selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos. (EF07GE03B) Analisar aspectos étnicos e culturais dos povos originários e comunidades tradicionais e a produção de territorialidades e discutir os direitos legais desses grupos, nas diferentes regiões brasileiras e em especial no Estado de São Paulo.
PAN (EF67LP33) Pontuar, adequadamente, textos de diferentes gêneros (ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências).
Manifestações culturais relacionadas as contribuições indígenas e africanas no estado de São Paulo
Exemplos:
Ciranda ou dança do caranguejo; Cavalhadas; Caiapó; Cateretê ou Catira; Congada; Dança de fitas; Fandango; Maculelê; Moçambique; Samba do bumbo e Samba-lenço.
Ciranda e Dança de Fitas
Patrimônio cultural Material e Imaterial
Patrimônio cultural é um conjunto de manifestações de cultura material e imaterial com importância histórica. A união do patrimônio cultural material e imaterial forma a identidade cultural.
O patrimônio material é concreto, ou seja, pode ser tocado, é composto por manifestações de cultura material, assim como por espaços naturais (por exemplo, habitats naturais e formações geológicas).
Os patrimônios imateriais envolvem os conhecimentos que são transmitidos de geração a geração. A cultura imaterial possui um grau de abstração, ou seja, não é concreta. Alguns exemplos são valores, crenças, folclore, danças, músicas, artes plásticas, festas e religiosidade.
A proteção e o direito à cultura na Constituição Federal/88
Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
§ 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.
A Amazônia

Essa área representa 53% da parte terrestre do Brasil (5 milhões de quilômetros quadrados) e conta com uma população de 25 milhões de habitantes, que geram quase 8% do PIB brasileiro.
Além disso, 43% (2,1 milhões de km²) do território da Amazônia fica dentro de Áreas Protegidas ou áreas habitadas por povos indígenas; representam cerca de entre 170.000 e 200.000 habitantes.
➯Assista o vídeo:
Povos e Comunidades Tradicionais
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) preside desde 2007 a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais (CNPCT).
De acordo com essa Política, Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) são definidos como: “grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”.
Entre os PCTs do Brasil, estão os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais, os pomeranos, entre outros.
Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/direito-a-alimentacao/povos-e-comunidades-tradicionais
➯Assista o vídeo:
Atividades:
1) Qual a importância da Amazônia Legal? Ela se estende por quais Estados brasileiros?
2) Qual a diferença de patrimônio material e imaterial?
3) Como esses povos e comunidades tradicionais conseguem manter as suas culturas em diferentes regiões brasileiras?
4) Quais são os desafios para preservação das comunidades Caiçaras e Quebradeiras de coco-babaçu?
Assista o videoaula no CMSP para te ajudar na compreensão do assunto:
Não esqueçam de me enviar a atividade! 😍
Links das imagens:
https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-de-roda/
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/danca-das-fitas.html
Links das imagens:
https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-de-roda/
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/danca-das-fitas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário