E. E. “PROFESSORA MARIA EUNICE BORGES DE MIRANDA REIS”
DIRETORIA DE ENSINO DE BAURU
GUIA
DE APRENDIZAGEM
Professor:
Adenilson Jesus Furlan
8
ANO B – 2.º bimestre/2020
Componente
curricular: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
JUSTIFICATIVA
DA UNIDADE:
O componente curricular de Tecnologia e Inovação anseia por uma educação
transformadora, relacionadas às demandas sociais, que reflete sobre problemas e
utiliza tecnologias digitais de informação e comunicação para sua resolução,
que desejam participar do processo de aprendizagem, permitindo-se aprender e a
criar soluções junto com os estudantes. As Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC), assim como as Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC), são compreendidas como um conjunto de equipamentos, programas e mídias
que utilizam aplicações tecnológicas, abrangendo os sistemas operacionais, a internet
e suas redes. Podemos qualificar como TIC tanto a indústria fonográfica e
cinematográfica, elétrica ou eletrônica, como o rádio e a TV, elétricos ou
eletrônicos, além da imprensa pré-digital. Já nas TDIC, diferentemente das TIC,
o D (de digital) não é indiferente. Quando tudo se transforma em números
(dígitos - D) por meio da computação, ao invés de sinais elétricos ou
eletrônicos, as coisas mudam: a criação de conteúdo, por meio dos softwares,
torna-se acessível a todos; a recepção dos conteúdos torna-se variável,
segmentada e a cultura participativa pode se consolidar. Muitas são as
definições e concepções acerca do letramento digital, que focam desde o uso
proficiente de ferramentas digitais até o tratamento crítico de conteúdos que
circulam nos ambientes digitais. Incluem, também, desde o ler e escrever em
contextos digitais, em uma perspectiva funcional (o que envolve o trato com
diferentes linguagens e mídias), até participação crítica e ética nas práticas
sociais próprias das culturas digitais.
OBJETIVOS
INSTITUCIONAIS GERAIS:
conhecer o componente curricular de Tecnologia e Inovação (nos seus três eixos)
e realizar as atividades temáticas.
ATIVIDADES
DIDÁTICAS – CONTEÚDOS:
Fake news, fato ou boato, influenciadores
digitais, “monetizando” as publicações, mão na massa – criando conteúdo e
engajando seguidores, programando o computador, entendendo a programação,
programação plugada, programe circuito de jogos.
HABILIDADES
COGNITIVAS:
Letramento Digital, Pensamento Computacional.
EF89TEC12 Analisar e interagir com outros
modos de ler e escrever, por meio de experiências que favoreçam múltiplas
linguagens e expressões, em projetos que possibilitem compartilhamento de
ideias.
EF89TEC13 Analisar o fenômeno dos
influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses
sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o
funcionamento de algoritmos que medem a influência social.
EF89TEC14 Analisar a veracidade das
informações e diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação
em diferentes fontes
EF89TEC27 Identificar as características dos
materiais produzidos por intermédio de equipamentos e recursos existente no
espaço maker.
ATIVIDADES
AUTODIDÁTICAS:
Completar a tabela no Caderno do Aluno, organizar
os aspectos e objetos relativos a cada tipo de site, ampliar a conversa sobre sites,
pesquisar sobre a estrutura de um site, utilizando linguagem verbal ou não
verbal, características do site pesquisar o que servirá de base para uma
atividade desplugada. Resolução de situações problema; Leitura e interpretação
de textos de diferentes gêneros; As atividades serão propostas para os alunos.
ATIVIDADES
DIDÁTICO-COOPERATIVAS:
Interação pelas ferramentas tecnologias
utilizada pela Unidade escolar; postagem blog da escola, facebook profissional
e da Unidade Escolar e /ou whatsapp. Individual, proporcionando aos estudantes
com dificuldades, deficiência, a oportunidade de construir e ampliar sua
própria aprendizagem, em colaboração com toda a turma e a mediação do professor.
Atividades complementares: – Localizar informações explícitas em um texto. – Inferir uma
informação implícita em um texto. – Interpretar texto com auxílio de material
gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO:
A avaliação e recuperação proposta neste material são diagnóstica, processual e
continua em todos os momentos de prática pedagógica, nos quais podemos incluir
diferentes maneiras de acompanhar, avaliar e recuperar as aprendizagens através
das ferramentas tecnológicas como o whatsapp, blog da Unidade Escolar e
Facebook profissional do professor. Recuperação em Tecnologia e Inovação é
importante adotar a postura de não estabelecer critérios de comparação, oferecer
possibilidades para que os estudantes alcancem os objetivos esperados de forma
contínua durante as realizações das atividades da disciplina e também
promovendo as habilidades de LP e Matemática propostas no PAN e estar atento às
dificuldades expostas na realização das atividades para propor soluções. Recomendação à prática diária do registro, em
um portfólio, como importante ferramenta para acompanhar os avanços e
dificuldades no desenvolvimento de habilidades e apropriação dos conhecimentos,
observação dos processos criativos. Para os alunos sem possibilidade de acesso
as tecnologias digitais, realizando as atividades no caderno do aluno e a
entrega no retorno às aulas presenciais.
TEMAS
TRANSVERSAIS: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade),
HABILIDADE
DE LÍNGUA PORTUGUESA:
EF69LP03A - Identificar, em notícias, o fato central, suas principais
circunstâncias e eventuais decorrências.
VALORES: formação ética que vise à autonomia e ao pensamento
crítico do estudante.
HABILIDADES
SOCIOEMOCIONAIS:
Cultura Digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de
informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
FONTES
DE REFERÊNCIA (PROFESSOR)
Fonte: São Paulo. 2019. Diretriz Curricular
de Tecnologia e Inovação.
Pensamento computacional Caderno do Professor
Volume 2 – Ensino Fundamental - Tecnologia e Inovação – versão preliminar; G1-GLOBO. Fake News: estudo revela
como nasce e se espalha uma notícia falsa na web. ICMC. Ferramenta para
detectar fake News, PROGRAMAÊ. Star Wars with Blockly – Hour of Code:
Introduction. VÁLIO, A. B. M. et al. Ser protagonista; Documentos
educacionais: Caderno do Aluno e do Professor, Currículo Paulista, BNCC, Plano
de nivelamento.
FONTES
DE REFERÊNCIA (ESTUDANTE)
Star Wars (BLOCOS), Programâe, Programa de
Parcerias do Youtube.
Caderno do aluno
Centro de mídias SP
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