Prof Denny
Estudante na atividade anterior começamos a Atividade
1: Sondagem - Caderno do aluno ARTE , página 99, sugeri a você um momento de pesquisa e Iniciamos a apreciar e refletir sobre a
ATIVIDADE2 APRECIAÇÃO pagina 100 CADERNO DO
ALUNO.
Você
pode acompanhar essa atividade no seu caderno do aluno do 2 Bimestre.
Leia os textos indicados abaixo e assista
atentamente os vídeos apresentados pelo professor.
Finalize a atividade, registre no caderno suas considerações.
Participe da análise.
Texto 1:No palco italiano, o espaço da cena e do público é hierárquico. Ou seja, o centro é o lugar privilegiado, onde se desenrolam as ações. No princípio da história, o espectador privilegiado era o rei. A dança passou a ocupar esse tipo de teatro em meados do século XVII. A “caixa” cênica foi inúmeras vezes reinventada, ao longo da história da dança. Mas foi especialmente com as obras do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham (1919), no século XIX, que algumas regras começaram a ser quebradas.
Merce Cunningham –
Summerspace [TEASER]
Ele extinguiu a ideia de frontalidade da cena
(tudo acontecendo de frente para o público) e a hierarquia do espaço
(principais acontecimentos no centro). Para o coreógrafo, o palco deve ser como
a rua, onde a frente é a frente do dançarino, não havendo um único ponto privilegiado.
Além disso, ele estabeleceu a independência completa entre música e dança. A
partir do século XX, inicia o movimento de “desteatralização” da dança. Com
isso, os artistas de companhias de dança começaram a explorar outros espaços,
como ruas, galerias, museus e até mesmo telhados. A cenografia é hoje uma
dramaturgia do espaço, e para o cenógrafo todo espaço é um palco.
“Texto elaborado pelos autores especialmente
para o São Paulo faz Escola.”
Texto 2: “Quando muitas pessoas se movem juntas, elas formam um coral de movimento”. Quem primeiro trabalhou com essa forma de mover pessoas juntas, artisticamente, foi o húngaro Rudolf von Laban. Laban, vendo o corpo a partir de uma perspectiva sociocultural,percebeu que ele expressa a relação do indivíduo com o seu meio.
RUDOLF LABAN
ACERVO - Dança
Coral Origens I de Maria Duschenes - 1990
Sendo o corpo veículo e conteúdo do
indivíduo nas relações que estabelece no trabalho, no lazer, nas ações
orgânicas, o ser humano possui um repertório gestual que significa o seu elo
social. Laban fez uma clara distinção entre movimento coral e dança-teatro. No
Brasil, coreógrafos ou educadores como Maria Duchenes, J. C. Violla e Ivaldo
Bertazzo se identificaram com essa forma de trabalho e criaram obras que exigiam
um grande grupo de pessoas se movimentando em cena. As coreografias que
originam o coral de movimentos, normalmente propõem que um grande grupo de
pessoas se mova junto, segundo uma coreografia pré-estabelecida, com estrutura simples,
porém instigante, permitindo ao grupo dançarem juntos e de forma colaborativa.
Em 1990, Maria Duschenes apresentou no palco do Theatro Municipal de São Paulo
a dança coral “Origens I”, com 150 pessoas.
“Texto elaborado pelos autores especialmente
para o São Paulo faz Escola.”
O
que eu aprendi?
Finalize a atividade, registre no caderno suas considerações sobre este conceito sobre dança Coral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário