quinta-feira, 16 de julho de 2020

Projeto - Dança e Tecnologia


Prof. Denny
Estudante, na ATIVIDADE 1 da  semana passada você leu o texto : Relação das linguagens na era digital e no final respondeu a questão : Como  a Arte e a Tecnologia se relacionam?

Na atividade de HOJE vamos estudar os percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação virtuais.

Linguagem hibrida
As configurações atuais da Arte Tecnológica têm se fundido com a vida contemporânea, num processo viral de trocas incessantes entre o mundo real e o simulado. Criam-se trabalhos híbridos, nos quais o digital e o analógico, o natural e o artificial, o real e o virtual, se atravessam. A tecnologia passou a ser vista como um fator constitutivo da vida humana  e com a biotecnologia, a própria vida. As pesquisas científicas são reapropriadas e se transformam em linguagens artísticas, através do uso da interatividade, virtualidade, sistemas híbridos e imersão.
A arte inserida no pós-digital propõe um movimento de escape do domínio tecnológico, mas sem descartá-lo completamente e faz um convite à experimentação no plano onde a existência física e a abstração do mundo digital se encontra. São trabalhos que exploram –  através de meios alternativos à participação, interação e colaboração entre o público e o artista – sensações hápticas e sinestésicas dessa constante atualização da relação homem-máquina. Mais do que isso, eles expõem como as forças que constituem a condição de existência natural e tecnológica, agora mais orgânicas e simbióticas – ainda que não tenham perdido seu DNA na operação dos metadados e algoritmos  – estão produzindo seres híbridos.

A mistura de linguagens na videodança
Em Cena

Que a dança se transformou bastante nos últimos tempos, dá para perceber. Mas a mudança não se restringe apenas à maior liberdade dentro de seu mundo (na ruptura com os limites do ballet clássico, por exemplo), ela vai além: a dança passou a flertar com o audiovisual, resultando em uma nova linguagem artística, a videodança. Por definição, a videodança é um híbrido, mestiço, entre o filmar e o dançar.
Essa forma de manifestação explora ângulos e detalhes que não poderiam ser valorizados em uma apresentação de palco. Mas não se trata de filmar alguém dançando, não é simplesmente um videoclip. A dançarina Denise Matta trabalha na área e teve seu videodança “CROMUS” premiado  em uma mostra de Minas Gerais com o segundo lugar e selecionado em festivais internacionais (Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Bélgica e Espanha). “Geralmente a videodança é como um filme: tem o roteiro, a edição, a dança em si, não necessariamente precisa ser coreografia. É como uma junção de gestos e movimentos gerando dança, mas precisa de um roteiro para contar a história e dialogar a dança com o que se filma”, diz.
Etapa 1:
Para iniciar este processo criativo e um momento de apreciação disparador de idéias, assista atentamente aos links indicados a seguir. À medida em que as ideias forem surgindo,  registre, pois nenhuma deve ser descartada de imediato. Registrar cada fase é importante para que você  entenda  o progresso do seu projeto, além de ser uma ferramenta que facilita a organização de ‘onde partir e para onde chegar’. Sem isso definido, o projeto pode se perder no meio do caminho diante de tantas opções. É muito importante  que pensem em ideias que sejam viáveis, possíveis de serem concretizadas. Para isto, considerem as condições físicas e tecnológicas oferecidas pela escola, na sua casa,  assim como os materiais que serão necessários para a execução do projeto.
Links:
Nome do canal. “Samwad, Rua do Encontro” de Ivaldo Bertazzo. Ano de publicação.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc>.Acesso em: 03 dez.2019.
Espetáculo traz dança e tecnologia para o palco em Rio Preto, SP. G1 Globo. Disponívelem: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/tem-noticias-1edicao/videos/v/espetaculo-traz-danca-e-tecnologia-para-o-palco-em-rio-pretosp/2409990/>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Nome do canal. CULTURA | Arte e Tecnologia – Dança. Ano de publicação. Disponívelem: <https://www.youtube.com/watch?v=Nuru8WFYmTQ>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Nome do canal. Apresentação final Oficina Dança e Tecnologia - III DIGIARTE.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfQJI1utuxE>. Acesso em:03 dez.2019.
Nome do canal. Shadow performance Hercules - Shadow Theatre VERBA. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=NYYJm0uy0yk>. Acesso em: 03 dez. 2019.
Fonte: Pixabay. “Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/bailarina-bailarino-dan%C3%A7arina-3055155/. Acesso em:05/mar./2020”.
Projeto - Dança e Tecnologia
Agora, com as experiências vividas anteriormente, organize  para a elaboração e execução de um projeto de dança, utilizando toda tecnologia disponível para a interação dos dançarinos. Ao pensar o projeto não se esqueçam de envolver toda a classe para participar dessa ação. Será importante fazer o registro fotográfico e em vídeo de todo o processo de criação e execução para que, posteriormente em roda de conversa, os pontos bem-sucedidos e os que necessitam aprimoramento sejam analisados e discutidos por todos.
Na elaboração do Projeto definir: ARTE pagina 101 caderno do aluno
Você irá preencher apenas o item 1 e 2 na atividade de hoje.

1. Qual tipo de trabalho com dança e tecnologia será realizado na formalização da atividade.
2. Qual o tema a ser abordado? De que maneira vão tratar esse assunto?


Registre no seu caderno e guarde !
Até a próxima aula


Nenhum comentário:

Postar um comentário