quinta-feira, 23 de julho de 2020

Sociologia - Grupos sociais: Socialização secundária

Olá Alunos!
Atividade da semana de 20/07 a 24/07/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades a serem trabalhadas - Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade.
PAN - Analisar textos que transcreve a fala ou que fazem interagir linguagens verbal e não verbal, tais como as relações entre legendas e fotografia etc.


A adolescência é um segundo parto: nascer da família para andar sozinho na sociedade.
Içami Tiba

Quem criou o termo “adolescente” foi o psiquiatra Granville Stanley Hall, em 1898. Entretanto, a palavra pegou mesmo após a 2ª Guerra, quando nasceu o rock ‘n’ roll e a revolução cultural que afetou somente os mais jovens.
Adolescência é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também.
Com a capacidade de raciocínio mais desenvolvida, o adolescente ganha novas responsabilidades e papéis, tornando-se um novo ser social. Em casa, a hora de lazer pode se transformar em tarefas adultas, como cuidar do irmão. Na escola, é preciso escolher sua futura carreira. Na sociedade, há de se conquistar um emprego. Nos relacionamentos, é preciso buscar parceiros.

A socialização é o processo pelo qual passam todos os seres humanos, de diferentes formas e em variados ambientes. É algo que permanece durante toda a vida do indivíduo, pois cada ambiente trará novas experiências sociais por meio da aprendizagem e da imitação.
Na socialização secundária, cabe aos outros contextos e pessoas, exteriores ao ambiente familiar, auxiliarem na socialização desse indivíduo em formação. Normalmente esses locais são:
a escola, faculdade;
 o trabalho;
 o "rolê", amigos.

Assista o videoaula no CMSP:


Atividades:
1) Quais traços de quem você é, foram construídos com base nessas interações que mencionamos?
2) Você consegue perceber que nosso comportamento depende do grupo social em que estamos?

Não esqueçam de me enviar a atividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário