sexta-feira, 10 de julho de 2020

Guia de Aprendizagem - 2.º bimestre

***Folks, NÃO é para copiar, NÃO é atividade. Isto é um documento que vocês precisam ler a fim de saber o que está sendo trabalhado durante o bimestre corrente, é uma forma de ficar informados.***


E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS” - DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU

ProfessoraPriscila Moço Hatsuno

Componente curricular: Inglês

Justificativa da unidadeÉ possível fomentar reflexões acerca das consequências culturais que afetam principalmente a nossa comunicação e o nosso consumo, ao reconhecer a importância e a influência da língua inglesa (como idioma internacional) no Brasil e no mundo. Por isso, a partir dos temas transversais, os quais estão relacionados a outras áreas de conhecimento, como meio ambiente, mostram-se aos alunos que, embora as línguas sejam diferentes, tanto os problemas quanto as soluções para melhorar uma comunidade, um país e até o mundo são semelhantes. Assim, os alunos conseguirão se sentir efetivamente cidadãos de seu país e do mundo reforçando que a globalização também apresenta aspectos positivos os quais conseguem estreitar as relações entre os seres humanos.

Objetivos institucionais gerais
Contribuir para a construção do aluno competente, solidário e autônomo e do cidadão crítico

Atividades didáticas – Conteúdos:

Usos de recursos linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral;

Produção de textos orais com autonomia;

Construção de repertório lexical;

Verbos para indicar o futuro;

Comparativos e superlativos;

Impacto de aspectos culturais na comunicação


Habilidades cognitivas
(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral; 
(EF08LI04) Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e probabilidades; (EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro; 
(EF08LI14) Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões; 
(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades; 
(EF08LI20) Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

Atividades autodidáticas
- Leitura e análise de diversos gêneros textuais.
- Pesquisa dirigida;
- Todas as atividades serão propostas aos alunos por meio de roteiro e disponibilizadas no Blog da escola e no WhatsApp da turma;

- A interação com o aluno será feita via WhatsApp (de modo individual ou coletivo);

- Será utilizado também formulários on-line para viabilizar a devolutiva das atividades aos alunos;

- Vídeoaulas serão utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das atividades;

- As videoaulas propostas pelo CMSP serão acompanhadas pelos alunos e pela professora;

- Outros apoios como YouTube, Classroom, chat do CMSP e outras plataformas indicadas pela SEE poderão ser empregadas conforme a demanda do momento.

Atividades didático-cooperativasInteração pelas ferramentas tecnológicas digitais utilizadas pela Unidade escolar: postagem no Blogger da UE e WhatsApp da turma/sala.

Atividades complementares
atividades associadas a outras disciplinasindicações de filmes/livros e sítios eletrônicos para aprofundar conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.

Critérios de avaliação
As participações serão realizadas a partir de observação diária da interação do aluno no WhatsApp;
- O formulário é o meio virtual principal para a realização, devolutiva e avaliação das atividades;

- A recuperação será contínua durante as realizações das atividades da disciplina que também proporcionará as habilidades de Língua Portuguesa propostas no PAN e na AAP;
- Aos alunos que não conseguirem participar de forma virtual, a avaliação e a recuperação serão realizadas na entrega dos materiais impressos no retorno às aulas presenciais.

Temas transversaisPluralidade cultural; Meio ambiente; Ética.

ValoresResponsabilidade, autonomia, empatiaética, solidariedade, amizade.


Habilidade de Língua Portuguesa (PAN): 
EF67LP33 – Pontuar adequadamente textos de diferentes gêneros (ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, reticências).
EF69LP03A - Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.

Habilidades socioemocionaisConhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural;  Comunicação; Argumentação; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania

(EF69LP03A) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.

Fontes de referência (Professor): Documentos Oficiais: Caderno do Aluno e do Professor (Apostila); BNCC; Currículo PaulistaLivrosAround the world; Gramática Inglesa para leigos; English and more!; Essential Grammar in Use.

Fontes de referência (Estudante): YouTube: English in Brazil; Inglês Winner; SmallAdvantages; Aplicativos: LinguaLeo; Babbel; Duolingo; Wlingua; Mondly; Sites: udemy.com; inglesgratuito.com.br; 


Nenhum comentário:

Postar um comentário