sexta-feira, 3 de julho de 2020

Sociologia - Movimentos Sociais

Olá Alunos!
Atividade da semana de 29/06 a 03/07/2020, leiam com atenção! Se acharem necessário, podem realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão.
Estou a disposição no grupo de WhatsApp e acompanhando o desenvolvimento de vocês nas atividades e na participação das aulas.
Profª Delma

Habilidades a serem trabalhadas - Reconhecer diferentes formas de atuação política da população nas revoltas e movimentos populares dos séculos XIX e XX.
PAN - Usar adequadamente a norma-padrão da língua portuguesa na elaboração de respostas e textos dissertativos que atendam às solicitações de exames de acesso ao Ensino Superior e/ou seleções e entrevistas de emprego.

Até que a grande massa do povo seja preenchida com o sentido da responsabilidade pelo bem-estar do outro, a justiça social nunca poderá ser alcançada.
Helen Keller


O que são movimentos sociais?
O direito de manifestação é assegurado pelo artigo 5º, XVI, da Constituição Federal de 1988. E nos últimos anos, muitas pessoas saíram às ruas lutando pelos seus direitos, e colocando o conceito de movimento social em pauta.

Primeiramente, o que são movimentos sociais?
Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos. São fenômenos históricos, que resultam de lutas sociais, que vão transformando e introduzindo mudanças estruturais nas sociedades.

Mas como isso é feito?
Ações coletivas são usadas como forma de manifestação, como: passeatas, greves, marchas, entre outros.

Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos:
Conjuntural: movimento que surge devido uma demanda específica e tem curto prazo (por exemplo as manifestações sobre o preço da passagem);
Estrutural: movimento que quer conquistar coisas a longo prazo (por exemplo os movimentos que lutam pelo fim do racismo).

Então, como surgiram no Brasil?
No Brasil, os movimentos sociais ganharam força na década de 70, por serem fortes opositores ao regime militar. O movimento estudantil pode ser destacado, pois nessa época grandes manifestações foram organizadas pelos estudantes, como a Passeata dos Cem Mil, assim como no período das Diretas Já e do impeachment do Fernando Collor, nas décadas de 80 e 90.
Além disso, movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), que lutam pelo direito a terra e moradia, também surgiram na década de 70 e na de 90.
Disponível em: https://www.politize.com.br/movimentos-sociais/

Movimentos Sociais no Brasil – Séc. XIX e XX
Neste período tivemos muitas mudanças políticas e sociais e, principalmente, lutas importantes.
Quatro das principais revoltas deste período – e que são as mais estudadas em História, são:
A Guerra de Canudos (1896-1897)
A Revolta da Vacina (1904)
A Revolta da Chibata (1970)
A Guerra do Contestado (1912-1916)


Atividade:

1) O que são os movimentos sociais?

Não esqueçam de me enviar a atividade! 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário