E. E. “PROFESSORA MARIA
EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS” - DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
Professora: Priscila Moço Hatsuno
Componente curricular: Inglês
Justificativa da unidade: É possível fomentar reflexões acerca das consequências culturais que afetam principalmente a nossa comunicação e o nosso consumo, ao reconhecer a importância e a influência da língua inglesa (como idioma internacional) no Brasil e no mundo. Por isso, a partir dos temas transversais, os quais estão relacionados a outras áreas de conhecimento, como meio ambiente, mostram-se aos alunos que, embora as línguas sejam diferentes, tanto os problemas quanto as soluções para melhorar uma comunidade, um país e até o mundo são semelhantes. Assim, os alunos conseguirão se sentir efetivamente cidadãos de seu país e do mundo reforçando que a globalização também apresenta aspectos positivos os quais conseguem estreitar as relações entre os seres humanos.
Objetivos institucionais gerais: Contribuir para a construção do aluno competente, solidário e autônomo e do cidadão crítico
Atividades didáticas – Conteúdos:
Usos de recursos
linguísticos e paralinguísticos no intercâmbio oral;
Produção de textos orais
com autonomia;
Construção de repertório
lexical;
Verbos para indicar o
futuro;
Comparativos e
superlativos;
Impacto de aspectos
culturais na comunicação
Habilidades
cognitivas:
(EF08LI02)
Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre
outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em
situações de interação oral;
(EF08LI04)
Utilizar recursos e repertório linguísticos apropriados para
informar/comunicar/falar do futuro: planos, previsões, possibilidades e
probabilidades; (EF08LI12) Construir repertório lexical relativo a planos,
previsões e expectativas para o futuro;
(EF08LI14)
Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer
previsões;
(EF08LI15)
Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de
adjetivos para comparar qualidades e quantidades;
(EF08LI20)
Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas
diferentes que falam a língua inglesa.
Atividades autodidáticas:
- Pesquisa dirigida;
- Todas as atividades
serão propostas aos alunos por meio de roteiro e disponibilizadas no Blog da
escola e no WhatsApp da turma;
- A interação
com o aluno será feita via WhatsApp (de modo individual ou coletivo);
- Será utilizado também
formulários on-line para viabilizar a devolutiva das atividades aos alunos;
- Vídeoaulas serão
utilizadas para apoiar o aluno no desenvolvimento das atividades;
- As videoaulas propostas
pelo CMSP serão acompanhadas pelos alunos e pela professora;
- Outros apoios como
YouTube, Classroom, chat do CMSP e outras plataformas indicadas pela SEE
poderão ser empregadas conforme a demanda do momento.
Atividades
didático-cooperativas: Interação pelas ferramentas tecnológicas
digitais utilizadas pela Unidade escolar: postagem no Blogger da
UE e WhatsApp da turma/sala.
Atividades complementares: atividades associadas a outras disciplinas, indicações de filmes/livros e sítios eletrônicos para aprofundar conhecimentos sobre os assuntos trabalhados.
Critérios de avaliação:
- O formulário é o meio
virtual principal para a realização, devolutiva e avaliação das atividades;
- A recuperação será
contínua durante as realizações das atividades da disciplina que também
proporcionará as habilidades de Língua Portuguesa propostas no PAN e na AAP;
- Aos alunos que não
conseguirem participar de forma virtual, a avaliação e a recuperação serão
realizadas na entrega dos materiais impressos no retorno às aulas presenciais.
Temas transversais: Pluralidade cultural; Meio
ambiente; Ética.
Valores: Responsabilidade,
autonomia, empatia, ética, solidariedade, amizade.
Habilidade de Língua
Portuguesa (PAN):
EF67LP33 – Pontuar
adequadamente textos de diferentes gêneros (ponto, ponto de exclamação, ponto
de interrogação, reticências).
EF69LP03A -
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e
eventuais decorrências.
Habilidades
socioemocionais: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e
criativo; Repertório cultural; Comunicação; Argumentação; Empatia e
cooperação; Responsabilidade e cidadania
(EF69LP03A) Identificar,
em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais
decorrências.
Fontes de referência (Professor): Documentos
Oficiais: Caderno
do Aluno e do Professor (Apostila); BNCC; Currículo Paulista; Livros: Around
the world; Gramática Inglesa para leigos; English and more!; Essential Grammar
in Use.
Fontes de referência (Estudante): YouTube: English in Brazil;
Inglês Winner; SmallAdvantages; Aplicativos: LinguaLeo; Babbel;
Duolingo; Wlingua; Mondly; Sites: udemy.com; inglesgratuito.com.br;
Nenhum comentário:
Postar um comentário