Prof Denny
Estudante, na atividade anterior você ASSISTIU aos videos e começou a observar a DIREÇÃO no movimento da
dança, observou quais os planos que o
bailarino dança. ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA I - Movimentos da dança.
Na
atividade de hoje vamos investigar e experimentar procedimentos de
improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de
vocabulários e repertórios próprios.
Nesta atividade, você e seus colegas vão
vivenciar e experimentar ações corporais baseadas nos fatores do movimento.
Fatores de movimento:
Atividade 5: Ação Expressiva III pagina 10
Você pode acompanhar essa atividade no caderno do aluno do 2 Bimestre.
Os coreógrafos criam seus movimentos inspirados
na natureza, em textos, músicas, ideias, lembranças, vida cotidiana e na
cultura de um povo, utilizando estratégias diversas de criação e improvisação. Ou seja, a fonte inspiradora é
um campo muito aberto e flexível, de forma que a memória e a coleta sensorial
de cada um dos envolvidos vai criando tramas que se transformarão de uma certa
forma. Divida a turma em quatro grupos e distribua um tema para cada um: ar,
água, terra e fogo. Inspirados nas danças de artistas, grupos e coletivos
paulistas e brasileiros de diferentes épocas e matrizes pesquisadas na
atividade anterior, oriente a criação e apresentação de uma coreografia. Antes
de iniciar a atividade, explore as imagens detalhadamente, de modo a
repertoriar o estudante na transposição dessa observação para a criação da
coreografia por meio dos seguintes questionamentos:
Você consegue pensar em algum movimento da
dança olhando para as imagens?
(ver todas as imagens na pàgina 10)
Desafio
momentos de criação.
Atividade 3 - Ação Expressiva I
explorar o fator espaço, andar em uma mesma trajetória de linhas retas
e depois transformem este caminhar em linhas curvas, fazendo movimentos ondulantes
e arredondados. Explorar também o nível
alto, médio e baixo.Explore o fator peso “devem imaginar que os movimentos estão
ficando pesados, está tudo ficando difícil, o chão está puxando seu corpo para
baixo”.
Explore o fator tempo, realizando movimentos
corporais ora lentos, ora rápidos.
Processo de criação
Assista o vídeo Batalha hip hop e responda a questão
:
Batalha Final Open Extreme
Brasil Hip Hop Fresstyle
Como os dançarinos ou coreógrafos criam os
movimentos de um espetáculo?
Até a próxima aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário