terça-feira, 21 de julho de 2020

Poéticas pessoais




Prof Denny
Estudante,na atividade anterior você assistiu  aos videos apresentados  e observou  atentamente cada detalhe das imagens sobre os artistas Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado e Vik Muniz, que trabalham com a linguagem da fotografia, tratando de maneira diferente a captura da imagem para torna-la uma obra de arte.ATIVIDADE 2 APRECIAÇÃO -  pagina 102 e iniciou o seu processo de criação na Atividade 5: Ensaios fotográficos e experimentações pagina 104 CADERNO DO ALUNO
Seu Desafio
ATIVIDADE 5 – ENSAIOS FOTOGRÁFICOS E EXPERIMENTAÇÕES -  pagina 104 foco em sua poética pessoal, utilizando uma das alternativas apresentadas no caderno do aluno. No processo criativo, alem das imagens, coloque frases, palavras, poesia, letras de musica, pensamentos e deixe sua imaginação comandar o trabalho.

Não basta apenas tirar fotos com todas as técnicas aprendidas nos manuais. Em um ensaio fotográfico, o fotógrafo é o diretor, ele dirige a cena, os movimentos e os passos de quem está sendo fotografado. Por isso, fotografar pessoas é diferente de fotografar objetos. As pessoas precisam expressar emoções nas fotos, para comunicar através de detalhes, sorrisos, gestos e olhares a mensagem que a foto está passando. Para isso, o fotógrafo precisa deixa-la à vontade e não mecanizada como um objeto. Dirigir um ensaio fotográfico afetivo é expressar sensações que vão além da imagem.
Se você já fez um ensaio fotográfico com alguma pessoa ou um casal, provavelmente deve ter ouvido “o que eu faço?” quando apontou a câmera por alguns segundo para eles. Isso é normal, porque voltamos à consciência para o nosso corpo quando sabemos que alguém está nos observando. Nesse caso é uma câmera, com a lente encarando-as nos olhos e a certeza de que todo movimento não passará despercebido.
Se você pensa em se profissionalizar dentro do segmento de fotografia este texto  é para você!
Seguir a profissão fotógrafo é o desejo de muitos apaixonados pela fotografia. E a boa notícia é que o mercado está em expansão e existem muitas oportunidades de crescimento na área. Bem, isso se você estiver disposto a se especializar e se dedicar bastante! 
Esse é o seu caso? Então prepare-se, porque vou te contar tudo o que você precisa saber para seguir a profissão fotógrafo e obter sucesso!

Como ser fotógrafo profissional 

O primeiro passo para ingressar em qualquer área é adquirir conhecimento, e isso não é diferente na profissão fotógrafo. 
Quem deseja seguir esse caminho deve investir em bons cursos (sejam eles superiores, técnicos ou livres). Além de aprender as técnicas e começar a desenvolver seu próprio estilo de fotografia, estudar vai te aproximar de boas referências e ajudar a encontrar profissionais que podem se tornar bons parceiros no futuro. 

Áreas da fotografia: como escolher a ideal

Uma boa forma de começar a trabalhar com fotos profissionalmente é escolher qual das áreas da fotografia mais te agrada. 
Neste setor existem diversos nichos que podem ser explorados e, para escolher o ideal, você deve levar em consideração alguns fatores. Os principais são: identificação com a área, oferta de trabalho e situação do mercado. 
Atualmente, as principais áreas da fotografia são:  

Fotografia de produto: também conhecida como fotografia still, é uma área da fotografia em que o profissional tira fotos de produtos. Está bastante ligada ao mercado de publicidade e propaganda. 

Fotografia de moda: neste setor o fotógrafo precisa ter um bom senso estético para fazer fotos de modelos, vestuário e cobertura de eventos. 

Fotografia social: é a área da fotografia que atende os eventos sociais, como casamentos, festas de aniversário e eventos corporativos, por exemplo.

Fotografia gastronômica: bastante em alta no mercado, a fotografia gastronômica retrata alimentos. Os profissionais podem ser contratados por revistas, editoras, sites e outros veículos do segmento.

Fotojornalismo: é a área da fotografia responsável por registrar acontecimentos jornalísticos. Bastante empregado em jornais, revistas e portais de notícias.
Como ganhar dinheiro com fotografia

Todo mundo que ingressa em uma carreira quer faturar com ela, então, é natural que você queira saber como ganhar dinheiro com fotografia. 

A verdade é que existem vários caminhos para isso, e alguns deles são: editar e tratar imagens, dar aulas, ser fotógrafo assistente e vender fotos em bancos de imagens. Se você quer ganhar dinheiro com fotos, ainda pode comercializar produtos como camisetas, capas para celular e canecas com fotos.
E para ser mais facilmente encontrado por futuros clientes, nada melhor que um site. Fotografia é igual a qualquer outro serviço, quando se trata de processo de compra, e hoje esse processo envolve, cada vez mais, uma pesquisa na internet. Se você não está por lá, já está perdendo para a concorrência. 
Como criar um portfólio: fotografia para conquistar e vender
Dentro do seu site você poderá utilizar um recurso bastante importante, o portfólio. Fotografia é uma arte visual, o que significa que você precisa mostrá-la para o público, se quiser conquistá-los de verdade. 

Um portfólio de fotografia cumpre esse papel, porque é um compilado das suas melhores imagens e serve para apresentar o seu trabalho para futuros clientes. 
Quem deseja seguir na carreira de fotógrafo precisa de um portfólio de fotos organizado e atualizado. Assim, ele será um recurso precioso para conquistar novos consumidores e impulsionar o seu negócio de foto. 
Agora você já sabe tudo o que precisa para investir na profissão fotógrafo e alcançar o sucesso! Só falta pôr em prática! Faça um bom planejamento, invista em conhecimento e equipamentos, capriche na divulgação e prepare-se para se tornar um fotógrafo profissional! 

O que eu aprendi?
Registre em seu caderno o que e como aprendeu sobre poéticas pessoais, fotografia e ensaios fotográficos.

Curiosidade

Fotógrafo brasileiro faz ensaios fotográficos maravilhosos em locais sem graça e surpreende


acesse o link : 



Nenhum comentário:

Postar um comentário