Prof. Denny
Estudante, na ATIVIDADE 1 da semana
passada você leu o texto : Relação das linguagens na era
digital e no final respondeu a questão : Como a Arte e a Tecnologia se
relacionam?
Na atividade de HOJE vamos estudar os percursos
de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação virtuais.
Linguagem hibrida
As configurações atuais da
Arte Tecnológica têm se fundido com a vida contemporânea, num processo viral de
trocas incessantes entre o mundo real e o simulado. Criam-se trabalhos
híbridos, nos quais o digital e o analógico, o natural e o artificial, o real e
o virtual, se atravessam. A tecnologia passou a ser vista como um fator
constitutivo da vida humana e com a biotecnologia, a própria vida. As
pesquisas científicas são reapropriadas e se transformam em linguagens
artísticas, através do uso da interatividade, virtualidade, sistemas híbridos e
imersão.
A arte inserida no
pós-digital propõe um movimento de escape do domínio tecnológico, mas sem
descartá-lo completamente e faz um convite à experimentação no plano onde a
existência física e a abstração do mundo digital se encontra. São trabalhos que
exploram – através de meios alternativos à participação, interação e
colaboração entre o público e o artista – sensações hápticas e sinestésicas
dessa constante atualização da relação homem-máquina. Mais do que isso, eles
expõem como as forças que constituem a condição de existência natural e
tecnológica, agora mais orgânicas e simbióticas – ainda que não tenham perdido
seu DNA na operação dos metadados e algoritmos – estão produzindo seres híbridos.
A mistura de linguagens na videodança
Em Cena
Que a dança se transformou
bastante nos últimos tempos, dá para perceber. Mas a mudança não se restringe
apenas à maior liberdade dentro de
seu mundo (na ruptura com os limites do ballet clássico, por exemplo), ela vai
além: a dança passou a flertar com o audiovisual, resultando em uma nova linguagem
artística, a videodança. Por definição, a videodança é um híbrido, mestiço, entre o filmar e o dançar.
Essa forma de manifestação
explora ângulos e detalhes que não poderiam ser valorizados em uma apresentação
de palco. Mas não se trata de filmar alguém dançando, não é simplesmente um videoclip. A dançarina Denise Matta trabalha na
área e teve seu videodança “CROMUS” premiado
em uma mostra de Minas Gerais com o segundo lugar e selecionado em
festivais internacionais (Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Bélgica e
Espanha). “Geralmente a videodança é como um filme: tem o roteiro, a edição, a dança em si, não necessariamente precisa ser
coreografia. É como uma junção de gestos e movimentos gerando dança, mas
precisa de um roteiro para contar a história e dialogar a dança com o que se
filma”, diz.
Etapa 1:
Para iniciar este processo
criativo e um momento de apreciação disparador de idéias, assista atentamente
aos links indicados a seguir. À medida em que as ideias forem surgindo, registre, pois nenhuma deve ser descartada de
imediato. Registrar cada fase é importante para que você entenda o progresso do seu projeto, além de ser uma ferramenta
que facilita a organização de ‘onde partir e para onde chegar’. Sem isso
definido, o projeto pode se perder no meio do caminho diante de tantas opções.
É muito importante que pensem em ideias
que sejam viáveis, possíveis de serem concretizadas. Para isto, considerem as
condições físicas e tecnológicas oferecidas pela escola, na sua casa, assim como os materiais que serão necessários
para a execução do projeto.
Links:
Nome do canal. “Samwad, Rua do
Encontro” de Ivaldo Bertazzo. Ano de publicação.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc>.Acesso
em: 03 dez.2019.
Espetáculo traz dança e
tecnologia para o palco em Rio Preto, SP. G1 Globo. Disponívelem: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/tem-noticias-1edicao/videos/v/espetaculo-traz-danca-e-tecnologia-para-o-palco-em-rio-pretosp/2409990/>. Acesso
em: 03 dez. 2019.
Nome do canal. CULTURA | Arte e
Tecnologia – Dança. Ano de publicação. Disponívelem: <https://www.youtube.com/watch?v=Nuru8WFYmTQ>. Acesso
em: 03 dez. 2019.
Nome do canal. Apresentação final
Oficina Dança e Tecnologia - III DIGIARTE.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfQJI1utuxE>. Acesso
em:03 dez.2019.
Nome do canal. Shadow performance
Hercules - Shadow Theatre VERBA. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=NYYJm0uy0yk>. Acesso
em: 03 dez. 2019.
Fonte: Pixabay. “Disponível em https://pixabay.com/pt/photos/bailarina-bailarino-dan%C3%A7arina-3055155/. Acesso
em:05/mar./2020”.
Projeto - Dança e Tecnologia
Agora, com as experiências vividas
anteriormente, organize para a
elaboração e execução de um projeto de dança, utilizando toda tecnologia
disponível para a interação dos dançarinos. Ao pensar o projeto não se esqueçam
de envolver toda a classe para participar dessa ação. Será importante fazer o
registro fotográfico e em vídeo de todo o processo de criação e execução para
que, posteriormente em roda de conversa, os pontos bem-sucedidos e os que
necessitam aprimoramento sejam analisados e discutidos por todos.
Na elaboração do Projeto definir: ARTE pagina 101
caderno do aluno
Você irá preencher apenas o
item 1 e 2 na atividade de hoje.
1. Qual tipo
de trabalho com dança e tecnologia será realizado na formalização da atividade.
2. Qual o
tema a ser abordado? De que maneira vão tratar esse assunto?
Registre no seu caderno e guarde !
Até a próxima aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário